Jaime Murray – Wikipédia, a enciclopédia livre

Jaime Murray
Jaime Murray
Jaime Murray
Outros nomes Jamie Murray
Nascimento 21 de julho de 1976 (47 anos)
Hammersmith, Londres, Inglaterra

 Reino Unido

Ocupação Atriz / Modelo

Jaime Murray (21 de Julho de 1976, Essex, Inglaterra) é uma atriz britânica, mais conhecida por interpretar Stacie Monroe em Hustle e Lila Tournay na segunda temporada do seriado Dexter. Interpretou a Fada Negra/Black Fairy na sexta temporada do seriado Once Upon a Time.

Início da vida e Educação[editar | editar código-fonte]

Filha do também ator inglês Billy Murray e Elaine, uma hipnoterapeuta,[1] ela nasceu em Londres na Inglaterra. Seu nome foi uma homenagem a personagem Jaime Sommers no The Bionic Woman interpretada por Lindsay Wagner. Antes de ser levada a Level (O GCE A Level corresponde à conclusão do segundo grau, no sistema brasileiro) foi diagnostica com dislexia. Estudou Filosofia e Psicologia na London School of Economics por algum tempo, mas desistiu e foi para Centro de Drama de Londres, graduando-se em 2000. Jaime tem duas irmãs e um irmão. Sendo Sarah e Jonathan por parte do primeiro casamento de seu pai (com Maureen) e Lizzy sua irmã mais nova também filha de sua mãe.[1]

O Sucesso[editar | editar código-fonte]

Foi para Hollywood para filmar Demons e logo conseguiu um papel no seriado Dexter como Lila West/Lila Tourney. Recentemente interpretou Afrodite, na minissérie Valentine. Também atuou em filmes como The Deaths of Ian Stone e Devil’s Playground e recentemente interpreta H. G. Wells no seriado Warehouse 13 e Gaia no seriado Spartacus no especiais Gods of Arena. Com esses papéis ela tornou-se mais conhecida como atriz. Tem atuado também como modelo.

Principais Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Stahma Tarr (em Defiance) - Na produção mais recente do canal Syfy, Jaime é a esposa de Datak Tarr. Stahma e seu marido pertencem à raça alienígena dos Castithans, vindos do Sistema Votanis e radicados na Terra. Ela é o cérebro por trás de todas as ações do marido e consegue manipular as pessoas para conseguir o que quer, podendo ser fria e adorável ao mesmo tempo até atingir seus objetivos.
  • Stacie Monroe (em Hustle) - É a "isca" da equipe de vigaristas londrinos. Tem a cabeça fria, é sexy, intuitiva, versátil, fascinante e tem a inteligência comparada a de Mickey (o líder e mais inteligente integrante). É a responsável pelas finanças do grupo e tem um grande carinho por Albert. seu relacionamento anterior com Mickey é explorado durante a série.[2]
  • Lila West/Lila Tourney (em Dexter) — Participação durante a segunda temporada como "madrinha" do protagonista Dexter nos NA (Narcóticos Anônimos), Lila é uma artista britânica desequilibrada que passa a ter uma obsessão por Dexter.
  • Grace Valentine (Afrodite) (em Valentine) - Jaime interpreta Afrodite, a deusa do amor, que usa o nome Grace Valentine para viver atualmente. Ela é a matriarca da família e seu trabalho é unir almas gêmeas.
  • Helena G Wells (em Warehouse 13) - Helena é uma agente do depósito que viveu a mais de 100 anos atrás que retorna pois esteve "congelada" no depósito. Torna-se grande amiga de Myka (Joanne Kelly ) e aparece em vários episódios auxiliando as missões.
  • Gaia (em Spartacus - Gods of the Arena) - Gaia é manipuladora, aventureira e com poucas inibições quando se trata de homens e sexo. Ela tem uma reputação de seduzir homens casados, mas ela também seduz Lucretia e fala com entusiasmo de dormir com os gladiadores. Apesar disso, ela é honesta e carinho para com Lucretia e deseja ajudar e proteger. Ela quer se casar com um homem rico e está constantemente à procura. Gaia ajuda Lucretia e Batiatus com seu negócio, quando ela atrai Varis para sua casa para tentar colocar a casa de Batiatus nos jogos da nova Arena. Para tentar ajudar a amiga ela seduz Túlio, que acaba matando-a.

Televisão[editar | editar código-fonte]

Atuações de Jaime Murray:

Ano Seriado Personagem Notas
2019 Gotham Nyssa al ghul 1 episódio
2018 The Originals Antoinette Recorrente
2016-2017 Once Upon a Time Fada Negra Recorrente
2013 Defiance Stahma Tarr 12 episódios
2011 Ringer Olivia Charles 4 episódios
2010-2011 Warehouse 13 H.G. Wells 13 episódios
2011 Spartacus: Gods of the Arena Gaia 4 episódios
2010 Suite 7 Jessy 1 episódio
2009 The Beautiful Life: TBL Vivienne 5 episódios
2009 NCIS: Naval Criminal Investigative Service ICE Agent Julia Foster 1 episódio
2009 Eli Stone Diane Rundlet 1 episódio
2009 The Mentalist Nadia Sobell 1 episódio
2008–2009 Valentine Grace Valentine / Aphrodite 8 episódios
2007 Dexter Lila West / Lila Turnay 10 episódios
2004-2007 O Golpe Stacie Monroe 24 episódio
2007 Demons Rebecca
2005 Agatha Christie's Poirot Ruth Kettering 1 episódio
2005 ShakespeaRe-Told Bianca Minola 1 episódio
2005 Louve Soup Natalie Brown 1 episódio
2004 Doctors and Nurses Bella Olazabal 1 episódio
2003 Keen Eddie Kiki 1 episódio
2001-2002 The Bill Melanie 4 episódios
2002 Casualty Sonia Guzman 1 episódios
Filme Ano Personagem
Fright Night 2 2013 Gerri Dandridge / Elisabeth Báthory
Possessions 2011/12 Chloe
Samuel Bleak 2011 Vivian Bleak
Devil's Playground 2010 Lavinia
The Rapture 2010 Fiona
The Deaths of Ian Stone 2007 Medea
Animal 2005 Saleswoman
Botched 2007 Anna

Atuação como Modelo[editar | editar código-fonte]

Jaime trabalhou como modelo para a loja de departamentos britânica Debenhams que a escolheu devido a sua atuação em Hustle[3] e apareceu em revistas masculinas (GQ, Mayfair e FHM) e Femininas (Hello!, Cosmopolitan e OK!)

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Indicações[editar | editar código-fonte]

2008

Referências

  1. a b «Sunday People - News, views, gossip, pictures, video». mirror (em inglês). Consultado em 15 de julho de 2021 
  2. «BBC - Drama - Hustle - Stacie Monroe (Jaime Murray)». www.bbc.co.uk. Consultado em 15 de julho de 2021 
  3. «Cópia arquivada» (PDF). Consultado em 25 de novembro de 2011. Arquivado do original (PDF) em 6 de outubro de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]