João III de Brabante – Wikipédia, a enciclopédia livre

João III
Duque de de Brabante
Duque de Lothier
Duque de Limburgo
João III de Brabante
Nascimento 1300
  Bruxelas
Morte 5 de dezembro de 1355 (55 anos)
  Bruxelas
Cônjuge Maria d'Évreux
Descendência Joana de Brabante
Margarida de Brabante, Condessa de Flandres
Maria de Brabante
João
Henrique
Godofredo
Casa Casa de Reginar
Pai João II de Brabante
Mãe Margarida, Princesa de Inglaterra

João III de Brabante, o Triunfante (Bruxelas, cerca de 1300 - Bruxelas, 5 de dezembro de 1355), foi duque de Brabante e de Limburgo de 1312 a 1355.

Filho de João II, duque de Brabante e de Limburgo, e de Margarida da Inglaterra, filha do rei Eduardo I da Inglaterra.

O início de seu reinado foi cheio de descontentamentos devido ao fato de que os bens dos brabaneses no estrangeiro foram sequestrados em pagamento às dívidas dos duques João I e João II, e também porque os conselheiros do jovem duque não respeitaram a Carta de Kortenberg. Em troca de que o duque seguisse a Carta de Kortenberg, da administração tutoriada das finanças ducais e de novos privilégios para as vilas brabanesas, estas últimas por fim aceitaram pagar as dívidas do duque.

João III, no entanto, também teve problemas com o rei da França, que queria isolar Flandres comercialmente, o que ia contra os interesses econômicos de Brabante. Em 1315, João III ajuda Adolphe de La Marck, bispo de Liège a lutar contra os cidadãos revoltosos deste último. Durante as décadas que seguiram, combateu ainda alguns senhores vizinhos.

Quando do começo da guerra dos Cem Anos, João III toma o lado da Inglaterra e acompanha Eduardo III em suas expedições. Em represália, Filipe VI de Valois faz confiscar os bens dos brabaneses na França e os burgueses de Bruxelas se revoltam então contra o duque João III. Este último intervem energeticamente e decapita um dos chefes revoltosos.

A partir de 1340, João III se afasta da aliança inglesa, preferindo se aliar à França, e casa suas filhas a seus aliados da realeza francesa, o duque de Luxemburgo, o conde de Flandres e o duque de Guéldria.

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

Casa-se, em 1311, com Marie d'Evreux, filha de Luís de França, conde de Évreux e de Margarida d'Artois. Têm :

Teve também grande número de filhos ilegítimos.

Com a Mlle. de Huldenberg, uma de suas amantes, teve Jan van Brabant (IV).

Precedido por
João II
duque de Brabante
e de Limburgo

Sucedido por
Joana e
Venceslau I