Irmão Afonso – Wikipédia, a enciclopédia livre

Irmão Afonso
Irmão Afonso
Busto de Irmão Afonso em frente à reitoria da PUCRS
Nome completo Charles Désiré Joseph Herbaux
Nascimento 19 de agosto de 1897
Quesnoy-sur-Deûle, França
Morte 10 de junho de 1970 (72 anos)
Porto Alegre, Brasil
Nacionalidade francês
Ocupação Missionário
Religião Católica romana

Charles Désiré Joseph Herbaux (Quesnoy-sur-Deûle, 19 de agosto de 1887Porto Alegre, 10 de junho de 1970), mais conhecido pelo nome religioso Irmão Afonso, foi um educador e missionário marista francês. Tendo se mudado jovem para o sul do Brasil, ele dedicou sua vida à educação de crianças e jovens e foi o fundador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em uma família muito católica, em uma aldeia próxima de Lille, Charles Herbaux entrou aos doze anos de idade para a Casa de Formação que os Irmãos Maristas mantinham em Beauchamps, onde concluiu seu ensino secundário em 1901. Em março de 1903, ele adotou o nome Frère Alphonse, isto é, "Irmão Afonso" em francês.

Com a ascensão de Émile Combes ao poder, o governo francês promoveu a expulsão de religiosos e o sequestro de bens de ordens e congregações católicas, e o Irmão Afonso teve que terminar seu noviciado na Bélgica. Em fevereiro de 1904, despediu-se de seus familiares e, junto com outros catorze irmãos, chegou a Porto Alegre em maio daquele ano. Em julho, partiu para o Colégio Sant'Ana de Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, a fim de aperfeiçoar seus estudos de magistério, além de aprender e praticar a língua portuguesa. Em 1907, após esse período de estudos, ele foi desginado professor de Filosofia e diretor do Colégio Santa Maria, na cidade homônima, na qual permaneceu até 1926.[1]

Em junho de 1927, o Irmão Afonso assumiu a direção do Colégio Nossa Senhora do Rosário de Porto Alegre. Durante sua gestão, o número de matriculados aumentou significativamente. Além disso, graças a seu espírito empreendedor e visionário, promoveu, dentro deste colégio, a criação do "Instituto Superior de Comércio", pioneiro no sul do país, que se tornou a base da primeira unidade da futura Universidade: a Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia.[2] Desde então, outras unidades foram criadas, e na década de 1960 a Universidade mudou seu endereço para seu Campus Central.

O Irmão Afonso também incentivou missões na Angola e em Moçambique. Faleceu no Hospital São Francisco de Porto Alegre, aos oitenta e dois anos.[1]

Em sua homenagem, foi instituída a Medalha Irmão Afonso, conferida pela PUCRS.[3]

Referências

  1. a b Elvo Clemente. História da PUCRS - Volume I. [S.l.: s.n.] p. 22 
  2. Beatriz Dornelles. «Porto Alegre em destaque: historia e cultura». p. 147 
  3. Urbano Zilles (organizador). Gratidaõ de ser: homenagem ao Irmão Elvo Clemente. [S.l.: s.n.] p. 7 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Faustino João & Elvo Clemente. História da PUCRS - Volume I. EDIPUCRS. Porto Alegre, 2002.