Judd Nelson – Wikipédia, a enciclopédia livre

Judd Nelson
Judd Nelson
Nascimento 28 de novembro de 1959 (64 anos)
Portland
Cidadania Estados Unidos
Alma mater
  • Haverford College
  • St. Paul's School
  • Waynflete School
  • Stella Adler Studio of Acting
Ocupação ator de cinema, ator de teatro, ator de televisão, ator, roteirista, produtor, ator ou atriz de voz, produtor cinematográfico

Judd Asher Nelson (Portland, Maine, 28 de novembro de 1959) é um ator e escritor norte-americano.[1] Ele é melhor conhecido por interpretar o rebelde John Bender no clássico cult The Breakfast Club, de 1985.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Nelson nasceu em Portland, Maine, como filho de judeus norte-americanos, Leonard Nelson (um advogado) e Merle (uma advogada e política). Judd tem duas irmãs, Eve e Julie. Ele foi educado em St. Paul's School, um internato particular em Concord, Nova Hampshire, e em Haverford College, uma faculdade particular de artes liberais na Pensilvânia. Depois de abandonar a faculdade, mudou-se para Manhattan, onde estudou com a atriz Stella Adler.

Nelson já namorou Faye Resnick e Shannen Doherty. Ele não tem filhos, mas por muitos anos teve um cachorro, chamado Tallulah Bighead (falecido). Atualmente, Judd vive em Los Angeles, Califórnia.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Nelson foi um dos integrantes do popular Brat Pack dos anos 80, estrelando em filmes como St. Elmo's Fire, de Joel Schumacher, e The Breakfast Club, de John Hughes. Subseqüentemente, dublou os personagens Hot Rod e Rodimus Prime em Transformers: The Movie.

Depois de The Breakfast Club, a carreira de Nelson começou a cair. Blue City, no qual pôde trabalhar novamente com Ally Sheedy, e From the Hip foram filmes que pouco faturaram. Nos anos 90, ele apareceu em dramas como New Jack City e Light It Up.

Em 1994, interpretou um executivo oportunista de uma gravadora chamado Jimmie Wing no filme Airheads (Os cabeças de vento).

Em 1996, Judd Nelson participou do sitcom Suddenly Susan, da NBC, que teve grande sucesso durante quatro temporadas. Em 2001, apareceu em Jay and Silent Bob Strike Back, cujo diretor, Kevin Smith, tinha sido um fã de longa-data de Nelson e dos filmes do Brat Pack. Desde o final dos anos 90, tem recebido papéis em filmes de pouco orçamento ou em séries de televisão. Em CSI: Crime Scene Investigation, por exemplo, interpretou um amigo de uma vítima de assassinato e na comédia two and a half men, ele interpretou o papel de Chris, ex-marido da namorada de Alan.

Filmografia (selecionada)[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2007 Netherbeast Incorporated Steven P.D. Landry
2007 A Single Woman jornalista judeu
2007 Little Hercules in 3-D Kevin
2006 Black Hole Eric
2006 Nevermore Jonathon Usher
2001 Jay and Silent Bob Strike Back[1] chefe de polícia
1999 Light it Up Ken Knowles
1997 Steel Nathaniel Burke
1994 Airheads Jimmie Wing
1991 New Jack City Nick Peretti
1991 The Dark Backward Marty Malt
1989 Relentless Arthur 'Buck' Taylor
1987 From the Hip Robin 'Stormy' Weathers
1986 The Transformers: the Movie Hot Rod/Rodimus Prime
1986 Blue City Billy Turner
1985 St. Elmo's Fire Alec Newbary
1985 The Breakfast Club John Bender
1985 Fandango Phil Hicks, Groover
1984 Making the Grade Eddie Keaton

Referências

  1. a b «Judd Nelson» (em inglês). Consultado em 22 de Maio de 2012. Cópia arquivada em 26 de abril de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator ou atriz de cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.