Jogos Olímpicos de Verão – Wikipédia, a enciclopédia livre

Os Jogos Olímpicos de Verão, também conhecidos como Jogos da Olimpíada, e muitas vezes chamados de Olimpíadas de Verão, são um grande evento multiesportivo internacional normalmente realizado a cada quatro anos. Os jogos inaugurais ocorreram em 1896 em Atenas, Grécia, e os jogos mais recentes foram realizados em 2021 em Tóquio, Japão. O Comitê Olímpico Internacional (COI) é responsável pela organização dos Jogos e pela supervisão dos preparativos da cidade-sede. A tradição de concessão de medalhas começou em 1904; em cada evento olímpico, medalhas de ouro são concedidas para o primeiro lugar, medalhas de prata para o segundo lugar e medalhas de bronze para o terceiro lugar. Os Jogos Olímpicos de Inverno foram criados a partir do sucesso dos Jogos Olímpicos de Verão, que são considerados o maior e mais prestigiado evento multiesportivo internacional do mundo.

O escopo dos Jogos Olímpicos de Verão aumentou de um programa de competição de 42 eventos em 1896, com menos de 250 competidores do sexo masculino de 14 nações diferentes, para 339 eventos em 2021, com 11.420 competidores (quase metade dos quais eram mulheres) de 206 nações. Os jogos foram realizados em dezenove países diferentes nos cinco continentes: quatro vezes nos Estados Unidos (1904, 1932, 1984 e 1996); três vezes na Grã-Bretanha (1908, 1948 e 2012); duas vezes na Grécia (1896 e 2004), França (1900 e 1924), Alemanha (1936 e 1972), Austrália (1956 e 2000) e Japão (1964 e 2020); e uma vez cada na Suécia (1912), Bélgica (1920), Holanda (1928), Finlândia (1952), Itália (1960), México (1968), Canadá (1976), União Soviética (1980), Coreia do Sul (1988), Espanha (1992), China (2008) e Brasil (2016).

Londres foi a primeira cidade a sediar os Jogos Olímpicos de Verão três vezes. A partir de 2022, Paris, Los Angeles, Atenas e Tóquio já sediaram duas vezes cada uma; Paris sediará pela terceira vez em 2024, seguida por Los Angeles, que sediará os jogos em 2028.[1] Apenas cinco países participaram de todos os Jogos Olímpicos de Verão: Austrália, França, Grã-Bretanha, Grécia e Suíça. A Austrália, a França e a Grã-Bretanha ganharam pelo menos uma medalha em cada edição dos jogos, sendo que a Grã-Bretanha foi a única a ganhar o ouro em todas as ocasiões. Os Estados Unidos lideram a contagem de medalhas de todos os tempos nos Jogos Olímpicos de Verão, tendo chegado ao topo do quadro de medalhas em 18 ocasiões diferentes, seguidos pela URSS (seis vezes) e pela França, Grã-Bretanha, Alemanha, China e a antiga "Equipe Unificada" soviética (uma vez cada).

Sede[editar | editar código-fonte]

Olímpicos de Verão - os países que sediaram uma Olimpíada de Verão estão sombreados em verde, enquanto os países que sediaram duas ou mais Olimpíadas estão sombreados em azul.

Os Estados Unidos sediaram os Jogos Olímpicos de Verão quatro vezes: os Jogos de 1904 foram realizados em St. Louis, Missouri; os Jogos de 1932 e 1984 foram realizados em Los Angeles, Califórnia, e os Jogos de 1996 foram realizados em Atlanta, Geórgia. Os Jogos de 2028 em Los Angeles marcarão a quinta ocasião em que os Jogos de Verão foram sediados pelos EUA.

Em 2012, a Grã-Bretanha sediou seus terceiros Jogos Olímpicos de Verão em Londres, que se tornou a primeira cidade a sediar os Jogos Olímpicos de Verão três vezes. As cidades de Los Angeles, Paris e Atenas (exceto 1906) sediaram, cada uma, dois Jogos Olímpicos de Verão. Em 2024, a França sediará sua terceira Olimpíadas de Verão em sua capital, tornando Paris a segunda cidade a sediar três Jogos Olímpicos de Verão. Em 2028, Los Angeles, por sua vez, se tornará a terceira cidade a sediar os jogos três vezes.

Austrália, França, Alemanha, Grécia e Japão sediaram os Jogos Olímpicos de Verão duas vezes (com a França e a Austrália planejadas para sediar em 2024 e 2032, respectivamente, levando ambos os países a três cada). Tóquio, Japão, sediou os Jogos de 2020 e se tornou a primeira cidade fora das nações predominantemente de língua inglesa e europeias a sediar os Jogos Olímpicos de Verão duas vezes, já tendo sediado os Jogos em 1964;[2] é também a maior cidade que já sediou os jogos, tendo crescido consideravelmente desde 1964. Os outros países que já sediaram os Jogos Olímpicos de Verão são Bélgica, Brasil, Canadá, China, Finlândia, Itália, México, Holanda, Coreia do Sul, União Soviética, Espanha e Suécia, sendo que cada um desses países já sediou os Jogos de Verão em uma ocasião.

A Ásia já sediou os Jogos Olímpicos de Verão quatro vezes: em Tóquio (1964 e 2020), Seul (1988) e Pequim (2008).

Os Jogos de 2016 no Rio de Janeiro, Brasil, foram os primeiros Jogos Olímpicos de Verão a serem realizados na América do Sul e os primeiros a serem realizados completamente durante a temporada de "inverno" local. Os únicos dois países do Hemisfério Sul que sediaram as Olimpíadas de Verão foram a Austrália (1956, 2000 e 2032) e o Brasil (2016), sendo que a África ainda não sediou nenhum evento olímpico de verão.

Estocolmo, Suécia, sediou eventos em dois Jogos Olímpicos de Verão, tendo sido a única anfitriã dos Jogos de 1912 e sediando os eventos equestres nos Jogos de 1956 (que eles são creditados como anfitriões em conjunto com Melbourne, Austrália).[3] Amsterdã, Holanda, também sediou eventos em dois Jogos Olímpicos de Verão, tendo sido a única anfitriã dos Jogos de 1928 e anteriormente sediando duas das corridas de vela nos Jogos Olímpicos de Verão de 1920. Nas Olimpíadas de Verão de 2008, Hong Kong forneceu os locais para os eventos equestres, que ocorreram em Sha Tin e Kwu Tung.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

A cerimônia de abertura dos primeiros Jogos Olímpicos modernos no Estádio Panatenaico, em Atenas.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) foi fundado em 1894, quando Pierre de Coubertin, um pedagogo e historiador francês, procurou promover o entendimento internacional por meio de competições esportivas. A primeira edição dos Jogos Olímpicos foi realizada em Atenas em 1896 e atraiu apenas 245 competidores, dos quais mais de 200 eram gregos, e apenas 14 países estavam representados. No entanto, nenhum evento internacional dessa magnitude havia sido organizado antes. As atletas do sexo feminino não podiam competir, embora uma mulher, Stamata Revithi, tenha corrido a maratona por conta própria, dizendo: "Se o comitê não me deixar competir, irei atrás deles de qualquer maneira".[4]

Os Jogos Olímpicos de Verão de 1896, oficialmente conhecidos como Jogos da Olimpíada, foram um evento multiesportivo internacional realizado em Atenas, Grécia, de 6 a 15 de abril de 1896. Foram os primeiros Jogos Olímpicos realizados na era moderna. Cerca de 100.000 pessoas compareceram à abertura dos jogos. Os atletas vieram de 14 países, sendo que a maioria era da Grécia. Embora a Grécia tivesse o maior número de atletas, os EUA terminaram com o maior número de campeões. Onze americanos ficaram em primeiro lugar em seus eventos contra 10 da Grécia.[5] A Grécia Antiga foi o berço dos Jogos Olímpicos e, consequentemente, Atenas foi considerada uma escolha apropriada para sediar os primeiros jogos modernos. A cidade foi escolhida por unanimidade como sede durante um congresso organizado por Pierre de Coubertin em Paris, em 23 de junho de 1894. O COI também foi criado durante esse congresso.

Apesar de muitos obstáculos e contratempos, as Olimpíadas de 1896 foram consideradas um grande sucesso. Os jogos tiveram a maior participação internacional de qualquer evento esportivo até aquela data. O Estádio Panatenaico, o primeiro grande estádio do mundo moderno, transbordou com a maior multidão que já assistiu a um evento esportivo.[6] O destaque para os gregos foi a vitória na maratona de seu compatriota Spiridon Louis, um transportador de água. Ele venceu em 2 horas, 58 minutos e 50 segundos, dando início a uma grande comemoração no estádio. O competidor mais bem-sucedido foi o lutador e ginasta alemão Carl Schuhmann, que ganhou quatro medalhas de ouro.

As autoridades gregas e o público estavam entusiasmados com a experiência de sediar os Jogos Olímpicos. Esse sentimento foi compartilhado por muitos dos atletas, que chegaram a exigir que Atenas fosse a cidade-sede permanente. O COI pretendia que os jogos seguintes fossem alternados para várias cidades-sede em todo o mundo. A segunda Olimpíada foi realizada em Paris.[7]

Quatro anos depois, os Jogos Olímpicos de Verão de 1900 em Paris atraíram mais de quatro vezes mais atletas, incluindo 20 mulheres, que foram autorizadas a competir oficialmente pela primeira vez, em croquet, golfe, vela e tênis. Os jogos foram integrados à Exposição Universal de 1900 e duraram mais de cinco meses. Há controvérsias sobre quais eventos eram exatamente olímpicos, pois alguns eram para profissionais, outros tinham elegibilidade restrita e outros não tinham competidores internacionais.

Francis Field da Universidade de Washington em St. Louis durante os Jogos Olímpicos de Verão de 1904.
Dorando Pietri termina a maratona moderna em 1908 na distância atual.

As tensões causadas pela Guerra Russo-Japonesa e a dificuldade de chegar a St. Louis podem ter contribuído para o fato de que pouquíssimos atletas de alto nível de fora dos EUA e do Canadá participaram dos Jogos de 1904.[8]

Os "Segundos Jogos Olímpicos Internacionais de Atenas", como foram chamados na época, foram realizados em 1906.[9] Atualmente, o COI não reconhece esses jogos como oficiais, embora muitos historiadores os reconheçam e atribuam aos Jogos de 1906 o mérito de terem evitado o fim das Olimpíadas. Os Jogos de Atenas de 1906 foram os primeiros de uma série alternada de jogos a serem realizados em Atenas mesmo em anos não olímpicos, mas a série não se concretizou. Os jogos foram mais bem-sucedidos do que os de 1900 e 1904, com mais de 850 atletas competindo, e contribuíram positivamente para o sucesso de jogos futuros.

Nos Jogos de Londres de 1908, os números aumentaram novamente, bem como a primeira corrida da maratona em sua distância padrão de 42,195 km (26 milhas e 385 jardas). A primeira maratona olímpica em 1896 (uma corrida somente para homens) foi disputada em uma distância de 40 km (24 milhas e 85 jardas). A nova distância da maratona foi escolhida para garantir que a corrida terminasse em frente ao camarote ocupado pela família real britânica. Assim, a maratona foi de 40 km nos primeiros jogos em 1896, mas foi posteriormente variada em até 2 km devido às condições locais, como o layout das ruas e dos estádios. Nos seis Jogos Olímpicos entre 1900 e 1920, a maratona foi disputada em seis distâncias. Nos jogos, a Grã-Bretanha conquistou 146 medalhas, 99 a mais do que o segundo colocado, os americanos, seu melhor resultado até hoje.

No final da maratona de 1908, o corredor italiano Dorando Pietri foi o primeiro a entrar no estádio, mas estava claramente angustiado e desmaiou de exaustão antes de concluir o evento. Ele foi ajudado a cruzar a linha de chegada por funcionários preocupados com a corrida e mais tarde foi desclassificado por isso. Como compensação pela medalha perdida, a Rainha Alexandra deu a Pietri uma taça de prata dourada. Arthur Conan Doyle escreveu uma reportagem especial sobre a corrida no Daily Mail.[10]

Os jogos continuaram a crescer, atraindo 2.504 competidores para Estocolmo em 1912, incluindo o grande atleta Jim Thorpe, que venceu o decatlo e o pentatlo. Thorpe já havia jogado algumas partidas de beisebol por uma taxa e viu suas medalhas serem retiradas por essa "violação" do amadorismo após reclamações de Avery Brundage. As medalhas foram restabelecidas em 1983, 30 anos após sua morte. Os Jogos de Estocolmo foram os primeiros a cumprir a ideia original de Pierre de Coubertin. Pela primeira vez desde o início dos Jogos em 1896, todos os cinco continentes habitados foram representados por atletas competindo no mesmo estádio.

Os Jogos Olímpicos de Verão programados para 1916 foram cancelados após o início da Primeira Guerra Mundial.

Período entreguerras[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Período entreguerras

Os Jogos da Antuérpia de 1920, na Bélgica devastada pela guerra, foram um evento moderado, mas novamente atraíram um número recorde de competidores. Esse recorde só se manteve até 1924, quando os Jogos de Paris contaram com 3.000 competidores, sendo o maior deles o corredor finlandês Paavo Nurmi. O "finlandês voador" ganhou três medalhas de ouro por equipe e as corridas individuais de 1.500 e 5.000 metros, as duas últimas no mesmo dia.[11]

Os Jogos de Amsterdã de 1928 foram notáveis por serem os primeiros jogos que permitiram que as mulheres competissem no atletismo de pista e campo, e se beneficiaram muito da prosperidade geral da época, juntamente com a primeira aparição de patrocínio dos jogos, da The Coca-Cola Company. Os jogos de 1928 viram a introdução de um design de medalha padrão, com o COI escolhendo a representação de Giuseppe Cassioli da deusa grega Niké e um vencedor sendo carregado por uma multidão de pessoas. Esse desenho foi usado até 1972.

Os Jogos de Los Angeles de 1932 foram afetados pela Grande Depressão, o que contribuiu para o baixo número de competidores.

Olympiastadion em Berlim, durante os Jogos de 1936.

Os Jogos de Berlim de 1936 foram vistos pelo governo alemão como uma oportunidade de ouro para promover sua ideologia. O Partido Nazista, no poder, encarregou a cineasta Leni Riefenstahl de filmar os jogos. O resultado, Olympia, foi amplamente considerado uma obra-prima, apesar de as teorias de Hitler sobre a superioridade racial ariana serem repetidamente demonstradas por atletas "não arianos". Em especial, o velocista e saltador de longa distância afro-americano Jesse Owens ganhou quatro medalhas de ouro. Os Jogos de Berlim de 1936 também viram a introdução do Revezamento da Tocha.[12]

Devido à Segunda Guerra Mundial, os Jogos de 1940 (que deveriam ser realizados em Tóquio e foram temporariamente transferidos para Helsínquia após a eclosão da guerra) foram cancelados. Os Jogos de 1944 deveriam ter sido realizados em Londres, mas também foram cancelados; em vez disso, Londres sediou os primeiros jogos após o fim da guerra, em 1948.

Após a Segunda Guerra Mundial[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Pós-guerra

Os primeiros jogos do pós-guerra foram realizados em 1948, em Londres, com a exclusão da Alemanha e do Japão.[13] A velocista holandesa Fanny Blankers-Koen ganhou quatro medalhas de ouro na pista, emulando a conquista de Owens em Berlim.[14]

Nos Jogos de Helsinque de 1952, a equipe da URSS competiu pela primeira vez e rapidamente se tornou uma das equipes dominantes, terminando em segundo lugar no número de medalhas de ouro e no total de medalhas conquistadas. Seu sucesso imediato pode ser explicado pelo advento do "atleta amador em tempo integral" patrocinado pelo Estado. A URSS inscreveu equipes de atletas que eram nominalmente estudantes, soldados ou profissionais, mas muitos deles eram, na realidade, pagos pelo Estado para treinar em tempo integral, violando, assim, as regras do amadorismo.[15][16][17][18][19] A Finlândia transformou em lenda um amável tenente do exército da Checoslováquia chamado Emil Zátopek, que pretendia melhorar suas medalhas de ouro e prata de 1948. Tendo vencido as corridas de 10.000 e 5.000 metros, ele também participou da maratona, apesar de nunca ter corrido nessa distância. Ao conversar com os outros líderes da corrida, Zátopek liderou a partir da metade da prova, deixando lentamente para trás os demais competidores para vencer por dois minutos e meio, completando um trio de vitórias.[20]

Os Jogos de Melbourne de 1956 foram muito bem-sucedidos, com exceção de uma partida de polo aquático entre a Hungria e a União Soviética, que terminou em uma batalha campal entre as equipes por causa da invasão soviética na Hungria.[21] Os eventos equestres foram realizados em Estocolmo devido a um surto de febre aftosa na Grã-Bretanha na época e às rígidas leis de quarentena da Austrália.

Nos Jogos de Roma de 1960, um jovem boxeador dos pesos leves chamado Cassius Clay, mais tarde conhecido como Muhammad Ali, entrou em cena. Mais tarde, Ali jogaria fora sua medalha de ouro com repulsa depois de ter sido recusado em um restaurante só para brancos em sua cidade natal, Louisville, Kentucky.[22] Ele recebeu uma nova medalha 36 anos depois nos Jogos Olímpicos de 1996 em Atlanta.[23] Outros atletas notáveis em 1960 incluíram Wilma Rudolph, medalhista de ouro nos 100 metros, 200 metros e revezamento 4 × 100 metros.[24]

Os Jogos de Tóquio de 1964 foram os primeiros a serem transmitidos mundialmente pela televisão, graças ao recente advento dos satélites de comunicação.[25] Esses jogos marcaram um ponto de virada na visibilidade global e na popularidade das Olimpíadas e são considerados o prenúncio da era moderna das telecomunicações. O judô estreou como esporte oficial, e o judoca holandês Anton Geesink causou alvoroço ao vencer a final da divisão de peso aberto, derrotando Akio Kaminaga na frente de sua torcida.[26]

A cerimônia de abertura dos Jogos de 1968, na Cidade do México, os primeiros realizados na América Latina.

Os desempenhos nos Jogos de 1968 na Cidade do México foram afetados pela altitude da cidade-sede.[27] Esses jogos introduziram o agora universal "Fosbury flop", uma técnica que rendeu a medalha de ouro ao saltador americano Dick Fosbury.[28] Na cerimônia de entrega de medalhas da corrida masculina de 200 metros, os atletas negros americanos Tommie Smith (ganhador da medalha de ouro) e John Carlos (ganhador da medalha de bronze) defenderam os direitos civis levantando os punhos com luvas pretas e usando meias pretas em vez de sapatos.[29] Os dois atletas foram posteriormente expulsos dos Jogos pelo COI. Věra Čáslavská, em protesto contra a invasão da Checoslováquia liderada pelos soviéticos em 1968 e contra a decisão controversa dos juízes na trave de equilíbrio e no solo, abaixou a cabeça e se afastou da bandeira soviética enquanto o hino nacional era tocado durante a cerimônia de entrega de medalhas.[30] Ela voltou para casa como uma heroína do povo checoslovaco, mas foi transformada em pária pelo governo dominado pelos soviéticos.

A bandeira olímpica a meio mastro em Quiel (cidade-sede dos eventos de vela), após o massacre de Munique nos Jogos de 1972.

A política interveio novamente nos Jogos de 1972 em Munique, mas dessa vez com consequências letais. Uma orgaização terrorista palestina chamada Setembro Negro invadiu a vila olímpica e invadiu o apartamento da delegação israelense. Eles mataram dois israelenses e mantiveram outros nove como reféns, exigindo que Israel libertasse vários prisioneiros. Quando o governo israelense recusou as exigências dos terroristas, a situação se transformou em um tenso impasse enquanto as negociações continuavam. Por fim, os captores, que ainda mantinham seus reféns, receberam uma passagem segura e foram levados a um aeroporto, onde foram emboscados pelas forças de segurança alemãs. No tiroteio que se seguiu, 15 pessoas foram mortas, incluindo os nove atletas israelenses cativos e cinco dos terroristas.[31] Depois de muito debate, foi tomada a decisão de continuar os jogos, mas os procedimentos foram compreensivelmente dominados por esses eventos.[32] Algumas conquistas atléticas memoráveis ocorreram durante esses jogos, notadamente a conquista de sete medalhas de ouro, recorde na época, pelo nadador norte-americano Mark Spitz, o finlandês Lasse Virén conquistando medalhas de ouro consecutivas nos 5.000 metros e 10.000 metros, e a conquista de três medalhas de ouro pela estrela soviética da ginástica Olga Korbut, que realizou um backflip histórico na barra fixa.

Não houve tragédia nos Jogos de Montreal de 1976, mas o mau planejamento e a fraude fizeram com que o custo desses Jogos excedesse em muito o orçamento. Custando US$ 1,5 bilhão (equivalente a US$ 6,83 bilhões em 2021),[33][34] os Jogos de Verão de 1976 foram os mais caros da história olímpica (até os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014) e pareceu, por um tempo, que os Jogos Olímpicos poderiam não ser mais uma proposta financeira viável. Em retrospecto, acredita-se que as empreiteiras (suspeitas de serem membros da Máfia de Montreal) desviaram grandes somas de dinheiro de todos os níveis de contratos e, ao mesmo tempo, lucraram com a substituição de materiais de construção mais baratos e de qualidade inferior, o que pode ter contribuído para os atrasos, a má construção e os custos excessivos. Em 1988, um desses empreiteiros, Giuseppe Zappia, "foi inocentado das acusações de fraude resultantes de seu trabalho nas instalações olímpicas depois que duas testemunhas importantes morreram antes de depor em seu julgamento".[35] Os Jogos de 1976 foram boicotados por muitas nações africanas como protesto contra uma recente turnê da equipe nacional de rugby da Nova Zelândia pela África do Sul, que era governada pelo apartheid.[36] A ginasta romena Nadia Comăneci fez história ao ganhar a medalha de ouro individual feminina com duas das quatro pontuações perfeitas possíveis. Ela venceu outros dois eventos individuais, com duas pontuações perfeitas na trave de equilíbrio e todas as pontuações perfeitas nas barras irregulares.[37] Lasse Virén repetiu seu ouro duplo nos 5.000 e 10.000 metros, tornando-se o primeiro atleta a vencer duas vezes a distância dupla.[38]

Final do século XX[editar | editar código-fonte]

Após a invasão do Afeganistão pela União Soviética em 1979, 66 nações, incluindo os Estados Unidos, o Canadá, a Alemanha Ocidental e o Japão, boicotaram os Jogos de 1980 realizados em Moscou. Oitenta nações foram representadas nos Jogos de Moscou, o menor número desde 1956. O boicote contribuiu para que os Jogos de 1980 fossem menos divulgados e menos competitivos, dominados pelo país anfitrião.

Em 1984, a União Soviética e 13 aliados soviéticos retaliaram boicotando os Jogos Olímpicos de Verão de 1984 em Los Angeles. A Romênia e a Iugoslávia, notadamente, foram os dois únicos países do Bloco Oriental que participaram das Olimpíadas de 1984. Esses jogos foram talvez os primeiros jogos de uma nova era a dar lucro. Embora um boicote liderado pela União Soviética tenha reduzido o número de participantes em alguns esportes, 140 Comitês Olímpicos Nacionais (CON) participaram, o que foi um recorde na época.[39] Os Jogos também foram a primeira vez que a China continental (República Popular) participou.

De acordo com o jornalista britânico Andrew Jennings, um coronel da KGB declarou que os oficiais da agência se fizeram passar por autoridades antidopagem do COI para minar os testes de dopagem e que os atletas soviéticos foram "resgatados com (esses) esforços tremendos".[40] Sobre o tema dos Jogos Olímpicos de Verão de 1980, um estudo australiano de 1989 disse: "Dificilmente há um vencedor de medalha nos Jogos de Moscou, certamente não um vencedor de medalha de ouro, que não esteja usando um tipo de droga ou outro: geralmente vários tipos. Os Jogos de Moscou poderiam muito bem ter sido chamados de Jogos dos Químicos".[40][41]

Documentos obtidos em 2016 revelaram os planos da União Soviética para um sistema estadual de dopagem no atletismo em preparação para os Jogos Olímpicos de Verão de 1984 em Los Angeles. Datado de antes da decisão do país de boicotar os jogos, o documento detalhava as operações de esteroides existentes no programa, juntamente com sugestões de melhorias adicionais.[42] A comunicação, dirigida ao chefe de atletismo da União Soviética, foi preparada pelo Dr. Sergei Portugalov do Instituto de Cultura Física. Portugalov também foi uma das principais figuras envolvidas na implementação do programa de dopagem russo antes dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016.[42]

Os Jogos de 1988, em Seul, foram muito bem planejados, mas foram manchados quando muitos dos atletas, principalmente o vencedor dos 100 metros rasos masculino, Ben Johnson, falharam nos testes obrigatórios de drogas. Apesar dos esplêndidos desempenhos sem drogas de muitos indivíduos, o número de pessoas reprovadas nos testes de substâncias químicas que melhoram o desempenho ofuscou os jogos.

Os Jogos de Barcelona de 1992 contaram com a entrada de jogadores de uma das principais ligas norte-americanas, a NBA, parecida, mas não limitada, ao "Dream Team" do basquete dos EUA. Os jogos de 1992 também viram a reintrodução nos jogos de vários estados europeus menores que haviam sido anexados à União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial. Nesses jogos, o ginasta Vitaly Scherbo estabeleceu um recorde inaugural de cinco medalhas de ouro individuais em uma Olimpíada de Verão e igualou o recorde inaugural estabelecido por Eric Heiden nas Olimpíadas de Inverno de 1980.

Naquela época, o processo de escolha de um local para os jogos havia se tornado uma preocupação comercial; havia alegações generalizadas de corrupção que poderiam afetar o processo de decisão do COI.

Nos Jogos Olímpicos de Verão de Atlanta 1996, o destaque foi o corredor de 200 metros Michael Johnson, que aniquilou o recorde mundial diante de uma multidão em casa. Os canadenses saborearam o recorde da medalha de ouro de Donovan Bailey na corrida de 100 metros rasos. Essa foi considerada popularmente como uma recompensa apropriada pela desgraça nacional anterior envolvendo Ben Johnson. Também houve cenas emocionantes, como quando Muhammad Ali, claramente afetado pela doença de Parkinson, acendeu a tocha olímpica e recebeu uma medalha que substituiu a que ele havia descartado em 1960. Esse último evento ocorreu na arena de basquete. A atmosfera dos jogos foi prejudicada, no entanto, quando uma bomba explodiu durante a comemoração no Centennial Olympic Park. Em junho de 2003, o principal suspeito desse atentado a bomba, Eric Robert Rudolph, foi preso.

Os Jogos Olímpicos de Verão de 2000 em Sydney, Austrália, foram conhecidos como os "Jogos do Novo Milênio".

Os Jogos Olímpicos de Verão de 2000, realizados em Sydney, na Austrália, mostraram os desempenhos individuais dos favoritos Ian Thorpe na piscina e Cathy Freeman, uma indígena australiana cujo triunfo nos 400 metros uniu um estádio lotado, do britânico Steve Redgrave, que ganhou uma medalha de ouro no remo em uma quinta Olimpíada consecutiva sem precedentes, e de Eric "the Eel" Moussambani, nadador da Guiné Equatorial, que recebeu ampla cobertura da mídia quando completou os 100 metros nado livre com o tempo mais lento da história olímpica. Mesmo assim, ele venceu a eliminatória, pois seus dois adversários foram desclassificados por falsa largada. Sua compatriota Paula Barila Bolopa também recebeu atenção da mídia por seu desempenho recorde, lento e com dificuldades, mas corajoso. Os Jogos de Sydney também viram a primeira aparição de um contingente conjunto da Coreia do Norte e da Coreia do Sul nas cerimônias de abertura, embora tenham competido em todos os eventos como equipes diferentes. Houve uma controvérsia na ginástica artística feminina quando o cavalo de salto foi colocado na altura errada durante a competição geral.

Início do século XXI[editar | editar código-fonte]

Em 2004, os Jogos Olímpicos retornaram ao seu local de origem em Atenas, na Grécia. Pelo menos US$ 7,2 bilhões foram gastos nos Jogos de 2004, incluindo US$ 1,5 bilhão em segurança. Michael Phelps conquistou suas primeiras medalhas olímpicas, somando seis medalhas de ouro e duas de bronze. Pyrros Dimas, ao ganhar uma medalha de bronze, tornou-se o halterofilista mais condecorado de todos os tempos com quatro medalhas olímpicas, três de ouro e uma de bronze. Embora relatos infundados de possível terrorismo tenham afastado multidões das competições preliminares no primeiro fim de semana das Olimpíadas (14 e 15 de agosto de 2004), o comparecimento aumentou à medida que os jogos avançavam. Um terço dos ingressos não foi vendido,[43] mas as vendas de ingressos ainda superaram os números das Olimpíadas de Seul e Barcelona (1988 e 1992). O Presidente do COI, Jacques Rogge, caracterizou a organização da Grécia como excepcional e suas precauções de segurança como impecáveis.[44] Todos os 202 CON participaram dos Jogos de Atenas com mais de 11.000 participantes.

Os Jogos Olímpicos de Verão de 2008 foram realizados em Pequim, na República Popular da China. Vários eventos novos foram realizados, inclusive a nova modalidade de BMX para homens e mulheres. As mulheres competiram na corrida de obstáculos pela primeira vez. O programa de esgrima foi ampliado para incluir todos os seis eventos para homens e mulheres; anteriormente, as mulheres não podiam competir nos eventos de florete ou sabre por equipe, embora a espada por equipe feminina e o florete por equipe masculina tenham sido eliminados nesses jogos. Foram acrescentados os eventos de natação de maratona, na distância de 10 km. Além disso, os eventos de duplas no tênis de mesa foram substituídos por eventos de equipe.[45] O nadador americano Michael Phelps estabeleceu um recorde de medalhas de ouro em um único jogos, com oito, e empatou o recorde de maior número de medalhas de ouro por um único competidor, anteriormente detido por Eric Heiden e Vitaly Scherbo. Outra estrela notável dos jogos foi o velocista jamaicano Usain Bolt, que se tornou o primeiro atleta masculino a estabelecer recordes mundiais nas finais dos 100 e 200 metros nos mesmos jogos. Os eventos equestres foram realizados em Hong Kong.

Londres realizou os Jogos Olímpicos de Verão de 2012, tornando-se a primeira cidade a sediar os Jogos Olímpicos três vezes. Em seu discurso de encerramento, Jacques Rogge descreveu os jogos como "felizes e gloriosos". A nação anfitriã ganhou 29 medalhas de ouro, o melhor resultado para a Grã-Bretanha desde os Jogos de 1908 em Londres. Os Estados Unidos voltaram ao topo do quadro de medalhas após o domínio da China em 2008. O COI havia retirado o beisebol e o softbol do programa de 2012. Os Jogos de Londres foram bem-sucedidos em nível comercial porque foram os primeiros da história a esgotar completamente todos os ingressos, com até 1 milhão de pedidos para 40.000 ingressos para a Cerimônia de Abertura e para a Final dos 100 metros masculino. A demanda por ingressos para todos os níveis de cada evento foi tão grande que houve uma controvérsia sobre a reserva de assentos para patrocinadores e delegações nacionais, que não foram utilizados nos primeiros dias. Um sistema de realocação foi implementado para que os assentos vazios fossem ocupados durante os jogos.

Jogos recentes[editar | editar código-fonte]

Os Jogos Olímpicos de Verão de 2020 em Tóquio, Japão, tiveram poucos participantes devido à exclusão de espectadores públicos em meio à pandemia da COVID-19.

O Rio de Janeiro, no Brasil, sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 2016, tornando-se a primeira cidade sul-americana a sediar os Jogos Olímpicos, a segunda cidade-sede dos Jogos Olímpicos na América Latina, depois da Cidade do México em 1968, bem como a terceira cidade do Hemisfério Sul a sediar os Jogos Olímpicos, depois de Melbourne, na Austrália, em 1956, e Sydney, na Austrália, em 2000. A preparação para esses jogos foi ofuscada por controvérsias, incluindo instabilidade política e uma crise econômica no país anfitrião, preocupações com a saúde e a segurança em torno do vírus da Zika e poluição significativa na Baía de Guanabara. Entretanto, essas preocupações foram superadas por um escândalo de dopagem patrocinado pelo Estado envolvendo atletas russos nos Jogos Olímpicos de Inverno realizados dois anos antes, o que afetou a participação de seus atletas nesses jogos.[46]

Os Jogos Olímpicos de Verão de 2020 foram originalmente programados para ocorrer de 24 de julho a 9 de agosto de 2020 em Tóquio, Japão. A cidade foi a quinta na história a sediar os jogos duas vezes e a primeira cidade asiática a ter esse título. Devido à pandemia da COVID-19, o então primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, o COI e o Comitê Organizador de Tóquio anunciaram que os Jogos de 2020 seriam adiados para 2021, marcando a primeira vez que os Jogos Olímpicos foram adiados. Ao contrário das Olimpíadas anteriores, esses jogos foram realizados sem espectadores devido às preocupações com a COVID-19 e ao estado de emergência imposto na cidade-sede.[47][48][49] No entanto, os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 apresentaram muitos momentos memoráveis e feitos de excelência técnica. Uma das estrelas dos jogos, a ginasta norte-americana Simone Biles, saiu graciosamente para se concentrar em sua saúde mental, mas depois voltou para conquistar uma medalha de bronze individual.[50] O norueguês Karsten Warholm quebrou seu próprio recorde mundial nos 400m com barreiras.[51]

Esportes[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Desporto olímpico

Houve um total de 42 esportes, abrangendo 55 modalidades, incluídos no programa olímpico em um momento ou outro na história dos Jogos. A programação incluiu 33 esportes nos últimos Jogos Olímpicos de Verão (2020), com 32 esportes planejados para os próximos jogos (2024).

As várias federações de esportes olímpicos estão agrupadas em uma associação geral comum, chamada Associação das Federações Olímpicas Internacionais de Esportes de Verão (Association of Summer Olympic International Federations - ASOIF).

  Esporte atual   Não mais incluído

Esporte Anos
Basquete 3x3 Desde 2021
Tiro com arco 1900-1908, 1920, desde 1972
Natação artística Desde 1984
Atletismo Todos
Badminton Desde 1992
Beisebol 1992-2008, 2020, 2028
Basquetebol Desde 1936
Pelota basca 1900
Breakdance A começar em 2024
Boxe 1904, 1908, desde 1920
Canoagem Desde 1936
Críquete 1900
Croquet 1900
Ciclismo Todos
Saltos ornamentais Desde 1904
Hipismo 1900, desde 1912
Esgrima Todos
Hóquei sobre a grama 1908, 1920, desde 1928
Futebol 1900-1928, desde 1936
Golfe 1900, 1904, desde 2016
Ginástica Todos
Handebol 1936, desde 1972
Jeu de paume 1908
Judô 1964, desde 1972
Caratê 2020
Lacrosse 1904, 1908
Pentatlo moderno Desde 1912
Polo 1900, 1908, 1920, 1924, 1936
Raquetes 1908
Roque 1904
Remo Desde 1900
Rugby 1900, 1908, 1920, 1924
Rugby sevens Desde 2016
Vela 1900, desde 1908
Tiro 1896, 1900, 1908-1924, desde 1932
Skate Desde 2020
Softbol 1996–2008, 2020, 2028
Escalada esportiva Desde 2020
Surfe Desde 2020
Natação Todos
Tênis de mesa Desde 1988
Taekwondo Desde 2000
Tênis 1896-1924, desde 1988
Triatlo Desde 2000
Cabo de guerra 1900–1920
Voleibol Desde 1964
Motonáutica 1908
Polo aquático Desde 1900
Halterofilismo 1896, 1904, desde 1920
Lutas 1896, desde 1904

Qualificação[editar | editar código-fonte]

As regras de qualificação para cada um dos esportes olímpicos são definidas pela federação esportiva internacional que rege a competição internacional daquele esporte.[52]

Para esportes individuais, os competidores normalmente se qualificam alcançando um determinado lugar em um grande evento internacional ou na lista de classificação da federação. Há uma regra geral que estabelece que no máximo três atletas individuais podem representar cada país em uma competição. Os Comitês Olímpicos Nacionais (CON) podem inscrever um número limitado de competidores qualificados em cada evento, e o CON decide quais competidores qualificados devem ser selecionados como representantes em cada evento se houver mais competidores qualificados do que os que podem ser inscritos.[53]

Na maioria das vezes, as nações qualificam as equipes para os esportes coletivos por meio de torneios de qualificação continental, nos quais cada associação continental recebe um determinado número de vagas no torneio olímpico. Cada nação pode ser representada por no máximo uma equipe por competição; uma equipe consiste em apenas duas pessoas em alguns esportes.

Popularidade dos esportes Olímpicos[editar | editar código-fonte]

O COI divide os esportes dos Jogos Olímpicos de Verão em seis categorias (A - F) com base na popularidade, avaliada por seis critérios: números de audiência na televisão (40%), popularidade na Internet (20%), pesquisas de público (15%), pedidos de ingressos (10%), cobertura da imprensa (10%) e número de federações nacionais (5%). A categoria de um esporte determina a parcela da receita olímpica recebida pela federação internacional daquele esporte.[54][55] Os esportes que eram novos nos Jogos Olímpicos de 2016 (rugby e golfe) foram colocados na Categoria E.

As categorias atuais são:

Cat. Esporte
A 3 atletismo, aquáticos,[a] ginástica
B 5 basquete, ciclismo, futebol, tênis, vôlei
C 8 tiro com arco, badminton, boxe, judô, remo, tiro, tênis de mesa, levantamento de peso
D 9 canoagem/caiaque, equitação, esgrima, handebol, hóquei em campo, vela, taekwondo, triatlo, luta livre
E 3 pentatlo moderno, golfe, rúgbi
F 6 beisebol/softbol, caratê, skate, escalada esportiva, surfe

Quadro geral de medalhas dos Jogos Olímpicos[editar | editar código-fonte]

A tabela abaixo usa dados oficiais fornecidos pelo COI.

  Nação extinta
Nação Ouro Prata Bronze Total Jogos
1 Estados UnidosUSA Estados Unidos 1.060 831 738 2.629 28
2 União SoviéticaURS União Soviética 395 319 296 1.010 9
3 Grã-BretanhaGBR Grã-Bretanha 285 319 314 918 29
4 ChinaCHN China 262 199 173 634 11
5 FrançaFRA França 223 251 277 751 29
6 ItáliaITA Itália 217 188 213 618 28
7 AlemanhaGER Alemanha 201 207 247 655 17
8 HungriaHUN Hungria 181 154 176 511 27
9 JapãoJPN Japão 169 150 178 497 23
10 AustráliaAUS Austrália 164 173 210 547 27
11 Alemanha OrientalGDR Alemanha Oriental 153 129 127 409 5
12 RússiaRUS Rússia 149 126 151 426 6
13 SuéciaSWE Suécia 148 176 179 503 28
14 FinlândiaFIN Finlândia 101 85 119 305 26
15 Coreia do SulKOR Coreia do Sul 96 91 100 287 18
16 Países BaixosNED Países Baixos 95 105 122 322 27
17 RomêniaROU Romênia 90 97 121 308 22
18 CubaCUB Cuba 84 69 82 235 21
19 PolôniaPOL Polônia 72 89 137 298 22
20 CanadáCAN Canadá 71 109 146 326 27

Líderes de medalhas por ano[editar | editar código-fonte]

Número de ocorrências[editar | editar código-fonte]

Lista dos Jogos Olímpicos de Verão[editar | editar código-fonte]

O COI nunca decidiu quais eventos dos primeiros jogos eram "olímpicos" e quais não eram.[56] O fundador dos Jogos Olímpicos modernos, Pierre de Coubertin, cedeu essa determinação aos organizadores desses jogos.

Olimpíadas Sede Datas dos jogos/Abertura por Esportes (Modalidades) Competidores Eventos Nações Líder
Total Masculino Feminino
1896[57] I Grécia Atenas 6 a 15 de abril de 1896 9 (10) 241 241 0 43 14+1[b] Estados UnidosUSA Estados Unidos
1900[58] II França Paris 14 de maio a 28 de outubro de 1900 19 (20) 1.226 N/A N/A 95[c] 26+4[d]+1[e] FrançaFRA França
1904[62] III Estados Unidos St. Louis 1º de julho a 23 de novembro de 1904

Presidente do Comitê Organizador David R. Francis

16 (17) 651 645 6 95[f] 12+1[g] Estados UnidosUSA Estados Unidos
1908[65] IV Reino Unido Londres 27 de abril a 31 de outubro de 1908

Rei Edward VII

22 (25) 2.008 1.971 37 110 22 Grã-BretanhaGBR Grã-Bretanha
1912[66] V Suécia Estocolmo 6 a 22 de julho de 1912

Rei Gustaf V

14 (18) 2.407 2.359 48 102 28 Estados UnidosUSA Estados Unidos
1916 VI[h] Sede: Berlim. Cancelados por causa da Primeira Guerra Mundial
1920[68] VII Bélgica Antuérpia 14 de agosto a 12 de setembro de 1920

Rei Albert I

22 (29) 2.626 2.561 65 156[i] 29 Estados UnidosUSA Estados Unidos
1924[70] VIII França Paris 5 a 27 de julho de 1924

Presidente Gaston Doumergue

17 (23) 3.089 2.954 135 126 44 Estados UnidosUSA Estados Unidos
1928[71] IX Países Baixos Amsterdã 28 de julho a 12 de agosto de 1928

Duque Henry de Mecklenburg-Schwerin

14 (20) 2.883 2.606 277 109 46 Estados UnidosUSA Estados Unidos
1932[72] X Estados Unidos Los Angeles 30 de julho a 14 de agosto de 1932

Vice Presidente Charles Curtis

1.332 1.206 126 117 37 Estados UnidosUSA Estados Unidos
1936[73] XI Alemanha Nazista Berlim 1 a 16 de agosto de 1936

Chanceler Adolf Hitler

19 (25) 3.963 3.632 331 129 49 AlemanhaGER Alemanha
1940 XII[j] Originalmente a sede seria Tóquio, mas foi mudada para Helsínquia. Cancelados por conta da Segunda Guerra Mundial
1944 XIII[k] Sede: Londres. Cancelados por conta da Segunda Guerra Mundial
1948[74] XIV Reino Unido Londres 29 julho a 14 agosto de 1948

Rei Jorge I

17 (23) 4.104 3.714 390 136 59 Estados UnidosUSA Estados Unidos
1952[75] XV Finlândia Helsínquia 19 de julho a 3 de agosto de 1952

Presidente Juho Kusti Paasikivi

4.955 4.436 519 149 69 Estados UnidosUSA Estados Unidos
1956[3] XVI Austrália Melbourne

Suécia Estocolmo (eventos equestres)

22 de novembro a 8 de dezembro de 1956

Duque Philip de Edimburgo

3.314 2.938 376 151[l] 72[m] União SoviéticaURS União Soviética
1960[76] XVII Itália Roma 25 de agosto a 11 de setembro de 1960

Presidente Giovanni Gronchi

5.338 4.727 611 150 83 União SoviéticaURS União Soviética
1964[77] XVIII Japão Tóquio 10 a 24 de outubro de 1964

Imperador Hirohito

19 (25) 5.151 4.473 678 163 93 Estados UnidosUSA Estados Unidos
1968[78] XIX México Cidade do México 12 a 27 de outubro de 1968

Presidente Gustavo Díaz Ordaz

18 (24) 5.516 4.735 781 172 112 Estados UnidosUSA Estados Unidos
1972[32] XX Alemanha Ocidental Munique 26 de agosto a 11 de setembro de 1972[n]

Presidente Gustav Heinemann

21 (28) 7.134 6.075 1.059 195 121 União SoviéticaURS União Soviética
1976[79] XXI Canadá Montreal 17 de julho a 1º de agosto de 1976

Rainha Elizabeth II

21 (27) 6.084 4.824 1.260 198 92 União SoviéticaURS União Soviética
1980[80] XXII  União Soviética Moscou 19 de julho a 3 de agosto de 1980

Presidente do Presidium Leonid Brezhnev[o]

5.179 4.064 1.115 203 80 União SoviéticaURS União Soviética
1984[39] XXIII Estados Unidos Los Angeles 28 de julho a 12 de agosto de 1984

Presidente Ronald Reagan

21 (29) 6.829 5.263 1.566 221 140 Estados UnidosUSA Estados Unidos
1988[82] XXIV Coreia do Sul Seoul 17 de setembro a 2 de outubro de 1988

Presidente Roh Tae-woo

23 (31) 8.391 6.197 2.194 237 159 União SoviéticaURS União Soviética
1992[83] XXV Espanha Barcelona 25 de julho a 9 de agosto de 1992

Rei Juan Carlos I

25 (34) 9.356 6.652 2.704 257 169 Equipa UnificadaEUN Equipa Unificada
1996[84] XXVI Estados Unidos Atlanta 19 de julho a 4 de agosto de 1996

Presidente Bill Clinton

26 (37) 10.318 6.806 3.512 271 197 Estados UnidosUSA Estados Unidos
2000[85] XXVII Austrália Sydney 15 de setembro a 1º de outubro de 2000

Governador-Geral Sir William Deane

28 (40) 10.651 6.582 4.069 300 199 Estados UnidosUSA Estados Unidos
2004[86] XXVIII Grécia Atenas 13 a 29 de agosto de 2004

Presidente Konstantinos Stephanopoulos

10.625 6.296 4.329 301 201 Estados UnidosUSA Estados Unidos
2008[87] XXIX China Pequim 8 a 24 de agosto de 2008

Presidente Hu Jintao

28 (41) 10.942 6.305 4.637 302 204 ChinaCHN China
2012[88] XXX Reino Unido Londres 27 de julho a 12 de agosto de 2012

Rainha Elizabeth II

26 (39) 10.768 5.992 4.776 302 204 Estados UnidosUSA Estados Unidos
2016[89] XXXI Brasil Rio de Janeiro 5 a 21 de agosto de 2016

Presidente em exercício Michel Temer

28 (41) 11.238 6.179 5.059 306 207 Estados UnidosUSA Estados Unidos
2020[90] XXXII Japão Tóquio 23 de julho a 8 de agosto de 2021[p]

Imperador Naruhito

33 (50) 11.656 5.982 5.494 339 206 Estados UnidosUSA Estados Unidos
2024[91] XXXIII França Paris 26 de julho a 11 de agosto de 2024

Presidente Emmanuel Macron (esperado)

32 (48) 10.500[q] A ser anunciado A ser anunciado 329 A ser anunciado A ser anunciado
2028[93] XXXIV Estados Unidos Los Angeles 14 a 30 de julho de 2028

A ser anunciado

A ser anunciado A ser anunciado A ser anunciado A ser anunciado A ser anunciado A ser anunciado A ser anunciado
2032[59] XXXV Austrália Brisbane 23 de julho a 8 de agosto de 2032

A ser anunciado

A ser anunciado A ser anunciado A ser anunciado A ser anunciado A ser anunciado A ser anunciado A ser anunciado

Veja também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Os esportes aquáticos abrangem natação artística, mergulho, natação e polo aquático.
  2. O site do COI para os Jogos Olímpicos de Verão de 1896, 1900 e 1904 não inclui as equipes mistas (equipes de atletas de diferentes nações) como uma "nação" separada ao contar as nações participantes. Ao mesmo tempo, o COI mostra a equipe mista nos resultados das competições em que essas equipes competiram. Assim, o número especificado de equipes nacionais mais as equipes mistas participaram dos Jogos.
  3. Em um momento anterior, o banco de dados do COI para os Jogos Olímpicos de Verão de 1900 listava 85 eventos com medalhas, 24 países participantes e 997 atletas (22 mulheres, 975 homens).[59] O historiador e autor olímpico Bill Mallon,[60] cujos estudos lançaram luz sobre o tema, sugeriu o número de 95 eventos que satisfaziam todos os quatro critérios de seleção retrospectivos (restrito a amadores, participação internacional, aberto a todos os competidores e sem handicap) e agora deveriam ser considerados eventos olímpicos. Em julho de 2021, o COI atualizou seu banco de dados on-line completo de todos os resultados olímpicos para incorporar explicitamente os dados do site de historiadores olímpicos, Olympedia, aceitando assim a recomendação de Mallon (com base em quatro critérios aplicados) para eventos dos Jogos Olímpicos de 1900. Os onze eventos, cujos resultados foram, no entanto, mostrados no banco de dados anterior do COI, foram adicionados ao total anterior de 85. Um evento de tiro (pistola militar de 20 metros, que era um evento para profissionais) foi removido. A aceitação da recomendação de Mallon aumentou o número de eventos para 95 e também implicou o aumento do número de países participantes para 26 e de atletas para 1.226. Após a atualização do banco de dados on-line do COI, a seção de resultados do site do COI contém 95 eventos.[61] A página do COI na internet para os Jogos Olímpicos de Verão de 1900 mostra um total de 95 eventos com medalhas, 26 países participantes e 1226 atletas.[58] Além disso, a ficha informativa do COI "The Games of the Olympiad" de novembro de 2021 refere-se a 95 eventos, mas ainda se refere a números antigos de países participantes (24) e atletas (997).[8]
  4. De acordo com o Comitê Olímpico Internacional, 26 nações enviaram competidores para essa edição.[58] O conceito de "equipes nacionais" escolhidas pelos CON não existia nessa época. Ao contar o número de países participantes nos primeiros Jogos Olímpicos, o COI não leva em conta os países não representados, cujos cidadãos competiram por outros países. Pesquisas modernas mostram[60] que nas Olimpíadas de 1900, os atletas de pelo menos quatro países não representados (Canadá, Luxemburgo, Colômbia, Nova Zelândia) competiram por outros países em esportes individuais e coletivos. O site do COI lista todos eles na seção de resultados sob suas nacionalidades[61], mas não inclui seus países entre os 26 países participantes.[58]
  5. O site do COI para os Jogos Olímpicos de Verão de 1896, 1900 e 1904 não inclui as equipes mistas (equipes de atletas de diferentes nações) como uma "nação" separada ao contar as nações participantes. Ao mesmo tempo, o COI mostra a equipe mista nos resultados das competições em que essas equipes competiram. Assim, o número especificado de equipes nacionais mais as equipes mistas participaram dos Jogos.
  6. A página do COI na internet para os Jogos Olímpicos de Verão de 1904[62] estabelece o número de 95 eventos, enquanto a página do COI na Internet[63] listou 91. O número de 91 tem como fonte um trabalho do historiador e autor olímpico Bill Mallon[64], cujos estudos lançaram luz sobre o assunto. Os eventos que satisfazem todos esses quatro critérios de seleção retrospectivos do início do século XX - restritos a amadores, permitindo a participação internacional, abertos a todos os competidores e sem handicap - são agora considerados eventos olímpicos.
  7. O site do COI para os Jogos Olímpicos de Verão de 1896, 1900 e 1904 não inclui as equipes mistas (equipes de atletas de diferentes nações) como uma "nação" separada ao contar as nações participantes. Ao mesmo tempo, o COI mostra a equipe mista nos resultados das competições em que essas equipes competiram. Assim, o número especificado de equipes nacionais mais as equipes mistas participaram dos Jogos.
  8. Embora os Jogos de 1916, 1940 e 1944 tenham sido cancelados, os números romanos para esses Jogos ainda foram aplicados porque os títulos oficiais dos Jogos de Verão contam as Olimpíadas, não os Jogos em si, de acordo com a Carta Olímpica.[67] Isso contrasta com os Jogos Olímpicos de Inverno, que ignoram os Jogos de Inverno cancelados de 1940 e 1944 em sua contagem numérica.
  9. A página da internet do COI para os Jogos Olímpicos de Verão de 1920[68] apresenta o número de 156 eventos, enquanto que a página da internet do COI[69] listou 154 (a diferença foram dois eventos de vela em Amsterdã).
  10. Embora os Jogos de 1916, 1940 e 1944 tenham sido cancelados, os números romanos para esses Jogos ainda foram aplicados porque os títulos oficiais dos Jogos de Verão contam as Olimpíadas, não os Jogos em si, de acordo com a Carta Olímpica.[67] Isso contrasta com os Jogos Olímpicos de Inverno, que ignoram os Jogos de Inverno cancelados de 1940 e 1944 em sua contagem numérica.
  11. Embora os Jogos de 1916, 1940 e 1944 tenham sido cancelados, os números romanos para esses Jogos ainda foram aplicados porque os títulos oficiais dos Jogos de Verão contam as Olimpíadas, não os Jogos em si, de acordo com a Carta Olímpica.[67] Isso contrasta com os Jogos Olímpicos de Inverno, que ignoram os Jogos de Inverno cancelados de 1940 e 1944 em sua contagem numérica.
  12. A página do COI na internet sobre os Jogos Olímpicos de Verão de 1956[3] apresenta um total de 151 eventos (145 eventos em Melbourne e seis eventos equestres em Estocolmo).
  13. Devido às leis de quarentena australianas, seis eventos equestres foram realizados em Estocolmo para os Jogos Olímpicos de Verão de 1956, vários meses antes dos outros eventos em Melbourne; cinco das 72 nações que competiram nos eventos equestres em Estocolmo não participaram dos Jogos principais em Melbourne.
  14. Os Jogos Olímpicos de Verão de 1972 estavam originalmente programados para terminar em 10 de setembro de 1972, mas foram adiados para um dia em 11 de setembro, depois que os eventos foram suspensos por 34 horas devido ao Massacre de Munique, que aconteceu após o dia 9.
  15. Os registros do COI indicam que Brejnev abriu os Jogos de Moscou como "Presidente", um título usado na época pelo Presidente do Presidium do Soviete Supremo, ou chefe de estado de jure. (O cargo de Presidente da União Soviética só foi criado em 1990, um ano antes da dissolução da nação).[81]
  16. Originalmente programados para 24 de julho a 9 de agosto de 2020, os Jogos foram adiados em um ano devido à pandemia da COVID-19. No entanto, o evento ainda era chamado de Jogos Olímpicos de Verão de 2020 (marcando a 32ª Olimpíada) para preservar o ciclo de quatro anos das Olimpíadas.[47]
  17. O número de atletas terá uma cota limitada em um número igual de participantes do mesmo gênero.[92]

Referências

  1. «IOC makes historic decision in agreeing to award 2024 and 2028 Olympic Games at the same time». IOC. 11 de julho de 2017. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  2. Schaffer, Kay (2000). The Olympics at the Millennium: Power, Politics, and the Games. [S.l.: s.n.] p. 271 
  3. a b c «Melbourne 1956». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  4. Tarasouleas, Athanasios (1993). «The Female Spiridon Loues» (PDF). Citius, Altius, Fortius. 1 (3): 11–12. Consultado em 26 de junho de 2012. Cópia arquivada (PDF) em 25 de junho de 2008 
  5. Macy, Sue (2004). Swifter, Higher, Stronger. Washington D.C, United States: National Geographic. pp. 16. ISBN 0-7922-6667-6 
  6. Young, David C. (1996). The Modern Olympics: A Struggle for Revival. [S.l.]: Johns Hopkins University Press. p. 144. ISBN 978-0-8018-5374-6 
  7. «1896 Athina Summer Games». Sports Reference. Consultado em 31 de janeiro de 2009. Cópia arquivada em 14 de abril de 2020 
  8. a b «Factsheet - The Games of the Olympiad» (PDF). International Olympic Committee. 16 de novembro de 2021. p. 1. Consultado em 31 de janeiro de 2022. Cópia arquivada (PDF) em 17 de julho de 2021 
  9. Lennartz, Karl (dezembro de 2001). «The 2nd International Olympic Games in Athens 1906» (PDF). Journal of Olympic History. 10. Cópia arquivada (PDF) em 15 de maio de 2012 – via LA84 Foundation 
  10. Lovesey, Peter (dezembro de 2001). «Conan Doyle and the Olympics» (PDF). Journal of Olympic History. 10: 6–9. Cópia arquivada (PDF) em 16 de outubro de 2010 
  11. «Paavo Nurmi – THE FLYING FINN – Life Story». Consultado em 16 de março de 2020 
  12. «The Olympic torch's shadowy past». BBC News. 5 de abril de 2008. Consultado em 4 de agosto de 2008 
  13. «Germany and Japan Are Banned As Participants in '48 Olympics; Other Enemy Countries, Including Italy, Are Likely to Receive Bids, However-- Organizing Group Reveals Plans». The New York Times. 24 de janeiro de 1947. Consultado em 13 de agosto de 2022 
  14. Fernando, Shemal (23 de janeiro de 2022). «Dutch sprinter Fanny Blankers-Koen who was crowned Female Athlete of the 20th Century». Sunday Observer. Consultado em 13 de agosto de 2022 
  15. Benjamin, Daniel (27 de julho de 1992). «Traditions Pro Vs. Amateur». Time. Consultado em 18 de março de 2009. Cópia arquivada em 2 de setembro de 2009 
  16. Schantz, Otto. «The Olympic Ideal and the Winter Games Attitudes Towards the Olympic Winter Games in Olympic Discourses – from Coubertin to Samaranch» (PDF). www.coubertin.ch. Comité International Pierre De Coubertin. Consultado em 13 de setembro de 2008. Cópia arquivada (PDF) em 5 de maio de 2013 
  17. «How the Russians break the Olympic rules». The Christian Science Monitor. 15 de abril de 1980 
  18. J. N. Washburn (21 de julho de 1974). «Soviet Amateur Athlete: A Real Pro». The New York Times 
  19. Oates, Bob (22 de julho de 1986). «Sports in Soviet Union Only for Elite : There Are Top Athletes, and Then There Are Those Who Sunbathe and Watch Drawbridges Go Up». Los Angeles Times 
  20. Turnbull, Simon (27 de julho de 2022). «Marking 70 years since Zatopek's unsurpassed Olympic treble». worldathletics.org. Consultado em 13 de agosto de 2022 
  21. Reid, Kirsty (20 de agosto de 2011). «Blood in the water: Hungary's 1956 water polo gold». BBC News. Consultado em 13 de agosto de 2022 
  22. Wallechinsky, David; Jamie Loucky (2008). The Complete Book of the Olympics, 2008 Edition. [S.l.]: Aurum Press. pp. 453–454. ISBN 978-1-84513-330-6 
  23. «Why Muhammad Ali received a second Olympic gold medal in 1996». NBC Olympic broadcasts. 4 de maio de 2020. Consultado em 13 de agosto de 2022 
  24. Mulkeen, Jon (2 de setembro de 2020). «Sixty years since historic Olympic triple, Rudolph's legacy lives on». worldathletics.org. Consultado em 13 de agosto de 2022 
  25. Kortemeier, Todd (8 de janeiro de 2019). «How the 1964 Games brought live Olympic Sports to the United States for the first time». Team USA. Consultado em 13 de agosto de 2022 
  26. Messner, Nicolas (8 de julho de 2021). «Tokyo 1964: The First Chapter». ijf.org. Consultado em 13 de agosto de 2022 
  27. «Mexico City 1968». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  28. Minshull, Phil (20 de outubro de 2018). «50 years since the day Dick Fosbury revolutionised the high jump». worldathletics.org. Consultado em 13 de agosto de 2022 
  29. Parfitt, Tom (24 de abril de 2019). «Black Power salute 50 years on: Iconic Olympics protest by Tommie Smith and John Carlos remembered». The Independent. Consultado em 13 de agosto de 2022 
  30. Reynolds, Tom (20 de outubro de 2018). «Vera Caslavska and the forgotten story of her 1968 Olympics protest». BBC Sport. Consultado em 13 de agosto de 2022 
  31. Burnton, Simon (2 de maio de 2012). «50 stunning Olympic moments No 26: The terrorist outrage in Munich in 1972». The Guardian. Cópia arquivada em 19 de fevereiro de 2014 
  32. a b «Munich 1972». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  33. Forrester, Nicole W. (25 de fevereiro de 2019). «Will Canada ever host another Olympics? If not, don't blame the 1976 Montreal Games». National Post. The Canadian Press. Consultado em 14 de agosto de 2022 
  34. Newton, Paula (20 de julho de 2012). «Olympics worth the price tag? The Montreal Legacy». edition.cnn.com. Consultado em 14 de agosto de 2022 
  35. Schneider, Stephen;(April 2009).Ice: The Story of Organized Crime in Canada. p.551. ISBN 0-470-83500-1
  36. Riga, Andy (18 de julho de 2016). «Montreal Olympics photo flashback: Boycott targeted New Zealand, South Africa». Montreal Gazette. Consultado em 13 de agosto de 2022 
  37. Bowman, Verity (25 de setembro de 2019). «Moment in Time: 18 July, 1976 - Nadia Comaneci's perfect 10». The Telegraph. Consultado em 14 de agosto de 2022 
  38. Fernando, Shemal (22 de maio de 2022). «Finnish Lasse Viren's Olympic Gold Double-Double at Munich 1972 and Montreal 1976». Sunday Observer. Consultado em 14 de agosto de 2022 
  39. a b «Los Angeles 1984». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  40. a b Hunt, Thomas M. (2011). Drug Games: The International Olympic Committee and the Politics of Doping. [S.l.]: University of Texas Press. p. 66. ISBN 978-0292739574 
  41. Aleksandrov, Alexei; Aleksandrov, Grebeniuk; Runets, Volodymyr (22 de julho de 2020). «The 1980 Olympics Are The 'Cleanest' In History. Athletes Recall How Moscow Cheated The System.». Radio Free Europe/Radio Liberty. Consultado em 26 de dezembro de 2021 
  42. a b Ruiz, Rebecca R. (13 de agosto de 2016). «The Soviet Doping Plan: Document Reveals Illicit Approach to '84 Olympics». The New York Times. ISSN 0362-4331. Consultado em 3 de setembro de 2016 
  43. «Tickets to Olympic events in Beijing sold out». USA Today. 28 de julho de 2008. Consultado em 24 de maio de 2010 
  44. «Rogge hails Athens success». BBC Sport. 29 de agosto de 2004. Consultado em 19 de agosto de 2016 
  45. «Beijing 2008: Games Program Finalized». IOC. 27 de abril de 2006. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  46. «Rio to stage 2016 Olympic Games». BBC Sport. 2 de outubro de 2009. Consultado em 28 de julho de 2012 
  47. a b «Tokyo 2020: Olympic and Paralympic Games postponed because of coronavirus». BBC Sport. 24 de março de 2020. Consultado em 24 de março de 2020 
  48. McCurry, Justin; Ingle, Sean (24 de março de 2020). «Tokyo Olympics postponed to 2021 due to coronavirus pandemic». The Guardian (em inglês). ISSN 0261-3077. Consultado em 24 de março de 2020 
  49. «Tokyo to be put under state of emergency for duration of 2020 Olympic Games». the Guardian (em inglês). 8 de julho de 2021. Consultado em 8 de julho de 2021 
  50. Peter, Josh (8 de agosto de 2021). «Will Tokyo Olympics be a game-changer in how we view athletes' mental health?». USA Today 
  51. «Norway's Karsten Warholm breaks world record to win gold in men's 400m hurdles». Olympics.com. 9 de setembro de 2022. Consultado em 28 de março de 2023 
  52. «International Sports Federations». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  53. «National Olympic Committees». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  54. «Athletics to share limelight as one of top Olympic sports». The Queensland Times. 31 de maio de 2013. Consultado em 18 de julho de 2013 
  55. «Winners Include Gymnastics, Swimming - and Wrestling - as IOC Announces New Funding Distribution Groupings». The Association of Summer Olympic International Federations. Consultado em 18 de julho de 2013 
  56. Lennartz, Karl; Teutenberg, Walter (1995). Olympische Spiele 1900 in Paris. Kassel, Germany: Agon-Sportverlag. p. 147. ISBN 3-928562-20-7. Em muitos trabalhos, lê-se que o COI se reuniu posteriormente para decidir quais eventos eram olímpicos e quais não eram. Isso não é correto e nenhuma decisão jamais foi tomada. Não é possível encontrar nenhuma discussão sobre esse item no relato de nenhuma sessão. 
  57. «Athens 1896». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  58. a b c d «Paris 1900». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  59. a b «Brisbane 2032». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  60. a b Mallon, Bill (1998). The 1900 Olympic Games, Results for All Competitors in All Events, with Commentary. Jefferson, North Carolina: McFarland & Company, Inc. pp. 25–28. ISBN 978-0-7864-4064-1 
  61. a b «Paris 1900 Results». International Olympic Committee. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  62. a b «St.Louis 1904». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  63. «St. Louis 1904 (archived)». Olympic.org. Consultado em 11 de dezembro de 2020. Cópia arquivada em 2 de junho de 2016 
  64. Mallon, Bill (1999). The 1904 Olympic Games, Results for All Competitors in All Events, with Commentary. Jefferson, North Carolina: McFarland & Company, Inc. p. 16. ISBN 9781476621609 
  65. «London 1908». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  66. «Stockholm 1912». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  67. a b c Lennox, Doug (2009). Now You Know Big Book of Sports. [S.l.]: Dundurn Press. p. 223. ISBN 978-1-55488-454-4 
  68. a b «Antwerp 1920». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  69. «Antwerp 1920 (archived)». Olympic.org. Consultado em 11 de dezembro de 2020. Cópia arquivada em 2 de junho de 2016 
  70. «Paris 1924». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  71. «Amsterdam 1928». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  72. «Los Angeles 1932». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  73. «Berlin 1936». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  74. «London 1948». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  75. «Helsinki 1952». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  76. «Rome 1960». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  77. «Tokyo 1964». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  78. «Mexico City 1968». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  79. «Montreal 1976». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  80. «Moscow 1980». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  81. «Factsheet – Opening Ceremony of the Games of the Olympiad» (PDF). 6 de outubro de 2021. pp. 4–5. Consultado em 31 de janeiro de 2022. Cópia arquivada (PDF) em 23 de julho de 2021 
  82. «Seoul 1988». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  83. «Barcelona 1992». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  84. «Atlanta 1996». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  85. «Sydney 2000». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  86. «Athens 2004». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  87. «Beijing 2008». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  88. «London 2012». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  89. «Rio 2016». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  90. «Tokyo 2020». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  91. «Paris 2024». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 
  92. «Gender equality and youth at the heart of the Paris 2024 Olympic Sports Programme». www.olympics.com/. International Olympic Committee. 7 de dezembro de 2020. Consultado em 2 de agosto de 2020. The 10,500-athlete quota set for Paris 2024, including new sports, will lead to an overall reduction in the number of athletes 
  93. «Los Angeles 2028». IOC. Consultado em 31 de janeiro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]