Jan Werner Danielsen – Wikipédia, a enciclopédia livre

Jan Werner Danielsen
Nascimento 10 de abril de 1976
Nord-Odal
Morte 28 de setembro de 2006 (30 anos)
Oslo
Sepultamento Igreja Sand
Cidadania Noruega
Ocupação cantor
Prêmios
  • Karoline Award (1995)
Instrumento voz
Causa da morte insuficiência cardíaca

Jan Werner Danielsen, mais conhecido como Jan Werner (Nord-Odal, 10 de abril de 1976 - Oslo, 29 de setembro de 2006) foi um cantor norueguês de pop rock, célebre pela sua grande e poderosa voz. Ele representou a Noruega no Festival Eurovisão da Canção 1994, num duo com a também cantora norueguesa Elisabeth Andreassen, que interpretaram o tema Duett que se classificou em sexto lugar, entre 25 participantes.

Jan Werner já era conhecida pela sua voz poderosa com apenas 12 anos, quando obteve uma vitória num concurso de talentos. Entre 1988 à 1993, cantou regularmente com a orquestra sinfónica de Hamar. Em 1994, participou nos acontecimentos culturais dos Jogos Olímpicos de Inverno de Lillehammer. Nesse mesmo ano, participou no Festival Eurovisão da Canção 1994 , juntamente com Elisabeth Andreassen,. Em 2000, voltou a participar nas eliminatórias norueguesas para a Eurovisão, mas terminou em segundo lugar.

O ponto culminante da sua carreia musical foi em 2003 quando participou no Royal Albert Hall, de Londres, para interpretar o tema Air de Johann Sebastian Bach. Faleceu vítima de insuficiência cardíaca, causada por uma inflamação dos brônquios pulmonares e também devido ao estresse derivado de uma intensa atividade profissional.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Fontes e Ligações externas[editar | editar código-fonte]