Kaletepe Deresi – Wikipédia, a enciclopédia livre

Kaletepe Deresi é um sítio arqueológico do Paleolítico Inferior e Médio situado na região do Monte Göllü (Göllü Dağ), no sudeste na província província de Niğde, Anatólia Central, Turquia.

O sítio foi descoberto em 2000 e nele existem pelo menos três níveis arqueológicos. Existem diversos vulcões na região, o que está na origem de diversos depósitos de obsidiana, uma matéria-prima de grande importância para a produção de utensílios de pedra na Pré-história, a qual era uma mercadoria amplamente difundida ao longo de toda a Pré-história. Os artefatos descobertos consistem sobretudo em ferramentas de pedra lascada. Os restos de animais estão limitados a uma mandíbula de um equídeo duma espécie extinta e alguns dentes isolados num dos níveis do Paleolítico Médio. A fase mais recente de Kalatepe Deresi é um sítio do Paleolítico Médio com lascamento Levallois e raspadores e pontas musterienses.

Abaixo desse nível mais recente existem dois níveis mais antigos, interpretados como sendo do Acheulense com base na presença de grandes cortadores[a] e outras ferramentas de corte, bem como machados bifaces. Os fendedores (cutelos de pedra) destes níveis foram os primeiros utensílios desse tipo encontrados in situ na Turquia. Kaletepe Deresi 3 é o sítio paleolítico estratificado mais antigo até agora conhecido na Turquia.

Notas[editar | editar código-fonte]

[a] ^ chopper em inglês (ver «Chopping tool» na Wikipédia em inglês); canto tallado em espanhol (ver «Canto tallado» na Wikipédia em castelhano).

Fontes

  • Hirst, K. Kris. «Kaletepe Deresi 3 (Turkey)». About.com Archaeology (archaeology.about.com) (em inglês). The New York Times Company. Consultado em 8 de janeiro de 2011. Arquivado do original em 8 de janeiro de 2011 
  • Yildirim, Bahadir; Gates, Marie-Henriette (abril de 2007). «Archaeology in Turkey 2004-2005» (PDF). Archaeology Institute of America. American Journal of Archaeology (em inglês). 11 (2). Consultado em 8 de janeiro de 2011. Arquivado do original (pdf) em 5 de julho de 2008 


Ícone de esboço Este artigo sobre arqueologia ou arqueólogo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Turquia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.