Jogos Olímpicos de Verão de 1928 – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: "Jogos Olímpicos de 1928" redireciona para este artigo. Para os Jogos de Inverno sediados em St. Moritz, veja Jogos Olímpicos de Inverno de 1928.
Jogos da IX Olimpíada
Amsterdã 1928
Dados
Sede Amesterdão
País anfitrião  Países Baixos
Países participantes 46 CONs
Atletas 2 883
Eventos 109 em 15 esportes
Cerimônia de abertura 17 de maio
Cerimônia de encerramento 12 de agosto
Abertura oficial Príncipe Henrique, Duque de Meclemburgo-Schwerin
Juramento do atleta Harry Dénis
Estádio principal Estádio Olímpico
← Paris 1924 Los Angeles 1932 →

Jogos Olímpicos de Verão de 1928 (em neerlandês: Olympische Zomerspelen 1928) , oficialmente Jogos da IX Olimpíada foram os Jogos Olímpicos realizados na cidade de Amesterdão, nos Países Baixos, entre 17 de maio e 12 de agosto de 1928, num clima de paz e prosperidade que viria a anteceder vinte anos de guerras e incertezas econômicas, com a participação de 2 833 atletas, entre eles 277 mulheres, representando 46 países, dois a mais que os Jogos anteriores, disputando dezesseis modalidades esportivas.

Nestes Jogos, as mulheres puderam finalmente passar a competir no atletismo e a norte-americana Betty Robinson foi a primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro neste esporte, na prova dos 100 metros rasos.

O nível de competividade aumentou, com a volta às Olimpíadas dos países derrotados na Primeira Guerra Mundial e até então proibidos de participarem: Alemanha, Áustria, Hungria e Bulgária. Estes foram os primeiros Jogos sem a presença e a liderança de Pierre de Coubertin, que, doente, não compareceu, permanecendo em seu refúgio na Suíça.

A cerimônia de abertura foi realizada de maneira grandiosa no belo estádio Olympisch, construído para os Jogos, com lugar para 65 mil espectadores, que prestigiaram em massa o evento e o mundo viu pela primeira vez a chama olímpica ser acesa no estádio, trazida de Olímpia especialmente para a ocasião. O revezamento que transportaria a chama da Grécia até o local dos Jogos só seria introduzido em Berlim, oito anos depois.

Fatos e destaques[editar | editar código-fonte]

Estádio Olímpico de Amsterdã durante a cerimônia de abertura
  • Pela primeira vez na era moderna, a Chama Olímpica esteve acesa durante todos os Jogos Olímpicos e também a primeira vez que duraram duas semanas.
  • Também foi em Amsterdã que a Grécia foi a primeira nação a desfilar na parada de abertura, com os Países Baixos anfitriões em último. Este protocolo se tornaria permanente no desfile dos Jogos.
  • No meio da prova das quartas de final para a competição de remo, o australiano Henry Pearce parou para deixar passar uma família de patos que atravessava em fila frente ao seu barco e quase perde a prova, mas mesmo assim Pearce conseguiu ganhar a eliminatória e acabaria por conquistar a medalha de ouro na final, a única da Austrália nestes Jogos.
  • Betty Robinson, que com apenas 16 anos se tornou a primeira campeã olímpica do atletismo, sofreu um acidente de avião três anos após seu triunfo, onde quebrou várias vértebras e teve uma comoção cerebral. Recuperada, mas sem poder dobrar totalmente o joelho, o que não lhe possibilitava se agachar para a largada, Robinson passou a se dedicar ao revezamento e em 1936, nos Jogos de Berlim, conquistou outro ouro como membro da equipe de revezamento feminino 4x100 m dos Estados Unidos, aos 24 anos.

Modalidades disputadas[editar | editar código-fonte]

Países participantes[editar | editar código-fonte]

Países participantes

Um total de 46 nações estiveram representadas nos Jogos de Amsterdã. Malta, Panamá, e Rodésia (atual Zimbábue) competiram pela primeira vez. A Alemanha retornou após ter se ausentado dos Jogos de 1920 e 1924.

Na lista abaixo, o número entre parênteses indica o número de atletas por cada nação nos Jogos:

Quadro de medalhas[editar | editar código-fonte]

 Ordem  País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
1 Estados UnidosUSA Estados Unidos 22 18 16 56
2 AlemanhaGER Alemanha 10 7 14 31
3 FinlândiaFIN Finlândia 8 8 9 25
4 SuéciaSWE Suécia 7 6 12 25
5 ItáliaITA Itália 7 5 7 19
8 Países BaixosNED Países Baixos 6 9 4 19