Leão VI, o Sábio – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: "Leão, o Filósofo" e "Ana de Constantinopla" redirecionam para este artigo. Para o filósofo bizantino, veja Leão, o Matemático. Para a santa, veja Ana de Constantinopla (santa).
Leão VI
Imperador e Autocrata dos Romanos

Leão VI num mosaico em Hagia Sophia
Consorte Teofano
Zoé Zautsina
Eudóxia Baiana
Zoé Carbonopsina
Antecessor(a) Basílio I, o Macedônio
Sucessor(a) Alexandre
Nascimento 19 de setembro de 866
  Constantinopla
Morte 11 de maio de 912 (45 anos)
  Constantinopla
Dinastia Macedónica
Pai Basílio I, o Macedônio
Mãe Eudóxia Ingerina
Filho(s) Com Teofano:
Eudóxia
Com Zautsina:
Ana de Constantinopla
Eudóxia (ou Ana)
Com Eudóxia:
Basílio
Com Carbonopsina:
Constantino VII

Leão VI (Constantinopla, 19 de setembro de 866 - 11 de maio de 912), dito o Sábio ou o Filósofo,[1] foi um imperador bizantino de 886 a 912.[2]

Ficou notável pela criação de trabalhos legislativos publicados em grego, e por uma grande revisão das Leis Justinianas, que foram aplicadas pela comunidades de Constantinopla e usadas na tática militar pelo exército e a marinha e chegaram a tornar-se códigos legais do Império Bizantino. Seu reinado também testemunhou a descontinuidade formal de várias instituições romanas antigas, como o consulado e o senado romano (nesse período também conhecido como senado bizantino), que continuaram a existir apenas no nome e perderam muito de suas funções e poderes originais.

Com a morte do pai, herdou o trono tornando-se imperador aos 20 anos, iniciando um notável reinado de 26 anos e morrendo em Constantinopla.

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi filho de Basílio I, o Macedônio,[3] o Macedónio, e de Eudóxia Ingerina (Constantinopla, 835–882), que o tornou coimperador.

Casou-se quatro vezes. A primeira, com Teofano, com quem teve apenas uma filha, Eudóxia, que acredita-se ter morrido jovem. Em seguida, casou com Zoé Zautsina (870–899), filha de Estiliano Zautzes, de quem teve Ana de Constantinopla (também denominada como "Ana de Bizâncio"; 890–914) casada com Luís III, o Cego (880–928), imperador do Ocidente. Depois, casou-se com Eudóxia Baiana, que morreu no parto de um filho natimorto chamado Basílio.

Por fim, com Zoé Carbonopsina teve Constantino VII, (905 - 9 de novembro de 959), imperador de Bizâncio entre 905 e 959, casado com Helena Lecapena, filha de Romano I Lecapeno, imperador de Bizâncio, e de Teodora.

Referências

  1. Charles Diehl, p. 144.
  2. Settipani cristã , continuidade elite bizantina durante a Idade das Trevas. Caucasiano e príncipes do Império vi e da ix ª século , Paris, Boccard, 2006, 634 p. (ISBN 978-2-7018-0226-8 ), p. 308
  3. Cheynet, Jean-Claude (2009): «Os césares do oriente», em História Viva, vol. VI, nº 74.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Leão VI, o Sábio
  • Settipani, Christian. Nos Ancêtres de l'Antiquité. Editions Christian. Paris: 1991.


Precedido por
Basílio I, o Macedônio
Imperador bizantino
886 - 912
Sucedido por
Alexandre