Leis (diálogo) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Leis (grego: Νόμοι, Nómoi; latim: De Legibus[1]) é um diálogo platônico que ocupa-se com uma vasta gama de assuntos. A discussão das Leis, a fim de compreender a conduta do cidadão e da promulgação de leis, perpassa por elementos da psicologia, gnosiologia, ética, política, ontologia e mesmo astronomia e matemática. É o último diálogo de Platão e também o mais extenso.

Questões relativas à Obra[editar | editar código-fonte]

As Leis é um diálogo inacabado e não conta com a presença de Sócrates como personagem. O contraste com o diálogo A República é destacado pelos comentadores. Enquanto em A República a base do Estado é a educação perfeita, sendo praticamente supérflua a legislação, nas Leis a legislação é a base[2]. Em A República o governante-filósofo, por suas próprias virtudes, infunde legitimidade à legislação, ao passo que nas Leis o legislador se coloca entre os deuses e os homens, necessitando do consentimento dos governados, da comunidade, do povo, para legitimar a legislação[2]. N'A República ocupavam o lugar central a teoria das ideias e a ideia do bem, já nas Leis a ideia do bem somente é mencionada ao final, como conteúdo educacional para o governante[3].

Nas Leis Platão destaca o papel do legislador, que deve ser "um verdadeiro educador dos cidadãos"[4] e sua missão principal não consiste em castigar transgressões cometidas, mas em prevenir que se cometam tais transgressões[5]. Platão reconhece, portanto, que tanto em Atenas, como na maioria das cidades-estado gregas, não havia uma regulação legislativa dos problemas da educação pública (Leis, 788c)[6].

O personagem principal do diálogo não tem nome, chama-se "O Ateniense" e seus interlocutores são "Clínias de Creta" e "Megilo de Lacedemônia (Esparta)"[7].

Citação[editar | editar código-fonte]

O diálogo se inicia com a seguinte pergunta de um dos personagens[8]:

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Henri Estienne (ed.), Platonis opera quae extant omnia, Vol. 2, 1578, p. 703.
  2. a b Dalmo de Abreu Dallari. "Platão inexplorado". In: PLATÂO. As Leis (Tradução de Edson Bini). São Paulo: Edipro, 1999, p. XXXI.
  3. Werner Jaeger: Paideia: los ideales de la cultura griega. Cidade do México: Fondo de Cultura Economica, 2002, pp. 1016-1017.
  4. Werner Jaeger: Paideia: los ideales de la cultura griega. Cidade do México: Fondo de Cultura Economica, 2002, pp. 1018.
  5. Werner Jaeger: Paideia: los ideales de la cultura griega. Cidade do México: Fondo de Cultura Economica, 2002, pp. 1019.
  6. Werner Jaeger: Paideia: los ideales de la cultura griega. Cidade do México: Fondo de Cultura Economica, 2002, p. 1057.
  7. PLATÂO. As Leis (Tradução de Edson Bini). São Paulo: Edipro, 1999, p. XLVI.
  8. PLATÂO. As Leis (Tradução de Edson Bini). São Paulo: Edipro, 1999, p. 67.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Press, Gerald A. (2012). The Continuum Companion to Plato (em inglês). [S.l.]: A&C Black. ISBN 0826435351 
Ícone de esboço Este artigo sobre filosofia/um(a) filósofo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.