Línguas da Alemanha – Wikipédia, a enciclopédia livre

A língua oficial da Alemanha é o alemão padrão, com acima de 95% do país falando o alemão padrão ou algum dialeto alemão como língua materna.[1] Esse número inclui falantes da minoria reconhecida que fala o Baixo saxão, uma língua regional, que não é separada do alemão nas estatísticas. Línguas maternas minoritárias incluem:

Línguas de imigrantes são faladas em comunidades de primeira e segunda geração de pessoas do Leste Europeu, África, Ásia e América Latina: O turco é falado por aproximadamente 2 milhões de pessoas (turcos étnicos) somente na Alemanha, seguido por pequenos grupos que usam o árabe provenientes do Oriente Médio e Norte da África; grego; italiano; servo-croata da antiga Iugoslávia e espanhol da América do Sul são exemplos.

A maioria dos alemães aprendem o inglês como primeira língua estrangeira, alguns aprendem o francês como primeira ou segunda língua estrangeira, ou ainda o Latim como segunda língua estrangeira. Italiano, Russo, Polonês, Holandês, e outras línguas são também ensinadas nas escolas (dependendo da região geográfica).

Referências

  1. (em inglês)«BBC Education» 
Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.