Johann Gottfried von Herder – Wikipédia, a enciclopédia livre

Johann Gottfried von Herder
Johann Gottfried von Herder
Nascimento 25 de agosto de 1744
Morąg (Reino da Prússia)
Morte 18 de dezembro de 1803 (59 anos)
Weimar (Sacro Império Romano-Germânico)
Sepultamento St. Peter und Paul
Cidadania Reino da Prússia
Cônjuge Caroline Herder
Filho(a)(s) August von Herder, Carl Adelbert von Herder, Luise Stichling, Emil Gottfried von Herder
Alma mater
Ocupação filósofo, teólogo, poeta, tradutor, escritor, crítico literário, especialista em literatura, jornalista de opinião, estético
Obras destacadas Sculpture, Stimmen der Völker in Liedern, Treatise on the Origin of Language
Escola/tradição Nacionalismo romântico
Principais interesses Antropologia cultural
Sturm und Drang
Movimento estético Iluminismo, nacionalismo romântico
Religião luteranismo

Johann Gottfried von Herder (Mohrungen, Prússia Oriental, 25 de agosto de 1744Weimar, 18 de dezembro de 1803) foi um filósofo e escritor alemão.

Vida[editar | editar código-fonte]

Filho de um tecelão, tornou-se sacristão e teve uma infância austera e rude. Em Königsberg, estudou teologia, filosofia e medicina. Seguiu as aulas de Immanuel Kant[1] e tornou-se amigo de Hamann, cujas ideias em matéria de linguística, poesia e mitologia vieram a influenciar profundamente seu pensamento.

Nomeado pastor, ensinou em Riga e depois tornou-se pregador. Em seus Fragmentos sobre a literatura alemã moderna, escritos entre 1766 e 1767, já proclamava que o gênio literário de uma nação é idêntico ao gênio de sua língua e convida os literatos alemães a reencontrarem suas fontes de inspiração nas origens germânicas. É esse apelo à criatividade de uma literatura autenticamente nacional que Herder retomaria e ampliaria em toda sua obra, exercendo grande influência na gênese do romantismo alemão. Atacou a tirania da estética clássica e da imitação dos antigos.

Em 1769 viajou à França e encontrou Diderot e diversos enciclopedistas mas voltou à Alemanha convencido do declínio da influência intelectual francesa na Europa. Aceitou então o cargo de preceptor do príncipe Holstein-Eutin. Foi com ele para Estrasburgo e lá tornou-se amigo do jovem Goethe.

Após diversas obras sobre a arte e a linguagem, especialmente Ensaio sobre a origem da linguagem, de 1772, Herder publicou suas duas principais obras: Outra filosofia da história para a educação da humanidade, de 1774 e Ideias sobre a filosofia da história da humanidade (1784 a 1791). Herder ocupa lugar importantíssimo na história da literatura alemã, pelo movimento de idéias que provocou e o impulso que deu às novas gerações, particularmente ao jovem Johann Wolfgang von Goethe. Insistiu também no caráter natural evolutivo da linguagem, que teria surgido da imitação dos sons da natureza e seria capaz de evolução e crescimentos contínuos. Quanto à história, considerava-a uma característica de todas as realidades naturais.

Todo o universo, segundo Herder, poderia ser entendido a partir de uma perspectiva histórico-evolutiva. Considerava que a história humana estava regida por um princípio imanente de bondade inteligente. Não só procurou estabelecer as leis gerais do desenvolvimento da história da humanidade como também fez estudos particulares sobre diversos povos.

Obra[editar | editar código-fonte]

  • 1767 - Fragmentos Sobre Uma Nova Literatura Alemã
  • 1772 - Ensaio Sobre a Origem da Linguagem
  • 1773 - Von deutscher Art und Kunst. Einige fliegende Blätter
  • 1774 - Outra Filosofia da História para a Educação da Humanidade
  • 1784-1791 - Idéias Para Uma Filosofia da História da Humanidade
  • 1796 - Christliche Schriften
  • 1799 - Metakritik zur Kritik Reiner Vernunft
  • 1800 - Kalligone

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • AZURMENDI, Joxe. "Herder" In Volksgeist. Herri gogoa, Donostia: Elkar, 2007. ISBN 978-84-9783-404-9
  • BERMAN, Antoine. L'épreuve de l'étranger. Culture et traduction dans l'Allemagne romantique: Herder, Goethe, Schlegel, Novalis, Humboldt, Schleiermacher, Hölderlin. París: Gallimard, 1984. ISBN 978-2070700769.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Johann Gottfried von Herder
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Johann Gottfried Herder
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.