Jim Davis (ator) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Jim Davis
Jim Davis (ator)
Jim Davis em Winter Meeting (1948)
Nome completo Marlin Davis
Nascimento 26 de agosto de 1909
Edgerton, Missouri
Nacionalidade  Estados Unidos
Morte 26 de abril de 1981 (71 anos)
Northridge, Califórnia
Ocupação Ator
Cônjuge Blanche Hammerer (1945-1981)

Jim Davis (Edgerton, Missouri, 26 de agosto de 1909 – Northridge, Califórnia, 26 de abril de 1981) foi um ator estadunidense que ficou famoso como o patriarca Jock Ewing na série Dallas.

Vida e carreira[editar | editar código-fonte]

Dono de uma carreira inexpressiva e fadada ao esquecimento, Davis surpreendentemente tornou-se um astro reconhecido em todo o mundo já no fim da vida. Filho de agente funerário, destinado a seguir os passos do pai, deixou o lar ainda jovem para juntar-se a um circo. Um ano depois, tornou-se agente de vendas dos produtos Quaker em Los Angeles. Foi assim que conheceu Sandro Berman, produtor da MGM, que lhe ofereceu um contrato. Apareceu em alguns filmes menores, como "White Cargo" (1942), ao lado de Hedy Lamarr, antes de engajar-se na Guarda Costeira de seu país quando estourou a Segunda Guerra Mundial. Terminado o conflito, foi parceiro de Van Johnson em "The Romance of Rosy Ridge" (1947), e acreditou ter chegado sua grande chance quando Bette Davis o escolheu para ser seu par em "Winter Meeting" (1948), produzido pela Warner Bros. Entretanto, o filme foi um completo fracasso, tanto de público quanto de crítica, e Bette culpou a maneira como o diretor do filme o fez conduzir seu papel. Hollywood fez com que Davis pagasse caro o insucesso do filme, passando a confiar-lhe apenas papéis secundários, dos quais nunca conseguiu se desvencilhar. Assim, foi ator principal de faroestes classe Z e coadjuvante/secundário em filmes B, além de conseguir pequenas pontas em faroestes classe A, o que lhe permitiu, por exemplo, atuar em "El Dorado" (1966), "Rio Lobo" (1970) e "Big Jake" (1971), todos estrelados pelo amigo John Wayne.

Davis saiu-se melhor na televisão, onde apresentou os 39 episódios da série faroeste "Stories of the Century", (1954–1955), e estrelou os 73 de "Rescue 8" (1958–1960), precursora da mais conhecida "Emergency". Também participou de vários telefilmes e de uma miríade de outras séries, entre elas "Lassie", "Death Valley Days", "Perry Mason" e "Bonanza".

Davis foi casado uma única vez, com Blanche Hammerer, sua companheira por toda a vida. Tiveram uma filha, Tara Diane, vítima de uma tragédia: após sofrer um acidente automobilístico, entrou em coma vegetativo e seus pais decidiram desligar os aparelhos que a mantinham viva. Abalado com a morte da filha, Davis foi resvalando silenciosamente para o esquecimento, quando, em 1978, foi convidado para viver Jock, o chefe da família Ewing, na premiada série "Dallas". Inesperadamente, tornou-se uma celebridade instantânea, reconhecido e apontado pelo público onde quer que estivesse. Contudo, essa popularidade repentina só pôde ser saboreada até 1981: diagnosticado com mieloma múltiplo e tumor cerebral em 1980, Davis continuou a trabalhar, mas faleceu de complicações pós-cirurgia de uma úlcera estomacal, detectada no ano seguinte. Seu personagem foi mantido vivo artificialmente por mais algum tempo, durante a quarta temporada da série: estaria prospectando petróleo na América do Sul e, ao cabo de 13 episódios, teria morrido em uma queda de helicóptero.[1]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Todos os títulos em Português referem-se a exibições no Brasil.[1]

Faroestes[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Unonius, Kristian Erik (2001). «Jim Davis, A Glória Tardia». edição de autor. Matinê (29) 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]