Lista de países históricos não reconhecidos – Wikipédia, a enciclopédia livre

lista de países históricos não reconhecidos ou parcialmente reconhecidos dá uma visão geral de entidades geopolíticas extintas, que desejavam ser reconhecidas como estados soberanos, mas não tiveram reconhecimento diplomático mundial. Os países listados aqui possuíam controle de facto sobre o território reivindicado e eram autônomos com um desejo pela total independência, ou se não tinham tal controle sobre seu território, eram reconhecidos por pelo menos uma nação reconhecida.

Países históricos não reconhecidos ou parcialmente reconhecidos[editar | editar código-fonte]

Nota: As colunas podem ser organizadas alfabeticamente ou cronologicamente.

Américas[editar | editar código-fonte]

Nome Período Hoje Notas
Acre República do Acre 18991903 Agora parte do Brasil
Califórnia República da Califórnia 1846 Agora parte dos Estados Unidos Também conhecida como República da Bandeira de Urso
CanadáRepública do Canadá 18371838 Agora parte do Canadá Governo provisório fundado em Ilha Navy junto ao Rio Niágara no atual Ontário, por William Lyon Mackenzie. Ele e seus seguidores fugiram após a destruição do Caroline sob fogo pelas forças britânicas.
Baixo Canadá República do Baixo Canadá 1838 Agora Quebéc, parte do Canadá
República do Crato 1817 Agora é um município do Ceará A república teve uma curta duração de cerca de oito dias.
Estados Confederados da América Estados Confederados da América 18611865 Agora parte dos Estados Unidos Originalmente formado por sete estados escravistas (Carolina do Sul, Mississippi, Flórida, Alabama, Geórgia, Texas, e Louisiana). Após a Guerra de Secessão começar, os estados de Virgínia, Tennessee, Arkansas, e Carolina do Norte se juntaram. Reconhecido por algumas nações como um "poder beligerante".
República Teocrática do Guairá Século XVI-1632 Agora parte do estado do Paraná, Brasil República formada por jesuítas espanhóis com o objetivo de catequizar os índios que viviam no local.[1]
Indian Stream República de Indian Stream 18321835 Agora parte dos Estados Unidos Dentro do estado de New Hampshire
Juliana República Juliana 1839 Parte do Brasil Perdurou de 29 de Julho de 1839 até 15 de Novembro do mesmo ano. Sua capital era Laguna, seu presidente era David Canabarro e hoje forma o estado brasileiro de Santa Catarina.
República de Manhuassu 1896 Agora é um município de Minas Gerais. Na época a cidade ainda usava os dois "SS" na grafia.
Muskogee Muskogee 17991803 Parte dos Estados Unidos Um estado de curta duração nativo-americano na Flórida; consistiu de diversas tribos dos Creeks e Seminoles.
Piratini República Piratini 18361845 Parte do Brasil O seu nome oficial era República Riograndense, mas ficou conhecido como República Piratini por conta da capital, aonde começou a revolução. Hoje é o atual estado Rio Grande do Sul
Rio Grande República do Rio Grande 1840 Agora parte dos Estados Unidos e México
Vermont República de Vermont 17771791 Agora parte dos Estados Unidos Tornou-se o estado de Vermont
West Flordia República Livre e Independente da Flórida Ocidental 1810 Agora parte dos Estados Unidos República de curta duração consistindo de partes de Louisiana, Mississippi, Flórida e Alabama.
Yucatan República de Yucatán 18411843 & 18461848 Parte do México
República do Grão-Pará 1835-1840 Norte do Brasil Seu único presidente foi Eduardo Angelim, líder das forças cabanas

Ver também[editar | editar código-fonte]