La Princesse de Clèves – Wikipédia, a enciclopédia livre

La Princesse de Clèves é um romance francês que foi publicado anonimamente em março de 1678. É considerado por muitos como o início da tradição moderna do romance psicológico e como um grande trabalho clássico, também apontado por autores como Richard Maxwell como o primeiro romance histórico. Sua autoria é geralmente atribuída para a Madame de La Fayette.

A trama ocorre entre outubro de 1558 e novembro de 1559 na corte real de Henrique II da França . O romance recria essa época com precisão notável. Quase todos os personagens - embora não a heroína - são figuras históricas. Eventos e intrigas se desdobram com grande fidelidade ao registro documental.

Resumo do enredo[editar | editar código-fonte]

Mademoiselle de Chartres é uma herdeira protegida, com dezesseis anos de idade, cuja mãe a levou para a corte de Henrique II em busca de um marido com boas perspectivas financeiras e sociais. Quando velhos ciúmes em razão de uma faísca de parentesco intrigam contra a jovem ingênua, ela perde suas melhores perspectivas de casamento. A jovem segue a recomendação da mãe e aceita os pedidos de um pretendente medíocre, o príncipe de Clèves. Após o casamento, ela conhece o arrojado duque de Nemours. Os dois se apaixonam, mas não fazem nada para perseguir suas afeições, limitando seu contato a uma visita ocasional no salão da agora Princesa de Clèves. O duque se envolve em um escândalo na corte que leva a princesa a acreditar que ele foi infiel em suas afeições. Uma carta de uma amante rejeitada para seu amante é descoberta no vestiário de uma das propriedades - uma carta escrita ao tio da princesa, o Vidame de Chartres , que também se envolveu em um relacionamento com a rainha. Ele implora ao Duque de Nemours para reivindicar a posse da carta, que acaba na posse da princesa. O duque precisa apresentar documentos do Vidame para convencer a princesa de que seu coração é verdadeiro. Eventualmente, o príncipe de Clèves percebe que sua esposa está apaixonada por outro homem, e ela confessa isso. Ele implacavelmente a questiona - na verdade, a engana - até que ela revele a identidade do homem. Depois que ele envia um servo para espionar o duque de Nemours, o príncipe de Clèves acredita que sua esposa tem sido fisicamente e emocionalmente infiel a ele. Ele adoece e morre (seja de sua doença ou de um coração partido). Em seu leito de morte, ele culpa o duque de Nemours por seu sofrimento e implora à princesa que não se case com ele. Agora livre para perseguir suas paixões, a princesa está dividida entre seu dever e seu amor. O duque persegue-a mais abertamente, mas ela o rejeita, preferindo entrar em um convento por parte de cada ano. Depois de vários anos, o amor do duque por ela finalmente desvanece e ela, ainda relativamente jovem, passa na obscuridade.

  • Mademoiselle de Chartres / Madame de Clèves - A Princesa em torno da qual a história é contada. Filha de Madame de Chartres e sobrinha do Vidame de Chartres, ela luta por todo o romance com seu dever como esposa para Monsieur de Clèves e seu amor inoportuno pelo duque de Nemours.
  • Madame de Chartres - A mãe da princesa de Clèves. Ela apoia o casamento entre sua filha e Monsieur de Clèves e adverte sua filha contra o amor do duque de Nemours. Sua morte marca um ponto de virada para a princesa enquanto ela luta com seu amor.
  • Monsieur de Clèves - O marido da princesa de Clèves. Ele é descrito no romance como tendo "a prudência rara nos jovens" e, embora carente de características atraentes em comparação com o duque de Nemours, tem estabilidade financeira e social na corte. Essas características fazem de Monsieur de Clèves um bom pretendente aos olhos de Madame de Chartres, a mãe da princesa. Embora a Princesa nunca fique realmente apaixonada por ele, Monsieur de Clèves é loucamente apaixonado pela Princesa, o que acaba levando ao seu desespero depois de descobrir sobre o Duque de Nemours.
  • Monsieur de Nemours - O arrojado "chef d'oeuvre de la nature" com quem a princesa de Clèves se apaixona loucamente. Sua obsessão com a princesa o leva a fazer muitos avanços, apesar de já estar casada com Monsieur de Clèves. (O duque histórico na época de Henri II era Jacques de Sabóia, 2º duque de Nemours)
  • O rei Henrique II - o rei da França. Acredita-se que esse personagem seja uma representação do rei Luís XIV .
  • Chevalier de Guise - Um jovem cavaleiro que é loucamente apaixonado pela Princesa de Clèves.
  • Madame de Tournon - Uma senhora da corte que consegue ter um caso com dois homens, Estouteville e o conde de Sancerre.
  • Vidame de Chartres - O tio da princesa de Clèves e um amigo do duque de Nemours. O duque costuma usar o Vidame como um caminho para sua sobrinha, a princesa, e em um caso, leva a culpa por uma carta que caiu do bolso do Vidame para garantir sua boa graça. O histórico Vidame na época de Henrique II era François de Vendôme, Vidame de Chartres .

Recepção contemporânea[editar | editar código-fonte]

O romance foi um enorme sucesso comercial na época de sua publicação, e os leitores de fora de Paris tiveram que esperar meses para receber cópias. O romance também provocou vários debates públicos, incluindo um sobre sua autoria, e outro sobre a sabedoria da decisão da princesa de confessar seus sentimentos adúlteros ao marido.

Um dos primeiros romances psicológicos, e também o primeiro roman d'analyse (romance de análise), La Princesse de Clèves marcou um importante ponto de virada na história do romance , que até então tinha sido amplamente usado para contar romances, histórias implausíveis de heróis superando as probabilidades de encontrar um casamento feliz, com inúmeras subtramas e executando dez a doze volumes. La Princesse de Clèves transformou o romance através de seu enredo altamente realista, uma linguagem introspectiva que explora os pensamentos e emoções interiores dos personagens, e poucas mas importantes subtramas sobre as vidas de outros nobres.

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

Começando em 2006, antes de se tornar o presidente francês, Nicolas Sarkozy fez alguns comentários negativos sobre o livro, argumentando que era ridículo que os exames de admissão no serviço civil tivessem incluído perguntas sobre La Princesse de Clèves . Como resultado, durante o longo movimento de professores universitários em 2009 contra suas propostas, foram realizadas leituras públicas de La Princesse de Clèves em cidades de todo o país. As vendas do romance aumentaram rapidamente.[1]

Em relação a isso, o romance é usado pelo cineasta francês Christophe Honoré para seu filme La Belle Personne de 2008. O enredo do filme segue aproximadamente o do romance, mas muda o cenário para o de um moderno liceu francês (ensino médio), referindo-se assim tanto ao romance quanto à razão de sua fama contemporânea.

O romance foi também a base do filme de 1961, de Jean Delannoy , com o mesmo título (adaptado por Jean Cocteau ), do filme The Letter, de Manoel de Oliveira , de 1999 , e de Fidelity (estrelado por Sophie Marceau ) , de Andrzej Żuławski .

O romance foi a base do filme de 2011 de Regis Sauder , Nous, princesas de Clèves , em que adolescentes de uma escola da cidade estão estudando o romance para o exame de Bacharelado.

O romance foi dramatizado como uma peça de rádio dirigida por Kirsty Williams transmitida pela BBC Radio 3 em 28 de fevereiro de 2010 - veja La Princesse de Clèves (peça de rádio) .[2]

Referências[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.