Jardins das Tulherias – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Se procura o palácio que existiu neste lugar, veja Palácio das Tulherias.
Jardins das Tulherias
Jardins das Tulherias
Tipo jardim, parque urbano, casa de shows
Inauguração 1564 (460 anos)
Geografia
Coordenadas 48° 51' 50" N 2° 19' 34" E
Mapa
Localização 1.º arrondissement de Paris - França
Patrimônio monument historique classé
Homenageado Palácio das Tulherias


Os jardins das Tulherias (francês: Jardin des Tuileries) compõem um parque parisiense situado na margem direita do rio Sena, entre a praça da Concórdia e o Arco do Triunfo do Carrossel.

Criado no século XVI, em estilo italiano e por ordem de Catarina de Médicis para decorar o entorno do palácio das Tulherias onde passava seus tempos livres, em 1664, o arquiteto André Le Nôtre, autor do projeto do parque que rodeia o palácio de Versalhes, transformou-o num jardim no estilo francês, formal e simétrico, cheio de estátuas ornamentais.

O Musée de l'Orangerie e o Jeu de Paume, sedes de importantes exposições de arte contemporânea, ficam em dois pavilhões dentro do parque, que oferece uma esplêndida perspectiva dos Champs-Élysées, do arco do Triunfo e do Grande Arco de la Défense.

Entre as atividades de lazer para as crianças, estão o teatro de marionetes, os passeios de burro e os barquinhos de brinquedo para navegar no tanque octogonal.

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1900, os jardins sediaram os eventos de esgrima.[1]

Referências

  1. 1900 Summer Olympics official report. Arquivado em 28 de maio de 2008, no Wayback Machine. p. 16. acedido a 15 de fevereiro de 2021. (em francês)
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Tuileries Palace