Lago Ypacaraí – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ypacaraí
Lago Ypacaraí
Vista do lago Ypacaraí
Localização
País  Paraguai
Características
Área * 1.017 km²
Efluentes rio Paraguai
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O Lago Ypacaraí é um dos dois maiores lagos do Paraguai. É popular entre os turistas e os habitantes do país, embora atualmente esteja poluído com coliformes fecais, matéria orgânica, fósforo e nitrogênio. Localizado a 50 km a leste de Assunção, Ypacaraí (Lago do Senhor, na língua guarani), tem uma bacia de 1.017 km² e atrai anualmente centenas de milhares de veranistas. Segundo a Secretaria Nacional de Turismo, na última temporada de verão, mais de 300 mil pessoas foram à “villa veranista” de San Bernardino, na costa leste do Lago. Na margem oposta fica a cidade de Ypacaraĺ com sua a praia que tambem foram mais de 500 mil pessoas e Areguá o mesmo.

Geografia e Clima[editar | editar código-fonte]

O Lago Ypacaraí abrange cerca de 90 km² de superfície e suas dimensões são 24 km de norte a sul e de 5 a 6 km, de leste a oeste. Sua profundidade média é de 3 metros. A paisagem formada pelo lago é considerada bonita pelos turistas, cercada por morros de densa vegetação e estendendo-se até a três aldeias nas elevações circunvizinhas. O clima é geralmente quente com sol abundante. As temperaturas podem variar entre 26ºC a 41ºC durante o verão, e de 3ºC a 25ºC no inverno.

O lago deságua no Rio Salado, que por sua vez atinge o Rio Paraguai. Também drenam para o lago vários córregos, entre eles Yaguá Resau, Yuquyry, Puente Estrella y Pirayú, e os rios Yukyry, Pirayú, San Bernardino e Areguá. Dez por cento dos habitantes do país, cerca de 600 mil pessoas, vivem em sua área de influência.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Em Areguá, existem diversos pontos de exposição e de venda de cerâmicas e utensílios populares da região, sendo dali que sai os produtos da cidade para todo Paraguai. Também oferece-se uma feira de artesanato, uma oportunidade de conhecer os trabalhos dos artesãos da região. A cidade de Areguá conta também com um centro de informações aos turistas e visitantes, um centro de exposições de esculturas onde se exibe trabalhos de artistas nacionais, entre eles Hermann Guggiari e clubes de pesca.

Em relação ao lago, Areguá possui uma praia municipal que dá acesso ao lago Ypacaraí. A praia possui serviços de bar, banho, vestimentas e churrasqueiras. A um quilômetro da cidade encontra-se as colinas Kôi e Chororî.

O antigo trem Ferrocarril de Asunción, movido à lenha, leva os turistas da capital do país até a cidade de Areguá todos os domingos. O serviço de transporte inclui lanche e teatro a bordo. A estação fica localizada na zona botânica de Assunção, ao lado do zoológico.

Na cidade de Ypacaraí existem museus, centro de exposições, teatro e shows. É também o lar de uma das principais festas folclóricas do Paraguai, chamada Festival del Lago. O evento acontece desde 1971 e conta com a presença de artistas nacionais e estrangeiros. A cidade também conta com o Parque Nacional de Ypacaraí, com uma área protegida de aproximadamente 16 mil hectares a fim de proteger as riquezas da região, como nascentes e o ecossistema. O acesso ao lago ocorre através da praia municipal da cidade.

No outro lado do lago, a cidade de San Bernardino atrai milhares de turistas todos os anos devido à grande fama de principal ponto de veraneio do Paraguai. Possui bares, discotecas, clubes sociais que garantem a vida noturna. A Hassler House é um espaço cultural onde os artistas regionais expõem suas obras no centro da cidade, também abrigando shows e eventos literários. Além dessas exposições, o espaço conta com um museu, biblioteca e oficinas abertas de teatro e dança ao público.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Lago Ypacaraí
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.