Lloyd Bridges – Wikipédia, a enciclopédia livre

Lloyd Bridges
Lloyd Bridges
Lloyd Bridges, 1966.
Nome completo Lloyd Vernet Bridges, Jr.
Nascimento 15 de janeiro de 1913
San Leandro, CA
Morte 10 de março de 1998 (85 anos)
Los Angeles, CA
Ocupação Ator
Atividade 1936 - 1998
Cônjuge Dorothy Simpson (1938 - 1998)
Lloyd Bridges em Rocketship X-M (1950)

Lloyd Vernet Bridges, Jr. (San Leandro, 15 de janeiro de 1913Los Angeles, 10 de março de 1998) foi um ator estadunidense, que estrelou inúmeras séries de televisão e apareceu em mais de 150 filmes. Bridges é mais conhecido pelo personagem Mike Nelson na série de televisão Sea Hunt (1958). É pai dos também atores Beau Bridges e Jeff Bridges.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Lloyd Bridges era filho de Lloyd Vernet Bridges, Sr. e Harriet Evelyn Bridges. Tendo sido um astro de atletismo em sua adolescência. Seus pais eram nativos do Kansas. Bridges graduou-se na Petaluma High School em 1931. Ele estudou artes dramáticas na UCLA, onde era membro da fraternidade Sigma Alpha Epsilon.

Formado em arte dramática apareceu pela primeira vez no cinema no começo dos anos 40, por sua participação em grupos teatrais radicais e acabou entrando para a lista negra do FBI na era do Macartismo.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Bridges estreou na Broadway em 1936 como figurante em Frenshman Love, e tornou-se conhecido entre os brasileiros por sua participação no seriado de TV Aventura Submarina, exibido pela extinta TV Tupi.

Produzido no fim da década de 1950 e início da seguinte, foram rodados 156 episódios, conquistando uma audiência esmagadora nos Estados Unidos. Lloyd Bridges foi um dos protagonistas do clássico High Noon (Matar ou morrer, no Brasil) de 1952.

Apareceu em cerca de vinte filmes B da Columbia Pictures. Alto, loiro e de feições rudes, era o ideal para faroestes e filmes de ação, tendo abandonado o estúdio que o contratara em 1945.

Em 1980 destacou-se na comédia cinematográfica Airplane! (Apertem os cintos, o piloto sumiu, no Brasil) e Hot Shots! (Top gang - ases muito loucos, no Brasil) de 1991.

No início da década de 1950, Bridges testemunhou perante o Comitê de Atividades Anti-americanas, confirmando sua filiação ao Partido Comunista dos Estados Unidos.

Possui uma estrela na Calçada da Fama localizada em 7065 Hollywood Boulevard.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Bridges foi casado com Dorothy Simpson, com quem teve quatro filhos: Beau Bridges, Jeff Bridges, Lucinda Bridges e Garrett Bridges, falecido de síndrome de morte súbita infantil em 3 de agosto de 1948. O ator Jordan Bridges é seu neto.

Morte[editar | editar código-fonte]

Bridges faleceu aos 85 anos, em 10 de março de 1998. Foi cremado e suas cinzas foram dispersas por sua família.

Homenagens[editar | editar código-fonte]

O episódio ("The Burning") da última temporada de Seinfeld (1998) foi dedicado em sua memória. Bridges havia interpretado Izzy Mandelbaum nos episódios "The English Patient" em 1997 e "The Blood" em 1998.

O seu último filme, Jane Austen's Mafia! (Máfia!, no Brasil), uma sátira em cima de The Godfather (O poderoso chefão, no Brasil) foi lançado em sua homenagem no mesmo ano de sua morte.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Curta-metragens[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Lloyd Bridges


Ícone de esboço Este artigo sobre um ator ou atriz de cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.