Linji Yixuan – Wikipédia, a enciclopédia livre

Yixuan de Linji
Linji Yixuan
Pintura do século 14 de Soga Jasoku retratando Linji
Nascimento
Condado Cao, na província de Shandong, na China
Morte 867
Nacionalidade chinesa
Ocupação religioso
Escola/tradição budismo zen linji

Linji Yixuan ou Yixuan de Linji[1](chin.. 臨濟義玄, Línjì Yìxuán, W.-G.: Lin-chi I-hsüan; jap. Rinzai Gigen; ? — 866/867) foi o fundador da escola chinesa de budismo chán linji zong (chin. 臨濟宗, Línjì zōng, W.-G.: Lin-chi tsung). Ele nasceu no condado Cao, na província de Shandong. Com cerca de vinte anos de idade, foi estudar com Huangbo na província Anhui. Obteve a iluminação espiritual e foi morar em Zhenzhou, na província Hebei, onde fundou o mosteiro Linji, criando o seu estilo próprio de zen, o linji. Uma característica marcante desta escola era o uso do grito do mestre para produzir a iluminação espiritual de seus discípulos.[1]

A escola rinzai[editar | editar código-fonte]

A escola rinzai japonesa descende da escola linji. Esta foi levada ao Japão em 1191 por Myōan Eisai, tendo, então, adotado o nome "rinzai", que é a adaptação do nome "linji" para a língua japonesa. Sua prática se caracteriza por uma busca ativa da iluminação, através de processos árduos como o trabalho com koans e a prática de artes marciais, além de meditação. Com traços mais intelectuais e práticas mais ativas que as outras escolas do zen, a escola rinzai foi a adotada pelas classes dominantes japonesas, como a dos samurais, o que lhe proporcionou influência e prestígio, mas o que, ao mesmo tempo, limitou seu número de adeptos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b TSAI, C. C. Zen em quadrinhos. Adaptação e ilustrações de Tsai Chih Chung. Tradução de Clara Fernandes. 2ª edição. Rio de Janeiro. Ediouro. 1997. p. 97.