Jakar – Wikipédia, a enciclopédia livre

Jakar

བྱ་ ཀར

  Cidade  
Jakar Dzong
Jakar Dzong
Jakar Dzong
Localização
Jakar está localizado em: Butão
Jakar
Localização de Jakar no Butão
Coordenadas 27° 33' N 90° 44' E
País  Butão

Jakar (Dzongkha: བྱ་ ཀར་;Wylie: Bya-kar) é uma pequena e animada cidade com abundância de restaurantes e lojas de artesanato localizada na região centro-leste do Butão. É a capital do Distrito de Bumthang e a localização de Jakar Dzong ou, em tradução, “Fortaleza do Pássaro Branco”. A cidade de Jakar é o principal centro administrativo do Distrito de Bumthang e fica localizada a 2800 metros de altitude. Sua área é conhecida como um bastião do budismo Vajrayana, em especial a tradição Nyingma. O nome da cidade é derivado da palavra bjakhab que significa “Pássaro Branco” em referência ao mito da fundação, segundo a lenda, um pássaro branco subiu de repente no ar e se instalou no pico de uma colina, sinalizando assim a localização adequada e auspiciosa para fundar um mosteiro por volta de 1549[1].

O conjunto de aldeias abaixo de Jakar Dzong são coletivamente conhecidas como Cidade de Jakar e tem uma população de cerca de 5.000 habitantes.

Jakar Dzong[editar | editar código-fonte]

Jakar ou Jakar Yugyal Dzong, traduzido grosseiramente como “Fortaleza do pássaro branco” é o dzong do Distrito de Bumthang. Ele está localizado em um cume acima da cidade de Jakar, no Vale do Choekor no Distrito de Bumthang e foi construído em 1667. Jakar Dzong pode ser o maior dzong do Butão, com uma circunferência de mais de 1500 metros.  Uma característica especial do Dzong é a sua torre central com mais ou menos 50 metros de altura, que é diferente da maioria dos demais dzongs no Butão. Outra característica única do dzong é uma passagem murada com duas paredes paralelas, interligada por torres fortificadas descendo a colina até um manancial próximo, que deram à população da fortaleza acesso à água no caso de um cerco. O abastecimento de água protegida ainda está intacto até hoje.[2]

Budismo[editar | editar código-fonte]

Jakar é conhecida como o local de nascimento do budismo no Butão pois foi o primeiro lugar do país que Guru Rinpoche (também conhecido como Padmasambhava, padmakara ou Pema Jungne) visitou, e depois como governante da região se converteu ao budismo.

Referências

  1. «Jakar Dzong Top choice buddhist monastery in Jakar» (em inglês). www.lonelyplanet.com. Consultado em 12 de novembro de 2017 
  2. «Tourism Council of Bhutan» (em inglês). www.tourism.gov.bt/. Consultado em 11 de novembro de 2017