Juberlan de Oliveira – Wikipédia, a enciclopédia livre

Juberlan de Oliveira
Prefeito de Duque de Caxias
Período de 1º de janeiro de 1985
a 31 de dezembro de 1988
Antecessor(a) Hydekel de Freitas Lima
Sucessor(a) Hydekel de Freitas Lima
Dados pessoais
Nascimento 17 de setembro de 1949 (74 anos)
Duque de Caxias, RJ
Partido PDT
Profissão Professor, educador e escritor

Juberlan Francisco de Barros Oliveira (Duque de Caxias, 17 de setembro de 1949) é um político, professor, educador e escritor brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de João de Oliveira (ex-pracinha da Força Expedicionária Brasileira, que lutou nos campos de batalha durante a 2ª Guerra Mundial, na Itália, combatendo as tropas alemães) e Therezinha de Barros Oliveira. Tiveram 6 filhos. Fundaram em 16 de setembro de 1945, o Colégio Casimiro de Abreu, do qual, Juberlan é um de seus diretores, assim como seus irmãos, Maria Aparecida da Silva Oliveira e Getúlio de Barros Oliveira.

Foi o primeiro prefeito eleito após a Ditadura Militar que colocou Duque de Caxias sob área de Segurança Nacional, sendo os prefeitos militares, interventores. Nascido e criado no bairro de Vila Meriti.

Para ser prefeito, Juberlan de Oliveira venceu, nas eleições de 1984, o seu mais forte concorrente, o deputado estadual Silvério do Espírito Santo, do PMDB.

O Prefeito Juberlan de Oliveira requereu licença por um período de 30 dias do cargo de Prefeito para tratar da saúde de seu filho, que é deficiente auditivo, nos Estados Unidos, assumindo o cargo como Prefeito interino de Duque de Caxias, o seu vice, o advogado Wilson Gonçalves que assinou diversos Decretos, Atos Administrativos, reformas de escolas e diversas obras.

Antes de ser prefeito, foi vereador de 1976 a 1982 e deputado estadual de 1º de fevereiro de 1983 a 1984. Foi titular, ainda, das Secretarias de Educação e Cultura de Duque de Caxias e Nova Iguaçu. É bacharel e licenciado em História Natural pela UGF e em direito pela UFRJ-UGF, doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de Cuyo (Argentina), mestrado em Educação/Administração Escolar pela UFRJ e pós-graduado em Educação Comparada e em Biologia do Desenvolvimento (ambos pela UFRJ) e em Direito Público/Constitucional/Administrativo e Tributário pela UES.

Como escritor, publicou os seguintes livros: Com Meus Olhos - Ed. Luana; Sol de Inverno - Editora Silva Barros; Sensibilidades - Editora Casimiro e Momentos - Companhia dos Autores Associados, lançado em 5 de junho de 2013.

Referências

Precedido por
Hydekel de Freitas Lima
Prefeito de Duque de Caxias
1º de janeiro de 1985 — 31 de dezembro de 1988
Sucedido por
Hydekel de Freitas Lima
Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.