Julien Fauvel – Wikipédia, a enciclopédia livre

Julien Fauvel
Julien Jacques Fauvel
Nascimento 6 de abril de 1887
Le Havre, França
Morte 4 de setembro de 1963 (76 anos)
São Carlos, São Paulo, Brasil
Nacionalidade francês
brasileiro
Ocupação futebolista
escritor

Julien Jacques Fauvel mais conhecido como Julien Fauvel, foi o primeiro goleiro da história do Santos.[1][2]

Nascido em 1887, na região do Havre, França, ele veio para o Brasil no ano de 1910, para trabalhar em Santos como classificador de café, e posteriormente fixou residência em São Carlos.

Sua história como goleiro do Santos foi muito curta, e, no ano de 1913, após levar 8x1 da poderosa equipe do Sport Club Gêrmania, em partida válida pelo campeonato paulista, o então técnico santista, Urbano Caldeira, decidiu tirá-lo do time titular, após 5 jogos e 11 gols sofridos, acabava a história do primeiro camisa 1 do Santos FC.

Vida após o Santos[editar | editar código-fonte]

Ainda em 1913, Julien se muda de Santos para São Carlos, no interior paulista, aonde faleceria no ano de 1958.[3]

Em 1914, Julien voltou para a Europa para defender a França na Primeira Guerra Mundial, sendo então condecorado com a Cruz de Guerra da França.

Em São Carlos, se casaria no ano de 1919 com Philomena Guimarães, ainda por lá, se tornaria um conceituado professor de francês, escreveria muitos livros e ajudaria na fundação da Organização de Ensino Julien Fauvel.

No interior paulista, ainda defenderia as cores do Ideal, e depois no Paulista, ambos de São Carlos.[4]

Hoje, existe em São Carlos uma rua e uma escola de ensino fundamental que leva seu nome, um reconhecimento a tantos anos de trabalho e luta pela educação e pelo esporte na região.

Referências

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre um futebolista brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.