Ivy Mike – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ivy Mike

Ivy Mike explode em Enewetak, em 1 de novembro de 1952
Tipo Arma nuclear
Local de origem  Estados Unidos
História operacional
Utilizadores  Estados Unidos
Histórico de produção
Criador Laboratório Nacional de Los Alamos
Data de criação desconhecido
Quantidade
produzida
1
Especificações
Peso 82 toneladas
Comprimento desconhecido
Diâmetro desconhecido
Carga explosiva urânio, trítio, lítio e deuterio.
Peso da carga
explosiva
desconhecido
Poder explosivo 10,4 megatons

Ivy Mike foi o primeiro teste bem sucedido de um artefato de fusão nuclear realizado pelos Estados Unidos, no qual a maior parte do explosivo usado foi produzido por esta própria fusão.

Ele foi detonado às 07h15 de 1 de novembro de 1952, no atol de Enewetak, no Oceano Pacífico, como parte da Operação Ivy, oitava série de testes nucleares norte-americanos, destinados a melhorar a capacidade das armas nucleares dos Estados Unidos como resposta ao programa nuclear soviético, na época da Guerra Fria. O dispositivo foi o primeiro teste completo de uma bomba de fusão em estágios, desenhada pelos cientistas Edward Teller e Stanisław Ulam, e é geralmente considerado como o primeiro teste de uma bomba de hidrogênio.

Elugelab, assinalada no atol, ANTES da detonação.
A cratera no lugar da ilha, DEPOIS da detonação.

Cerca de 9 350 militares e 2 300 civis estiveram envolvidos na operação. O artefato era um cilindro de 82 toneladas colocado dentro de uma construção de alumínio, erguida na pequena ilha de Elugelab, uma das ilhas do atol, e produziu uma explosão de 10,4 megatons, (equivalente a 10,4 milhões de toneladas de TNT). A bola de fogo se espalhou por 5 km de comprimento em sua base e a nuvem de cogumelo subiu a uma altitude de quase 20 km em menos de 90 segundos, se estabilizando depois a 40 km de altura com uma largura no topo da nuvem de cerca de 160 km.

A explosão criou uma cratera de 2 km de diâmetro e 55 metros de profundidade no local onde antes da explosão era a ilha de Elugelab; o barulho e as ondas formadas no mar pela explosão (algumas delas com mais de sete metros de altura) arrancaram toda a vegetação das ilhas, como foi observado pela tripulação de um helicóptero militar que sobrevoou o local à distância, uma hora após o desaparecimento do cogumelo de fogo; pedaços de rocha e coral das ilhas caíram sobre navios ancorados a 50 km de distância e a área imediatamente em volta do atol ficou pesadamente contaminada por radiação durante algum tempo.

Edward Teller, inventor e um dos maiores defensores do desenvolvimento de uma bomba de hidrogênio, estava em Berkeley, Califórnia, no momento do teste e soube em primeira mão que ele tinha sido bem sucedido, acompanhando a oscilação de um sismógrafo que captou as ondas de choque viajando por toda a terra desde o local do teste no Pacífico Sul.