Isabel Marshal – Wikipédia, a enciclopédia livre

Isabel Marshal
Isabel Marshal
Condessa de Hertford
Reinado 9 de outubro de 121725 de outubro de 1230
Condessa de Gloucester
Reinado 122525 de outubro de 1230
Condessa da Cornualha
Reinado 13 ou 31 de maio de 123115 ou 17 de janeiro de 1240
 
Nascimento 9 de outubro de 1200
  Castelo de Pembroke, Pembrokeshire, País de Gales
Morte 15 ou 17 de janeiro de 1240 (39 anos)
  Castelo de Berkhamsted, Hertfordshire, Inglaterra
Sepultado em Abadia de Beaulieu, Hampshire (corpo)
Abadia de Tewkesbury, Gloucestershire (coração)
Cônjuge Gilberto de Clare, 5.° Conde de Gloucester
Ricardo, 1.º Conde da Cornualha
Pai Guilherme Marshal, 1.º Conde de Pembroke
Mãe Isabel de Clare, 4.° Condessa de Pembroke

Isabel Marshal (Castelo de Pembroke, 9 de outubro de 1200 — Castelo de Berkhamsted, 15 ou 17 de janeiro de 1240)[1][2] foi condessa consorte de Hertford e Gloucester pelo seu primeiro casamento com Gilberto de Clare, 5.° Conde de Gloucester, e condessa da Cornualha pelo seu segundo casamento com Ricardo, 1.º Conde da Cornualha. Foi bisavó do rei Roberto I da Escócia.

Família[editar | editar código-fonte]

Isabel era a filha de Guilherme Marshal, 1.º Conde de Pembroke e de Isabel de Clare, 4.° Condessa de Pembroke. Seu pai era um famoso cavaleiro que serviu quatro reis ingleses: Henrique II, Ricardo I, João, Henrique III, além de Henrique, o Jovem.

Seus avós paternos eram João Marshal, também chamado de João FitzGilbert, Conde Marechal, e um aliado da princesa Matilde de Inglaterra, durante o período conhecido como A Anarquia, e sua esposa, Sibila de Salisbury.

Seus avós maternos eram Ricardo de Clare, 2.° conde de Pembroke e a princesa irlandesa Eva de Leinster, também conhecida como Aoife MacMurrough em irlandês. Eva era filha do rei de Leinster, Diarmait Mac Murchada, também chamado de Dermot MacMurrough, e de sua esposa Mór Ní Tuathail. O rei, após perder o seu reino, se viu obrigado a solicitar a ajuda do rei Henrique II, o que resultou na Invasão normanda na Irlanda, em 1171.

Isabel teve nove irmãos, entre eles: Guilherme, 2.° Conde de Pembroke, marido da princesa Leonor de Inglaterra; Matilde, condessa de Norfolk e Surrey pelos seus dois casamentos; Ricardo, 3.° Conde de Pembroke, líder das forças na Batalha de Curragh contra o rei Henrique III de Inglaterra, em 1234; Gilberto, 4.° Conde de Pembroke, marido da princesa Marjorie da Escócia; Valter, 5.° Conde de Pembroke, marido de Margarida de Quincy, condessa de Lincoln; Anselmo, 6.° Conde de Pembroke, marido de Matilde de Bohun; Joana, esposa de Warin de Munchensi; Siibla, primeira esposa de Guilherme de Ferrers, 5.° Conde de Derby, e Eva, casada com Guilherme de Braose, senhor de Abergavenny.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Primeiro casamento[editar | editar código-fonte]

Isabel casou-se com o conde Gilberto no seu aniversário de dezessete anos, em 9 outubro de 1217, na Abadia de Tewkesbury, em Gloucestershire. Gilberto, vinte anos mais velho do que a jovem, era filho de Ricardo de Clare, 3.° Conde de Hertford e de Amícia FitzRobert, suo jure condessa de Gloucester.

Eles tiveram seis filhos. Gilberto morreu com aproximadamente 50 anos de idade, em 25 de outubro de 1230.

Segundo casamento[editar | editar código-fonte]

Em 13 ou 31 de maio de 1231, Isabel casou-se com Ricardo, 1.º Conde da Cornualha, na Igreja de Fawley, em Buckinghamshire. Ele era filho do rei João de Inglaterra e de Isabel de Angolema. O matrimônio, porém, foi contra os desejos do irmão do conde, o rei Henrique III, que esperava encontrar uma esposa para ele.

Isabel contraiu icterícia após dar a luz, e faleceu aos 39 anos, em 1240.

O desejo da condessa de ser enterrada ao lado do primeiro marido, na Abadia de Tewkesbury, porém, não se concretizou completamente. Apenas seu coração foi enterrado no local, e seu corpo foi sepultado na Abadia de Beaulieu, ao lado de seu último filho, Nicolas.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Primeiro casamento[editar | editar código-fonte]

  • Amícia de Clare (27 de maio de 1220 - 1284) condessa de Devon como esposa de Balduíno de Redvers, 6.° conde de Devon, com quem teve dois filhos. Viúva, casou-se com Roberto de Guines, mas não teve filhos. Ela fundou a Abadia de Buckland, em Devon;
  • Ricardo de Clare, 6.° Conde de Gloucester (4 de agosto de 1222 - 15 de julho de 1262), foi casado primeiro com Margarida de Burgh, e depois com Matilde de Lacy, com quem teve filhos;
  • Inês de Clare;
  • Isabel de Clare (2 de novembro de 1226 - após 10 de julho de 1264), foi senhora de Annandele e Ireby como esposa de Roberto de Brus, 5.° senhor de Annandale, com quem teve descendência. Era avó materna do rei Roberto I da Escócia;
  • Guilherme de Clare (18 de maio de 1228 - 23 de julho de 1258) nunca se casou;
  • Gilberto de Clare (12 de setembro de 1229 - após 1244), foi um padre.

Segundo casamento[editar | editar código-fonte]

  • João da Cornualha (31 de janeiro de 1232 - 22/23 de setembro de 1233), foi enterrado na Abadia de Reading;
  • Isabel da Cornualha (8 de setembro de 1233 - - 6 de outubro de 1234), foi enterrada na Abadia de Reading;
  • Henrique de Almain (2 de novembro de 1235 - 13 de março de 1271), casado com Constaça de Bearne, condessa de Bigorre. Em 1271, foi assassinado em uma igreja em Viterbo por seus primos Guido, conde de Nola e Simão VI de Montfort, filhos de Simão de Montfort, 6.° Conde de Leicester, como vingança pela morte de seu pai;
  • Nicolas da Cornualha (n. e m. 17 de janeiro de 1240), enterrado na Abadia de Beaulieu.

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

Isabel e Ricardo aparecem nos livros The Marriage Prize e The Dragon and the Jewel da escritora britânica, Virginia Henley.

Ascendência[editar | editar código-fonte]

Referências