Jorge Cassandro – Wikipédia, a enciclopédia livre

Jorge Cassandro
(1513-1566)
Jorge Cassandro
theologus Germanicus
Nascimento 15 de agosto de 1513
Pittem, Flandres Ocidental, atual  Bélgica
Morte 3 de fevereiro de 1566
Colônia, atual  Alemanha
Ocupação humanista e teólogo alemão.

Jorge Cassandro (em alemão: Georg Cassander; em latim: Georgius Cassander;[1] (Pittem, Flandres, 15 de agosto de 1513Colônia, 3 de fevereiro de 1566) foi um humanista e teólogo alemão. Deu aulas de teologia e literatura em Bruges.

Vida[editar | editar código-fonte]

Nascido em Pittem, perto de Bruges, foi muito cedo para Leuven, onde se formou em 1533. Em 1541 foi nomeado professor de belles-lettres em Bruges, mas renunciou dois anos depois, em parte por um desejo natural de viajar para instrução, e em parte em consequência da oposição despertada por seus pontos de vista pró-Reforma.[2]

Em suas viagens, que foram realizadas na companhia, e às custas de seu amigo, Cornelius Wouters, ele visitou Roma, e em 1544 veio para Colônia, onde se estabeleceu definitivamente no verão de 1549. Ele logo abandonou os clássicos para o estudo da Bíblia e questões eclesiásticas, e já havia publicado vários tratados clássicos, bíblicos e patrísticos, quando em 1556 iniciou uma série de obras litúrgicas.[2] Depois de um profundo estudo dos pontos de diferença entre as igrejas católica e reformada, dedicou-se ao projeto de reunião, antecipando assim os esforços de Gottfried Leibniz.

Jacques Auguste de Thou descreveu Cassandro como "... modesto, sem arrogância; e ele era tão ardente em seus desejos de uma união religiosa, e fez tantas concessões para a realização desse objetivo, quanto se poderia esperar de uma pessoa que continuou na comunhão católica".[3]

Ele morreu em Colônia em 3 de fevereiro de 1566. A edição completa de suas obras foi publicada em 1616 em Paris.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Hymni ecclesiastici, praesertim qvi ambrosiani dicvntvr, mvltis in locis recogniti, et multorum Hymnorum acceßione locupletati. Cum Scholijs, oportunis in locis adiectis, et Hymnorum Indicè. Colônia (1556)
  • De sacra commvnione christiani popvli in vtraque panis & vini specie. Sítne eius restitutio Catholicis hominibus optanda, etiamsi iure diuino non simpliciter necessaria habeatur. Consultatio cuiusdam paci Ecclesiae optimè consultum cupientis. Colônia (1564)
  • Georgii cassandri de articvlis religionis inter catholicos et protestantes controversis consvltatio, ad ... imperatores avgvstos ferdinandvm i. et maximilianvm II. Colônia (1577)

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. (em alemão) Personensuche
  2. a b «CATHOLIC ENCYCLOPEDIA: George Cassander». www.newadvent.org. Consultado em 3 de fevereiro de 2022 
  3. Chalmers, Alexander. A General Biographical Dictionary, vol.8, p.380, 1813
  4. (em alemão) Konrad Heresbach (1496-1576)
  5. (em alemão) Personensuche
  6. (em alemão) Allgemeine Deutsche Biographie
  7. (em alemão) Personensuche
  8. (em alemão) Personensuche
  9. (em inglês) Heinrich Sudermann (1520-1591)
  10. (em alemão) Hermann von Neuenar, o Jovem (1520-1578)
  11. (em alemão) Personensuche
  12. (em alemão) Personensuche
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.