Instituto Politécnico de Setúbal – Wikipédia, a enciclopédia livre

Instituto Politécnico de Setúbal
Instituto Politécnico de Setúbal
IPS
Lema Juntos fazemos o amanhã
Fundação 14 de outubro de 1979
Instituição mãe Instituto Politécnico de Setúbal
Tipo de instituição Pública
Faculdades Escola Superior de Educação; Escola Superior de Tecnologia de Setúbal; Escola Superior de Ciências Empresariais; Escola Superior de Tecnologia do Barreiro; Escola Superior de Saúde
Localização Setúbal e Barreiro, Portugal
Funcionários técnico-administrativos 172 (2020) [1]
Presidente Ângela Lemos
Docentes 637 (2020) [1]
Total de estudantes 7 000 (2020) [2]
Campus Setúbal e Barreiro
Página oficial www.ips.pt

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) é uma instituição pública de ensino superior, criada em 14 de outubro de 1979, iniciando atividade a 20 de abril de 1981, em Setúbal, Portugal.[3]

Como instituto superior politécnico, o IPS procura, principalmente, estimular o “saber profissional”, sem no entanto deixar de lado o “saber científico”, enquanto base segura para a formação de profissionais capazes de colocar as suas competências ao serviço da comunidade. Essa ligação com a comunidade, através de prestação de serviços à rede de estabelecimentos de ensino, hospitais e às empresas da região, tem contribuído para o reconhecimento da importância deste subsistema de ensino superior nos diferentes setores académicos e científicos da vida nacional.

Atualmente, o IPS engloba cinco Escolas Superiores: Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal), Escola Superior de Educação (ESE), Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro) e Escola Superior de Saúde (ESS). As atividades das cinco Escolas Superiores são coordenadas pelos Serviços Centrais. Existe, ainda, uma sexta unidade organizacional, orientada para o apoio aos estudantes: os Serviços de Ação Social (SAS), responsável pelo alojamento, alimentação, apoio psicológico e atividades desportivas e recreativas.

O Instituto Politécnico de Setúbal e as suas Unidades Orgânicas visam a formação de estudantes de elevado nível cultural, científico, artístico, técnico e profissional.

Para além da atividade de ensino e formação, o IPS tem ainda como objetivos a realização de atividades de pesquisa, investigação aplicada e desenvolvimento experimental, bem como a prestação de serviços, a cooperação em atividades de extensão educativa, cultural e técnica e a cooperação em projetos nacionais e internacionais, através de intercâmbio com instituições congéneres, nacionais e estrangeiras.

Campus do IPS em Setúbal
Campus do IPS no Barreiro

História[editar | editar código-fonte]

O IPS foi fundado a 14 de outubro de 1979, no âmbito da criação em Portugal da nova rede de ensino superior politécnico, integrando inicialmente apenas duas Escolas Superiores, localizadas em Setúbal (Escola Superior de Tecnologia e Escola Superior de Educação). A história do IPS mistura-se com a história do ensino superior em Portugal, acompanhando a evolução do mesmo, bem como as decisões e opções governativas. Nesse sentido, ao longo dos anos, o IPS alargou o espectro de atuação, criando novas Escolas com novos cursos superiores, bem como novos graus académicos. A ordem cronológica da criação do IPS e das suas Unidades Orgânicas é a seguinte[4]:

  • 1979 - Criação do Instituto Politécnico de Setúbal
  • 1979 - Criação da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal
  • 1993 - Criação dos Serviços de Ação Social
  • 1994 - Criação da Escola Superior de Ciências Empresariais
  • 1999 - Criação da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro
  • 2000 - Criação da Escola Superior de Saúde

Escolas Superiores[editar | editar código-fonte]

O IPS é constituído pelas seguintes Escolas Superiores:

Apoio Social[editar | editar código-fonte]

Para assegurar o apoio social aos estudantes, o IPS dispõe de Serviços de Ação Social (SAS/IPS), dotados de autonomia administrativa e financeira.

Criados em 1993, os SAS/IPS visam executar a política de ação social estabelecida para o ensino superior, procurando proporcionar as melhores condições de estudo aos estudantes, sobretudo aos mais carenciados, através da disponibilização de um conjunto de apoios, nomeadamente, a atribuição de bolsas de estudo e auxílios de emergência. Prestam, igualmente, outros serviços à comunidade estudantil do IPS, designadamente: alojamento, alimentação, serviços de saúde e apoio a atividades desportivas e culturais.[5]

Localização[editar | editar código-fonte]

O IPS está, atualmente, localizado em duas cidades: Setúbal e Barreiro. No campus do IPS em Setúbal encontram-se os Serviços Centrais, os Serviços de Ação Social e quatro Escolas Superiores: Escola Superior de Educação, Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Escola Superior de Ciências Empresariais e Escola Superior de Saúde. No campus do Barreiro situa-se a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro.

Para além do campus de Setúbal e do campus do Barreiro, o IPS também leciona cursos superiores noutras cidades do país, nomeadamente: Grândola, Ponte de Sor, Sines, Amadora, Loures e Vila Franca de Xira.

Cursos[editar | editar código-fonte]

A oferta formativa do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) abrange diversas áreas de conhecimento, disponibilizando mais de 85 cursos superiores, entre Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), Licenciaturas, Mestrados e Pós-Graduações.[6].

Referências

  1. a b Instituto Politécnico de Setúbal. «IPS em Números». Consultado em 3 de fevereiro de 2020 
  2. Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. «DGEEC Vagas e Inscritos no Ensino Superior». Consultado em 16 de janeiro de 2020 
  3. Instituto Politécnico de Setúbal. «História do IPS». Consultado em 9 de fevereiro de 2013 
  4. Instituto Politécnico de Setúbal. «História do IPS». Consultado em 13 de novembro de 2018 
  5. Instituto Politécnico de Setúbal. «Apresentação dos Serviços de Ação Social do IPS». Consultado em 13 de novembro de 2018 
  6. Instituto Politécnico de Setúbal. «Lista de Cursos do Instituto Politécnico de Setúbal». Consultado em 13 de novembro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]