Kidney Now! – Wikipédia, a enciclopédia livre

"Kidney Now!"
22.º episódio da 3.ª temporada de 30 Rock
Kidney Now!
Os artistas a interpretarem "He Needs a Kidney" ao vivo. Segundo a Rolling Stone, a frase dita por Michael McDonald na canção foi o ponto mais alto do episódio.
Informação geral
Direção Don Scardino
Escritor(es)
Canção(ões) "He Needs a Kidney", composta por Jeff Richmond, Tina Fey (ad.), Robert Carlock (ad.);
"Oh, I'm a Kidney", por Tina Fey;
"The Brain Helps You Make Decisions", por Tina Fey
Cinematografia Matthew Clark
Edição Meg Reticker
Código(s) de produção 322
Transmissão original 14 de Maio de 2009
Convidados
Episódios da 3.ª temporada
30 Rock (3.ª temporada)
Lista de episódios

"Kidney Now!" é o 22.° e último episódio da terceira temporada da série de televisão de comédia de situação norte-americana 30 Rock, assim como o 58.° da série em geral. O seu argumento foi co-escrito por Jack Burditt e Robert Carlock, o primeiro um co-produtor executivo e o segundo um produtor executivo, enquanto a direcção artística ficou encarregue à Don Scardino, produtor do seriado. A sua transmissão original norte-americana ocorreu na noite de 14 de Maio de 2009 através da rede de televisão National Broadcasting Company (NBC). Dentre os artistas convidados a fazerem uma participação, estão inclusos Alan Alda, Kay Cannon, Donald Glover, Chris Parnell, Paula Pell, Sue Galoway e Sherri Shepherd. Além destes, "Kidney Now! apresentou vários convidados musicais, sendo eles Clay Aiken, Elvis Costello, Mary J. Blige, Sheryl Crow, os Beastie Boys (Mike D e Ad-Rock), Steve Earle, Adam Levine, Sara Bareilles, Wyclef Jean, Norah Jones, Talib Kweli, Michael McDonald, Rhett Miller, Moby, Robert Randolph, Rachael Yamagata e Cyndi Lauper; todos a interpretarem versões fictícias de si próprios.

No episódio, Jack Donaghy (interpretado por Alec Baldwin) inicia uma relação com o seu pai biológico recém-descoberto, Milton Greene (Alda), mas rapidamente toma conhecimento que este necessita de um transplante renal e que ele não é um dador compatível. Como resultado disto, o executivo decide usar a imprensa liberal de modo a encontrar uma maneira alternativa de arranjar alguém para doar um rim ao seu pai. Enquanto isso, como consequência da popularização da esquete Dealbreakers no The Girlie Show with Tracy Jordan (TGS), várias pessoas começam a procurar a argumentista Liz Lemon (Tina Fey) para receberem conselhos sobre relacionamentos. Não obstante, o estagiário Kenneth Parcell (Jack McBrayer) ajuda o astro Tracy Jordan (Tracy Morgan) a lidar com o embaraço de não ter terminado o ensino secundário.

A canção "He Needs a Kidney" foi composta por Jeff Richmond, compositor dos temas musicais, co-produtor executivo e também esposo da criadora do seriado. O conceito de fazer um concerto de caridade surgiu através de Carlock e Fey — ambos criadores de 30 Rock — que concordaram com a inclusão de um desempenho musical no episódio, com a condição de que fosse algo semelhante a um hino, como a canção de caridade "We Are the World" (1985), tendo em conta que a causa seria que a personagem Milton Greene estivesse a necessitar de um dador de rim. Após a emissão do episódio, a NBC disponibilizou o desempenho musical em vídeo de "He Needs a Kidney" na loja digital da iTunes, com todo o lucro sendo enviado para a organização National Kidney Foundation (NKF).

Em geral, "Kidney Now!" foi recebido com opiniões positivas pelos críticos especialistas em televisão de horário nobre. De acordo com as estatísticas publicadas pelo serviço de mediação de audiências Nielsen Ratings, foi assistido em uma média de 5,70 milhões de domicílios ao longo da sua transmissão original, e foi-lhe atribuída a classificação de 2,8 e sete de share no perfil demográfico dos telespectadores entre os dezoito aos 49 anos de idade. Ambos Burditt e Carlock receberam uma nomeação ao prémio Primetime Emmy na categoria "Melhor Escrita de Argumento para Série de Comédia", enquanto Tony Pipitone e Griffin Richardson receberam uma nomeação ao prémio Creative Arts Emmy na categoria "Melhor Mistura de Som e Animação para uma Série de Comédia ou Drama (meia-hora)".

Produção e desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

"Kidney Now!" é o 22.° e último episódio da terceira temporada de 30 Rock. O seu argumento foi co-escrito pelo co-produtor executivo Jack Burditt e pelo produtor executivo Robert Carlock, enquanto a realização ficou sob a responsabilidade do produtor Don Scardino.[1] Assim, marcou a 11.ª vez que Burditt escrevia um guião para a série e a 12.ª vez de Carlock. Além disso, foi ainda a quarta vez que Burditt e Carlock colaboram na escrita de um argumento, após "Cleveland", "Subway Hero" e "Sandwich Day".[2][3] Para Scardino, foi a sua 21.ª vez a realizar um episódio do seriado.[4] "Kidney Now!" foi primeiramente lido pelo elenco de 30 Rock a 5 de Março de 2009,[5][6] e as filmagens decorreram entre 16 e 17 de Março.[7][8]

A composição e arranjos de "He Needs a Kidney" foram comandados por Jeff Richmond, compositor dos temas musicais e co-produtor executivo de 30 Rock.

A canção de caridade "He Needs a Kidney" foi composta por Jeff Richmond, compositor dos temas musicais e co-produtor executivo.[5][6][9] Durante uma discussão sobre o desenvolvimento da canção, Richmond disse que Carlock e Fey "estavam a tentar descobrir uma maneira de intensificar a demanda por um rim para o pai de Jack e como eles [Jack e Milton] iriam lidar com isso," com ambos concluindo que deviam "tirar proveito do canto," como haviam feito no passado em 30 Rock. Carlock e Fey concordaram com a ideia de incluir uma canção no episódio final da temporada, com a condição de que fosse um hino similar a "We Are the World" (1985), como a causa era que a personagem Milton Greene estava a necessitar de um dador de rim. Enquanto trabalhava na faixa, Fey sugeriu ao seu marido que ele incorporasse o nome de Milton, o que ele fez, como cantado por Cyndi Lauper e Robert Randolph.[9] Giancarlo Vulcano, editor de música e produtor associado, revelou que Richmond ensinou-o "He Needs a Kidney" numa manhã, e eles reproduziram a primeira metade da faixa durante a leitura do argumento de "Kidney Now!."[5] De acordo com Vulcano, a equipa de 30 Rock adorou a canção e os dois ficaram satisfeitos pela recepção positiva.[9] Enquanto arranjava a instrumentação, Richmond contratou violinistas para a música de fundo do episódio e para "He Needs a Kidney." Segundo o sonoplasta, ele normalmente não tem a oportunidade de ter um monte de sons de violinos no seriado.[7] Após a gravação da canção, Vulcano e Richmond foram ao Estúdio Avatar na Cidade de Nova Iorque, onde adicionaram uma secção de cordas à canção.[7]

"Basicamente, os parâmetros eram 'We Are the World,' mas eles queriam encontrar um rim. Eu acho que tivemos o pensamento de que todo mundo tem dois rins, e você precisa de apenas um rim, e nós pensamos, 'Certo, iremos chegar a um lugar a partir disso.'"

Jeff Richmond a falar sobre o processo de composição por detrás de "He Needs a Kidney."[9]

As sessões de gravação com os convidados musicais tiveram lugar no Palco 1 dos Estúdios Silvercup. O Palco 1 é normalmente usado como o cenário do TGS with Tracy Jordan.[9] Richmond e Vulcano elogiaram todos os músicos — Clay Aiken, Elvis Costello, Mary J. Blige, Sheryl Crow, os Beastie Boys (Mike D e Ad-Rock), Steve Earle, Adam Levine, Sara Bareilles, Wyclef Jean, Norah Jones, Talib Kweli, Michael McDonald, Rhett Miller, Moby, Robert Randolph, Rachael Yamagata e Cyndi Lauper —[10][11] que interpretaram "He Needs a Kidney."[12] No comentário do DVD da terceira temporada de 30 Rock, Richmond expressou as suas dúvidas sobre a inclusão da versão inteira da canção na transmissão para a televisão do episódio.[7] Costello já havia sido anteriormente abordado para fazer uma participação em 30 Rock, porém, a ideia foi abandonada. Em uma festa dos Prémios da Academia, Fey abordou o artista e recebeu resposta positiva após convidar-lhe.[7] Com apenas dezasseis anos de idade, Fey, uma enorme fã do artista, marcou lugar numa fila longa com o seu irmão após o concerto de Costello na Tower Theater em Filadélfia para que tivesse a oportunidade de o conhecer. O irmão de Fey, Peter, é também um enorme fã do artista, tendo estimado ver ele em concerto por "cerca de oitenta vezes." A foto dos dois com Costello, tirada em 1986, foi usada após a sequência dos créditos finais de "Kidney Now!," ao invés da imagem da Little Stranger, Inc., empresa de produção da actriz. No episódio, Jack Donaghy revela que Costello é um ladrão internacional de arte chamado Declan MacManus; este é na realidade o nome verdadeiro do artista.[13] De acordo com Fey, nenhum dos artistas musicais foi pago, como todos eles fizeram o concerto de caridade de graça. A razão para este esclarecimento foi uma brincadeira de Crow durante a interpretação de "He Needs a Kidney" sobre ter sido a única a ser paga.[7] Após a emissão do episódio, o desempenho musical foi disponibilizado para vendas na loja digital do iTunes,[14] com todos os lucros sendo direccionados à National Kidney Foundation (NKF).[15][16]

Ao longo do desempenho de "He Needs a Kidney", Sheryl Crow revela ter sido a única artista paga para cantar. No entanto, na vida real, nenhum dos cantores foi pago pela sua participação.

Segundo a criadora de 30 Rock, houve discussões sobre usar ou não um apresentador de televisão real nova-iorquino para o segmento The Vontella Show mas, no fim, decidiram criar um e conversaram com a actriz Napiera Groves, que interpretou a apresentadora Vontella em "Kidney Now!." A trama de Tracy Jordan foi baseada no seu intérprete Tracy Morgan, a quem na vida real foi dado um diploma honorário pela sua antiga escola secundária, a DeWitt Clinton.[5][6][7] Tal como a personagem Tracy, que desistiu da escola secundária após ter sido mandado dissecar um sapo, Morgan desistiu quando o seu pai adoeceu.[17] A cena entre Jack e Liz, juntamente com a de Tracy e Kenneth, na qual assistem ao concerto de caridade, foi filmada no dia anterior à gravação do desempenho. "Eles estavam a fingir que estavam a olhar para a cantoria," revelou Fey. Eles forçaram aquela filmagem para que o episódio não terminasse apenas com o desempenho.[7] Uma cena filmada para "Kidney Now!" foi cortada da transmissão para a televisão e, ao invés disso, inclusa como parte do bónus do DVD da terceira temporada da série. Na cena, Liz entra na sala de argumentistas do TGS para informar que ganhou notoriedade pela sua aparição no The Vontella Show como a perita em relacionamentos do Dealbreakers. Pete não consegue acreditar que Liz realmente deu conselhos sobre relacionamentos no programa, citando as falhas nos relacionamentos de Liz.[5][18]

O sucesso do concerto beneficente para Milton não foi explicitamente referenciado até Milton Greene fazer uma alusão no episódio "Christmas Attack Zone" na quinta temporada;[19] embora em "Into the Crevasse", Milton é mostrado após ter terminado de escrever o seu livro From Peanut to President, uma biografia de Jimmy Carter.[20] No momento da produção de "Kidney Now!," o actor Grizz Chapman, intérprete da personagem Grizz Griswold em 30 Rock, sofria de severamente de hipertensão e diabetes,[21] chegando a necessitar um transplante renal em Dezembro de 2009 pois estava apenas usando cinco por cento da sua capacidade renal.[22] Em entrevista ao blogue Bullz-Eye, o actor comentou sobre os seus sentimentos em relação a este episódio: "... foi definitivamente emocionante eles terem feito uma história sobre isso. Eu estava a lidar com isso na primeira pessoa, portanto foi definitivamente excelente trazer atenção para a situação." Após um homem de vinte anos "que nem era sequer fã de 30 Rock" doar um rim para si em Maio de 2010, Chapman fez a cirurgia em Junho seguinte e, em Setembro, já estava de volta aos estúdios para filmar mais episódios.[23] Em Dezembro de 2010, pouco tempo depois da cirurgia de Chapman, foi revelado que Tracy Morgan estaria afastado dos episódios programados para Março de 2011 pois estaria a se recuperar de uma cirurgia de transplante renal.[24]

Donald Glover, director executivo de enredo de 30 Rock, fez uma aparição em "Kidney Now!".

Em "Kidney Now!," Alan Alda repetiu o seu desempenho como o Professor Milton Greene, que apareceu pela primeira vez em "Mamma Mia."[25] Sherri Shepherd também repetiu a sua performance como Angie Jordan pela quinta vez, enquanto Paula Pell fez a sua primeira aparição desde "Greenzo," e segunda no geral, como Paula Hornberger. Outras participações no episódio foram de Jack Burditt, Kay Cannon e Donald Glover; os três são membros da equipa de 30 Rock. Burditt e Cannon apareceram no segmento do The Vontella Show como membros da audiência que fazem perguntas a Liz, enquanto Glover foi uma substituição de última hora para um actor que não apareceu para gravar, então, Glover improvisou a sua frase popular "Who told?!" Quando Tracy recebe o diploma honorário da sua antiga escola secundária, enquanto profere o seu discurso, Tracy tira a personagem de Glover do armário.[7][26]

O actor e comediante Chris Parnell fez a sua 11.ª participação especial em 30 Rock a interpretar o Dr. Leo Spaceman. Parnell já foi integrante do elenco do Saturday Night Live (SNL), um programa de televisão humorístico norte-americano transmitido pela NBC no qual Fey foi argumentista-chefe entre 1999 e 2006. Vários outros membros do elenco do SNL já fizeram uma participação em 30 Rock.[27] Eles são: Fred Armisen, Kristen Wiig, Will Ferrell, Jimmy Fallon, Amy Poehler, Julia Louis-Dreyfus, Bill Hader, Jason Sudeikis, Tim Meadows, Molly Shannon, Siobhan Fallon Hogan, Gilbert Gottfried, Bobby Moynihan, Rachel Dratch, Will Forte, Jan Hooks, Horatio Sanz, e Rob Riggle.[28][29] Ambos Fey e Tracy Morgan fizeram parte do elenco principal do SNL, com Fey sendo ainda a apresentadora do segmento Weekend Update. Outros membros da equipa de 30 Rock que trabalharam em SNL são John Lutz, argumentista entre 2003 a 2010, e Steve Higgins, argumentista e produtor do SNL desde 1995.[30][31] O actor Alec Baldwin apresentou o SNL por dezassete vezes, o maior número de episódios por qualquer personalidade.[32]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Jack Donaghy (Alec Baldwin) estabelece uma relação com Milton Greene (Alan Alda), um homem a quem descobriu ser seu pai baiológico. Passado pouco tempo, Milton revela estar à procura de um dador de rim. Depois de uma consulta com o Dr. Leo Spaceman (Chris Parnell), Jack descobre não ser compatível com ele e, então, usa os seus contactos famosos para produzir um evento beneficente intitulado Kidney Now!, a fim de encontrar um dador para Milton.[26]

Enquanto isso, após uma aparição no programa de televisão The Vontella Show com a sua amiga Jenna Maroney (Jane Krakowski), Liz Lemon (Tina Fey) ganha notoriedade como uma perita em relacionamentos como consequência da inclusão do segmento humorístico Dealbreaker no TGS. Como consequência do sucesso que recebeu após participar do programa, Liz assina um contrato para escrever um livro baseado no segmento e começa a oferecer conselhos amorosos para a equipa feminina do TGS, inclusive Angie Jordan (Sherri Shepherd) e Paula Hornberger (Paula Pell), respectivas esposas de Tracy Jordan (Tracy Morgan) e Pete Hornberger (Scott Adsit). Quando elas zangam-se com os seus maridos após ouvirem os conselhos de Liz, eles ficam extremamente irritados com Liz e desaprovam o lançamento do livro por considerarem-na "desqualificada" para tal.[26]

Ao mesmo tempo, Tracy fica apreensivo após ser convidado a discursar na cerimónia de graduação da sua antiga escola secundária (nomeada em homenagem a Frank Lucas, um vendedor de droga em Harlem). De acordo com Tracy, ele jurou nunca voltar àquele "pardieiro" porque, aparentemente, um vendedor de droga reinava na escola e queria que Tracy encontrasse um chibo e o esfaqueasse. Após descobrir que a história contada por ele é na verdade uma mentira, Kenneth Parcell (Jack McBrayer) tenta ajudá-lo a ultrapassar as memórias horríveis da sua experiência pessoal do secundária. Uma destas tentativas foi comunicar e trazer o pior rufia da escola de Tracy para os estúdios do TGS para que Tracy visse que o facto dele ser um rufia não o levou a lugar nenhum. Kenneth, assim, consegue persuadí-lo a assistir a cerimónia, na qual ele não só fez um discurso como também recebeu um diploma honorário.[26]

Referências culturais[editar | editar código-fonte]

No início do episódio, Liz e Jenna são convidadas a participar do The Vontella Show, no qual Liz dá conselhos sobre relacionamentos. The Vontella Show é uma paródia de vários programas de entrevista, inclusive The Tyra Banks Show, conforme sugerido pela revista Entertainment Weekly.[33][34] Após a sua participação bem sucedida no The Vontella Show, Liz é convidada a aparecer no The Today Show, transmitido diariamente pela NBC.[35]

Quando decide fazer o concerto beneficente, Jack faz uma referência a "We Are the World" (1985) e a sua paródia fictícia "We Are the Pizza," de autoria de "Weird Al" Yankovic.[12] Enquanto discute com Liz, Jack pergunta "O que você acha que isto è? Wings?"[36][37] Wings foi uma série de televisão transmitida pela NBC entre 1990 e 1997.[38] Milton vai aos estúdios do TGS para falar com Jack e encontra Tracy a chorar por não ter sido capaz de dissecar uma galinha, e também por ter mentido e dito que a galinha era um bebé. Ao ver isto, Milton diz: "Um homem a chorar por causa de uma galinha e um bebé? Eu achava que isto fosse suposto ser um programa de comédia."[37] A frase é uma referência ao episódio final de M*A*S*H, na qual Alda integrava o elenco principal. Nesse episódio, uma mulher mata o seu próprio filho para o manter calado, mas o Capitão Hawkeye Pierce, a personagem interpretada por Alda confunde-o com uma galinha. Quando Hawkeye apercebe-se do seu engano, chora incontrolavelmente por ter encorajado a mulher a tomar tal ação.[39][34]

Transmissão e repercussão[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos, "Kidney Now!" foi transmitido nos Estados Unidos a 14 de Maio de 2009 pela NBC, assim como na Espanha em Fevereiro de 2010 pelo canal Series 911, como o 58.° episódio de 30 Rock.[40][41] Em Portugal, foi transmitido a 9 de Setembro de 2011 pelo canal FX.[42] Sheryl Crow e Adam Levine foram conjuntamente considerados a décima melhor participação especial em 30 Rock pela revista Us Weekly em 2012, enquanto "He Needs a Kidney" foi considerada a segunda melhor paródia de "We Are the World" pelo sítio 11 Points.[43][44] Em uma cena do filme The Bounty Hunter (2010), o personagem Milo Boyd (Gerard Butler) apaga "Kidney Now!" do TiVo da sua ex-esposa Nicole Hurley (Jennifer Aniston).[45]

Audiência[editar | editar código-fonte]

De acordo com as estatísticas publicadas pelo serviço de mediação de audiências Nielsen Ratings, "Kidney Now!" foi assistido por uma média de 5,66 milhões de agregados familiares durante a sua transmissão original norte-americana e recebeu a classificação de 2,8 e sete de share no perfil demográfico dos telespectadores entre os dezoito aos 49 anos de idade, o que significa que foi visto por 2,8 por cento de todas as pessoas de dezoito a 49 anos de idade, e por sete por cento de todas as pessoas de dezoito a 49 anos de idade dentre as que estavam a assistir à televisão no momento da transmissão.[46][47] Por entre os outros programas transmitidos no horário nobre da semana de 11 a 17 de Maio de 2009, 30 Rock empatou com The Biggest Loser na 11.° classificação mais alta no perfil demográfico dos telespectadores masculinos entre os dezoito aos 34 anos de idade. Além disso, foi a série mais vista de todas exibidas por outras emissoras naquele horário, vencendo programas como Anatomia de Grey da ABC, CSI: Crime Scene Investigation da CBS e Hell's Kitchen da Fox.[48]

Análises da crítica[editar | editar código-fonte]

A interpretação da personagem Liz Lemon pela actriz Tina Fey foi bastante elogiada pelos críticos.
Críticas profissionais
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
AOL (positiva)[49]
The A.V. Club A-[36]
Entertainment Weekly (positiva)[50]
The Huffington Post (positiva)[12]
IGN 8,5/10[51]
Los Angeles Times (positiva)[52]
The Star-Ledger (mista)[37]
Time (mista)[34]
TV Guide (positiva)[53]
Zap2it (positiva)[54]

Para Robert Canning, analista de televisão do portal britânico IGN, o final do episódio "teve um sentimento real de encerramento com o grande número musical. [...] Por outro lado, foi uma temporada excelente, e eu amei 'passear' com duas das melhores personagens da TV a resumirem o momento perfeitamente — Liz: 'Nós realmente tivemos um bom ano.' Jack: 'Do que estás a falar? Estamos em Maio.'"[51] Alan Sepinwall, colunista de televisão do jornal The Star-Ledger, sentiu que "o elenco estelar de músicos" não foi capaz de dominar o episódio, "ao ponto do episódio não funcionar." No entanto, adicionou que apesar de não ter sido um episódio clássico de 30 Rock, "foi [ainda] suficientemente engraçado — [coisa] que, suponho, também faz com que seja um final apropriado para esta temporada irregular." Além disso, Sepinwall elogiou a trama de Liz, cuja sequência no The Vontella Show foi "hilariante, e uma bela demonstração da quantidade da confiança que Tina Fey ganhou como actriz ao longo dos anos."[37] Na sua análise para o jornal de entretenimento A.V. Club, o repórter Nathan Rabin também mostrou apreço pelo desempenho de Liz, que "teve um desempenho virtuoso no [The Vontella Show], concentrando-se instantaneamente na falha fatal em todas as relações e obliterando-o com audácia altamente citável." Em discussão sobre a trama de Tracy, Rabin opinou ter sido "a mais fraca dos vários segmentos."[36] O crítico Bob Sassone, na sua análise para a coluna televisiva TV Squad do portal AOL, confessou que estava para resumir "Kidney Now!" como "um pouco decepcionante mas, então, pressionei retroceder no meu DVR e assisti-o novamente e percebi que, uau, eles realmente acertaram todas as notas de final de temporada perfeitamente [...] Este episódio foi muito engraçado."[49] Sassone disse ainda que a sua parte favorita de "He Needs a Kidney" foi o verso "a hand would be an even harder thing to give."(em português: "uma mão seria uma coisa mais difícil de dar.")[55]

Rick Porter, para a coluna It Happened Last Night do portal norte-americano Zap2it, questionou-se sobre como a série encaixar-se-ia nos "gostos" de Elvis Costello, Mary J. Blige, Sheryl Crow, Clay Aiken e Adam Levine "sem isso oprimir o episódio," e relatando que a resposta para isso "acabou por ser 'muito eficaz'." No que diz respeito às histórias, Porter observou que a busca de Jack na obtenção de um rim para Milton "equilibrou-se bem" com a história de Liz, e que Tracy "teve alguns bons momentos." Em conclusão, escreveu: "Para um seriado que nem sempre sabe como terminar episódios, [30 Rock] tem feito um bom trabalho a terminar temporadas."[54] Para Sandra Kofler, da revista digital TV Guide, "He Needs a Kidney" foi hilariante e "roubou o final da temporada [de 30 Rock]."[53] Patrick Goldstein, um contribuinte do jornal Los Angeles Times, relatou que "a música por si própria é um 'grito,' realçada por uma doação de rim maravilhosa com palavra-falada que começa com Costello a dizer: 'Ouça, quando alguém começa a falar no meio de uma canção, você sabe que é sério.'"[52] A contribuinte Annie Barrett, da revista electrónica Entertainment Weekly, descreveu "Kidney Now!" como "doce e tudo" com uma "paródia brilhante de Vontella-como-Tyra."[50] James Poniewozik, contribuinte da revista Time, viu o episódio como "um final apropriado para uma temporada de 30 Rock ... cheia de convidados especiais," mas acrescentou que o final em geral foi "talvez medíocre," no entanto, "o fim, pelo menos, transmitiu [o material] bom, com a melhor música beneficente cantada por celebridades de qualquer sitcom."[34] Daniel Kreps, para a revista musical Rolling Stone, vangloriou as participações musicais de Talib Kweli e dos Beastie Boys, destacando a frase "Milton Greene precisa de um rim como eu preciso desta barba. Você não quer saber o que está debaixo dela," dita por Michael McDonald, como o ponto mais alto.[56] Um resenhista do porta Idolator comparou "He Needs a Kidney" a "We're Sending Our Love Down the Well" (1992) e "What's Going On" (2001).[57]

Embora tenha elogiado o desempenho dos convidados musicais, inclusive o sotaque russo de Adam Levine e Cindy Lauper na sua análise para a MTV Newsroom, Sabrina Rojas Weiss criticou o desempenho de Mary J. Blige, chegando a afirmar que "ela nunca mais deve voltar a actuar." Weiss viu ainda "He Needs a Kidney" como uma das melhores paródias de "We Are the World."[12] Porém, por outro lado, o jornalista Steve Johnson, para o jornal Chicago Tribune, achou que satirizar "We Are the World" não foi a "ideia mais fresca, mas funcionou. Como a maioria das canções beneficentes, ['He Needs a Kidney'] pareceu demorar uma eternidade, no entanto, foi um pouco rápida para que todas as celebridades aparecessem."[58] Em sua revisão para o blogue Flavorwire, Caroline Stanley também pensou que as estrelas foram tantas e apareceram de modo tão rápido que apenas conseguiu contar seis, criticando ainda o facto de Clay Aiken não ter cantado.[59] Andria Lisle, para o jornal Memphis Flyer, escreveu que dezoito horas depois de ter assistido ao episódio "hilariante", ainda não conseguia parar de rir, destacando a "referência obscura" à M*A*S*H como a sua favorita.[39] Alex Leo, para o portal HuffPost, descreveu o fim da temporada como "chocante,"[60] enquanto Brian Juergens, para o sítio LGBT AfterElton.com, parabenizou as piadas homossexuais e ficou feliz pela participação de Aiken. Todavia, achou uma "loucura" o facto de não ter sido feita uma piada homossexual na cena na qual Aiken aparece.[33]

Lauren Flannagan, para o sítio Suite 101, fez uma crítica negativa para "Kidney Now!", afirmando que para um seriado que normalmente está cheio de frases hilariantes e referências brilhantes à cultura popular, "o fim de temporada falhou na transmissão." Segundo Flannagan, a participação de Alda, bem como a das outras estrelas, foi "desnecessária" e "não foi usado o potencial total de Sherri Shepherd. Muita algazarra foi feita aquando das participações especiais precedentes à emissão do episódio, infelizmente, a inclusão de estrelas convidadas num episódio apenas funciona quando elas são engraçadas. Neste caso, não foram. Faltou originalidade na paródia de 'We Are the World', e francamente, simplesmente não foi suficiente (especialmente quando comparada com a versão dos The Simpsons, 'We're Sending Our Love Down a Well'). [...] Ao contrário de finais de temporada tradicionais, este não deixou os [tel]espectadores a esperar por mais. Infelizmente, o episódio não superou as expectativas. Apesar de terem havido as frases hábeis usuais e sátiras engraçadas, o seriado falhou," escreveu ela. Ali Semigran, para o sítio Hollywood.com, sentiu que "Kidney Now!" foi "decepcionante."[61]

Prémios e nomeações[editar | editar código-fonte]

Na 61.ª cerimónia anual dos prémios Primetime Emmy, Jack Burditt e Robert Carlock receberam uma nomeação na categoria "Melhor Escrita de Argumento para Série de Comédia" pelo seu trabalho como guionistas em "Kidney Now!".[62] Porém, perderam para o colega Matt Hubbard pelo seu trabalho no guião do episódio "Reunion", também da terceira temporada de 30 Rock. Ainda na cerimónia, Tony Pipitone e Griffin Richardson receberam uma nomeação na categoria "Melhor Mixagem de Som e Animação para Série de Comédia ou Drama (meia-hora)".[63]

Referências

  1. «30 Rock — Kidney Now!» (em inglês). Yahoo! TV (Yahoo!, Inc.). Consultado em 13 de Julho de 2012. Arquivado do original em 28 de Abril de 2013 
  2. «Jack Burditt» (em inglês). Yahoo! TV (Yahoo!, Inc.). Consultado em 5 de Janeiro de 2012. Arquivado do original em 28 de Abril de 2013 
  3. «Robert Carlock» (em inglês). Yahoo! TV (Yahoo!, Inc.). Consultado em 5 de Janeiro de 2012. Arquivado do original em 28 de Abril de 2013 
  4. «Don Scardino» (em inglês). Yahoo! TV (Yahoo!, Inc.). Consultado em 5 de Janeiro de 2012. Arquivado do original em 28 de Abril de 2013 
  5. a b c d e 30 Rock: Season 3 — Season Finale Table Read (DVD) (pacote bónus) (em inglês). Nova Iorque: Universal Studios Home Entertainment. 2009. Consultado em 8 de Julho de 2012 
  6. a b c «"30 Rock": Season 3 DVD Review» (em inglês). DVDizzy. p. 2. Consultado em 8 de Julho de 2012. The Making of 'He Needs a Kidney'" (12:23) is a serious look at a not-so-serious all-star charity single. The Season Three finale ended with a superstar spectacular in "He Needs a Kidney". This featurette chronicles that song's journey from composition to its ultimate appearance in the show. Celebrities like Mary J. Blige, Adam Levine, Cyndi Lauper, Clay Aiken, Sheryl Crow, Michael McDonald, Elvis Costello, and more come together in the studio and on the soundstage to deliver one of "30 Rock"'s most monumental endeavors. 
  7. a b c d e f g h i FEY, Tina; RICHMOND, Jeff (2009). 30 Rock: Season 3: "Kidney Now!" (comentário em áudio) (DVD). Nova Iorque: Universal Studios Home Entertainment 
  8. MIGLIO, Jessica (17 de Março de 2009). «'30 Rock' — "Kidney Now!" Episode 322 – Pictured: (l-r) Wyclef Jean, Steve Earle, Rhett Miller, Michael McDonald, Jane Krakowski as "Jenna", Moby, Mary J. Blige, Moby, Sheryl Crow, Clay Aiken, Elvis Costello, Norah Jones, Sara Bareilles, Adam Levine, Adam Horovitz, Robert Randolph, Talib Kweli, Cyndi Lauper, Mike D» (em inglês). Save Picture as → Right click file → Properties → Summary → Advanced → Date Picture Taken. NBC Universal Media Village (NBC Universal, Inc. / Comcast). Consultado em 13 de Julho de 2012. Arquivado do original em 17 de Dezembro de 2012 
  9. a b c d e 30 Rock: Season 3 — The Making Of "He Needs A Kidney" (DVD) (pacote bónus). Nova Iorque: Universal Studios Home Entertainment. 2009 
  10. DOMBAL, Ryan (15 de Maio de 2009). «All-Star "30 Rock" Kidney Now! Jam With Elvis Costello, Beastie Boys, Talib Kweli» (em inglês). Picthfork (Condé Nast). Consultado em 8 de Julho de 2012 
  11. Rickey (12 de Maio de 2009). «Clay Aiken — Kidney Now! — 30 Rock» (em inglês). Rickey, LLC. Consultado em 8 de Julho de 2012. Arquivado do original em 3 de Maio de 2013 
  12. a b c d WEISS, Sabrina Rojas (15 de Maio de 2009). «'30 Rock' 'Kidney Now!' Song Inspires 'We Are The World' Nostalgia» (em inglês). MTV Newsroom (Viacom International Media, Inc). Consultado em 6 de Julho de 2012 
  13. CALLAHAN, Michael (25 de Novembro de 2009). «Philadelphia Traditions: Yo, I'm From Philly!». Philadelphia (em inglês). Metro Corp. Consultado em 3 de Agosto de 2019 
  14. PHILLIPS, Keith (15 de Maio de 2009). «All-star benefit music video "He Needs A Kidney" now available on iTunes». The A.V. Club (em inglês). Onion, Inc. Consultado em 8 de Julho de 2012 
  15. «NBC's '30 Rock' Season Finale Music Video Clip Available On The iTunes Store To Benefit The National Kidney Foundation» (em inglês). Nova Iorque: National Kidney Foundation, Inc. 15 de Maio de 2009. Consultado em 13 de Julho de 2012. Cópia arquivada em 31 de Maio de 2010 
  16. «Things that turn us on». Chicago Tribune (em inglês). Tribune Publishing Company. 18 de Maio de 2009. Consultado em 13 de Julho de 2012 
  17. LIPTON, Michael A.; HAMM, Liza (12 de Janeiro de 2004). «Bowling 'em Over». People (em inglês). Meredith Corporation. Consultado em 13 de Julho de 2012 
  18. FEY, Tina; ADSIT, Scott (2009). 30 Rock: Season 3 (DVD) (pacote bónus). Nova Iorque: Universal Studios Home Entertainment 
  19. WIGFIELD, Tracey (argumentista); RIGGI, John (director) (9 de Dezembro de 2010). «Christmas Attack Zone». 30 Rock. Temporada 5. Episódio 90. NBC Universal. National Broadcasting Company 
  20. CARLOCK, Robert (argumentista); McCarthy-MILLER, Beth (director) (22 de Outubro de 2009). «Into the Crevasse». 30 Rock. Temporada 4. Episódio 2. NBC Universal. National Broadcasting Company 
  21. «30 Rock star 'needs new kidney'» (em inglês). BBC News (British Broadcasting Corporation). 15 de Dezembro de 2009. Consultado em 8 de Julho de 2012 
  22. ELBER, Lynn (14 de Dezembro de 2009). «Grizz Chapman of '30 Rock' needs kidney transplant». USA Today (em inglês). Gannett Satellite Information Network, LLC. Consultado em 8 de Julho de 2012. Cópia arquivada em 28 de Abril de 2013 
  23. FOWLER, Joanne (19 de Setembro de 2010). «30 Rock's Grizz Chapman on Kidney Transplant: 'I Didn't Want to Die'». People (em inglês). Meredith Corporation. Consultado em 8 de Julho de 2012 
  24. NG, Philiana (20 de Dezembro de 2010). «'30 Rock's' Tracy Morgan Undergoes Kidney Transplant». The Hollywood Reporter (em inglês). Prometheus Global Media, LLC. Eldridge Industries. Consultado em 8 de Julho de 2012 
  25. SEPINWALL, Alan (8 de Maio de 2009). «30 Rock, "Mamma Mia": Alan Alda is the Donaghy daddy?». The Star-Ledger (em inglês). Advance Publications. Consultado em 13 de Julho de 2012 
  26. a b c d BURDITT, Jack (argumentista); CARLOCK, Robert (argumentista); SCARDINO, Don (realizador) (14 de Maio de 2009). «Kidney Now!». 30 Rock. Temporada 3. Episódio 22. NBC Universal. National Broadcasting Company 
  27. BARRETT, Annie (7 de Dezembro de 2006). «What 'SNL' alums besides Chris Parnell should guest on '30 Rock'?». Entertainment Weekly (em inglês). Time, Inc. Consultado em 13 de Julho de 2012. Cópia arquivada em 8 de Junho de 2012 
  28. «SNL Cast on 30 Rock». We Like TV (em inglês). 29 de Janeiro de 2013. Consultado em 20 de Abril de 2022 
  29. 30 Rock. SNL on 30 Rock (em inglês). YouTube. Consultado em 20 de Abril de 2022 
  30. FICKETT, Travis (17 de Outubro de 2006). «IGN Interview: 30 Rock's Tracy Morgan» (em inglês). IGN. Ziff Davis, LLC. Consultado em 18 de Dezembro de 2009. Cópia arquivada em 20 de Julho de 2012 
  31. GOODWIN, Christopher (11 de Maio de 2008). «And funny with it». The Guardian (em inglês). Guardian News and Media. Consultado em 18 de Dezembro de 2009. Cópia arquivada em 31 de Julho de 2013 
  32. WILLIS, Jackie (23 de Janeiro de 2017). «Alec Baldwin Will Host 'Saturday Night Live' for the 17th Time». Entertainment Tonight (em inglês). CBS Television Distribution (CBS Studios, Inc.). Consultado em 1 de Outubro de 2018 
  33. a b JUERGENS, Brian (21 de Maio de 2009). «IMHO: "30 Rock" (3.22) Season Finale: "Kidney Now!"». New Now Next (em inglês). Viacom International, Inc. Consultado em 6 de Julho de 2012 
  34. a b c d PONIEWOZIK, James (15 de Maio de 2009). «30 Rock / Office / Parks and Rec Watch: How Funny Does Comedy Have to Be?». TIME (em inglês). Time, Inc. Consultado em 8 de Julho de 2012 
  35. «30 Rock — Kidney Now!» (em inglês). Yahoo! TV (Yahoo!, Inc.). Consultado em 8 de Julho de 2012. Arquivado do original em 19 de Julho de 2012 
  36. a b c RABIN, Nathan (14 de Maio de 2009). «Kidney Now!». The A.V. Club (em inglês). Onion, Inc. Consultado em 13 de Julho de 2012 
  37. a b c d SEPINWALL, Alan (15 de Maio de 2009). «30 Rock, "Kidney Now!": Sheryl Crow, Adam Levine, Clay Aiken and company come to save Alan Alda». The Star-Ledger (em inglês). Advance Publications. Consultado em 13 de Julho de 2012 
  38. «Wings». TV Guide (em inglês). NTVB Media. CBS Interactive, Inc. (CBS Corporation). Consultado em 8 de Julho de 2012 
  39. a b LISLE, Andria (15 de Maio de 2012). «30 Rock's Kidney Now Benefit». Memphis Flyer (em inglês). Contemporary Media, Inc. Consultado em 6 de Julho de 2012 
  40. «Episode Title: (#322) KIDNEY NOW! (*)» (em inglês). The Futon Critic. 23 de Abril de 2009. Consultado em 8 de Dezembro de 2010 
  41. «Rockefeller Plaza (30 Rock) 3x22 - Kidney now» (em espanhol). Series 911. Consultado em 8 de Julho de 2012. Cópia arquivada em 27 de Abril de 2013 
  42. «ESTREIA 1.ª TEMPORADA DE 'ROCKEFELLER 30'». FX Portugal. Maio de 2011. Consultado em 22 de Maio de 2011. Arquivado do original em 13 de novembro de 2011 
  43. «11 Greatest Parodies Of We Are The World». 11 Points (em inglês). 12 de Março de 2010. Consultado em 8 de Julho de 2012. Cópia arquivada em 24 de Abril de 2013 
  44. «30 Rock's Best Guest Stars». Us Magazine (em inglês). American Media, Inc. p. 10. Consultado em 8 de Julho de 2012 
  45. BUTLER, Gerard; ANISTON, Jennifer. The Bounty Hunter (filme). Nova Iorque: Columbia Pictures 
  46. WEISMAN, Jon (15 de Maio de 2009). «'Grey's Anatomy tops Thursday ratings». Variety (em inglês). Los Angeles: Penske Business Media, LLC. Consultado em 13 de Julho de 2012 
  47. GORMAN, Bill (15 de Maio de 2009). «Ratings: ABC, 'Grey's Anatomy' Wins Finale Thursday; But Decline Continues». TV by the Numbers. Zap2it (em inglês). Tribune Media Entertainment. Consultado em 12 de Setembro de 2010 
  48. GORMAN, Bill (20 de Maio de 2012). «Biggest Loser Finale Paces NBC's Primetime Week of May 11-17». TV by the Numbers. Zap2it (em inglês). Tribune Media Entertainment 
  49. a b SASSONE, Bob (15 de Maio de 2009). «30 Rock: Kidney Now! (season finale)». TV Squad (em inglês). Aol. (Verizon Media). Consultado em 13 de Julho de 2012 
  50. a b BARRETT, Annie (15 de Maio de 2009). «'30 Rock' finale: We sure had quite a year». Entertainment Weekly (em inglês). Time, Inc. Consultado em 13 de Julho de 2012 
  51. a b CANNING, Robert (15 de Maio de 2009). «30 Rock: "Kidney Now!" Review» (em inglês). Londres: IGN Entertainment, Inc. (Ziff Davis, LLC.). Consultado em 13 de Julho de 2012 
  52. a b GOLDSTEIN, Patrick (16 de Maio de 2009). «'30 Rock' closer: 'Milton Green, Milton Green, he needs a kidney!'». Los Angeles Times (em inglês). Tronc, Inc. (Tribune Media Company). Consultado em 13 de Julho de 2012 
  53. a b KOFLER, Sandra (15 de Maio de 2009). «'30 Rock''s "Kidney Now!"». NTVB Media. CBS Interactive, Inc. (CBS Corporation). TV Guide (em inglês) 
  54. a b PORTER, Rick (14 de Maio de 2009). «'30 Rock,' 'Kidney Now': It doesn't hurt that bad». It Happened Last Night. Zap2it (em inglês). Tribune Media Entertainment. Consultado em 13 de Julho de 2012. Arquivado do original em 19 de julho de 2010 
  55. SASSONE, Bob (15 de Maio de 2009). «Here's "He Needs A Kidney" from last night's 30 Rock». The Huffington Post (em inglês). Aol. TV (Verizon Media). Consultado em 8 de Julho de 2012 
  56. KREPS, Daniel (15 de Maio de 2009). «Elvis Costello, Sheryl Crow, Mary J. Blige Join Mock "30 Rock" Choir». Rolling Stone (em inglês). Penske Business Media, LLC. Consultado em 6 de Julho de 2012 
  57. Maura (15 de Maio de 2009). «"30 Rock" Brings Together A Few Voices That Care». Idolator (em inglês). Hive Media Group. Consultado em 6 de Julho de 2012 
  58. JOHNSON, Steve (16 de Maio de 2009). «ID'ing the stars in kidney video». Chicago Tribune (em inglês). Tribune Publishing Company. Consultado em 6 de Julho de 2012 
  59. Stanley, Caroline (15 de Maio de 2009). «A Who's Who of 30 Rock's "Kidney Now!"». Flavorwire (em inglês). Consultado em 6 de Julho de 2012 
  60. LEO, Alex (15 de Maio de 2009). «Kidney Now! Mary J. Blige, Elvis Costello, Sheryl Crow, Clay Aiken And More Let Loose On "30 Rock" (VIDEO)». The Huffington Post (em inglês). Oath, Inc. Oprah Winfrey Network. Consultado em 6 de Julho de 2012 
  61. SEMIGRAN, Ali (18 de Maio de 2012). «'30 Rock' Recap: Dr. Questlove or How Liz Lemon Learned to Stop Bailing» (em inglês). HOLLYWOOD.COM, LLC. Consultado em 8 de Julho de 2012 
  62. «Outstanding Writing for a Comedy Series - 2009» (em inglês). Academia Nacional de Artes e Ciências Televisivas. 2009. Consultado em 8 de Julho de 2012 
  63. «Outstanding Sound Mixing For A Comedy Or Drama Series (Half-Hour) And Animation - 2009» (em inglês). Academia Nacional de Artes e Ciências Televisivas. 2009. Consultado em 8 de Julho de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]