Le vite de' più eccellenti pittori, scultori e architettori – Wikipédia, a enciclopédia livre

Le vite
As Vidas dos mais Excelentes Pintores, Escultores e Arquitetos
Le vite de' più eccellenti pittori, scultori e architettori
Capa da edição de 1568
Autor(es) Giorgio Vasari
Idioma Italiano
País República Florentina
Gênero Biografia
Lançamento 1550

Le vite de' più eccellenti pittori, scultori e architettori (As Vidas dos mais Excelentes Pintores, Escultores e Arquitetos), comumente conhecido como Le vite ou simplesmente Vite, é um compêndio biográfico escrito pelo pintor, erudito e arquiteto Giorgio Vasari, e publicado em 1550 por Lorenzo Torrentino em Florença.

Importância e conteúdo[editar | editar código-fonte]

O livro foi dedicado ao grão-duque Cosme de Médici e inclui na primeira parte um valioso tratado sobre materiais e técnicas empregados nas artes enfocadas. Em 1568 apareceu uma versão ampliada e ilustrada com retratos em xilogravura dos artistas, alguns deles conjeturais, uma vez que diversos biografados já eram mortos. É considerado um dos livros sobre arte da literatura antiga mais célebres e lidos no ocidente [1], uma das obras renascentistas sobre arte mais influentes [2], e um dos textos fundadores da moderna historiografia artística [3].

O texto é tendencioso no sentido em que faz uma apologia dos artistas florentinos e os considera como os responsáveis por todas as principais conquistas da arte renascentista. A primeira edição virtualmente ignora a arte veneziana, mas a segunda traz acréscimos sobre ela. Críticos modernos acusam o autor de ter prestado pouca atenção a respeito da exatidão de datas e lugares, e muitas vezes suas afirmações são errôneas, como as pesquisas recentes já apontaram e corrigiram, já que suas informações não provieram de fontes documentais rigorosas, mas principalmente de relatos de artistas contemporâneos seus. Mesmo assim continua sendo considerado um clássico da literatura, um fator determinante na inclinação da crítica posterior sobre o Renascimento e uma das fontes básicas para o conhecimento da arte renascentista italiana. O autor incluiu no final um ensaio biográfico sobre sua própria vida [4][5]. O texto também é importante como um dos primeiros estudos sobre evolução estilística [6][7].

Seus propósitos com a obra estão expostos no seu prefácio:

Divisão[editar | editar código-fonte]

O retrato de Giorgio Vasari

O Vite é dividido em partes. A primeira é um tratado sobre as três artes, e as outras são as biografias:

Parte 2[editar | editar código-fonte]

Parte 3[editar | editar código-fonte]

Parte 4[editar | editar código-fonte]

Parte 5[editar | editar código-fonte]

Parte 6[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Marmor Max. Kunstliteratur. In Art Documentation, Vol 11 # 1, 1992
  2. University of Leeds website
  3. Ginsburgh, Victor & Weyers, Sheila. Persistence and Fashion in Art. Leuven, 2005 [1] Arquivado em 7 de fevereiro de 2009, no Wayback Machine.
  4. Symonds, John. Renaissance in Italy. Vol. 3, parte 2
  5. Ginsburgh & Weyers.
  6. Elinor Richter. The Language of Rhetoric: Cinquecento and Seicento Italian Art Theory. Resenha de Sohm, Philip. Style in the Art Theory of Early Modern Italy. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. [2]
  7. Leone, Stephanie. The Renaissance Society of Americ, 2007
  8. Vasari, Giorgio. Le Vite de' più Eccellenti Pittori, Scultori e Architettori: Proemio. De Bibliotheca. [3]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
  • Vasari, Giorgio. Le Vite de' più Eccellenti Pittori, Scultori e Architettori. De Bibliotheca. [4].