Ingeborg da Dinamarca – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ingeborg
Princesa da Dinamarca e Suécia
Duquesa da Gotalândia Ocidental
Ingeborg da Dinamarca
Ingeborg em 1914
Duquesa Consorte da Gotalândia Ocidental
Reinado 27 de agosto de 1897
a 24 de outubro de 1951
 
Nascimento 2 de agosto de 1878
  Palácio de Charlottenlund, Copenhague, Dinamarca
Morte 11 de março de 1958 (79 anos)
  Estocolmo, Suécia
Sepultado em Cemitério Real de Haga, Solna, Estocolmo, Suécia
Nome completo  
Ingeborg Carlota Carolina Frederica Luísa
Marido Carlos, Duque da Gotalândia Ocidental
Descendência Margarida da Suécia
Marta da Suécia
Astrid da Suécia
Carlos, Duque da Gotalândia Oriental
Casa Glucksburgo (por nascimento)
Bernadotte (por casamento)
Pai Frederico VIII da Dinamarca
Mãe Luísa da Suécia
Religião Luteranismo

Ingeborg Carlota Carolina Frederica Luísa da Dinamarca (Copenhague, 2 de agosto de 1878 - Estocolmo, 11 de março de 1958) foi a segunda filha do rei Frederico VIII da Dinamarca e de sua consorte, a rainha Luísa. Foi avó materna do rei Haroldo V da Noruega e o ex-rei Alberto II da Bélgica; bem como bisavó do príncipe Haakon, Príncipe Herdeiro da Noruega, o rei Filipe da Bélgica e do grão-duque Henrique de Luxemburgo.

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Ingeborg nasceu em 2 de agosto de 1878 no Palácio de Charlottenlund, perto de Copenhague. Ela foi a quinta dos oito filhos do rei Frederico VIII da Dinamarca e sua esposa, a rainha Luísa.[1] Através de seu avô, o rei dinamarquês Cristiano IX, apelido de "o sogro da Europa", Ingeborg era prima do último czar russo Nicolau II, dos reis Jorge V do Reino Unido e Constantino I da Grécia e do último duque reinante Brunsvique, Ernesto Augusto.[2]

Excepcionalmente para a época, Ingeborg e seus irmãos foram criados por sua mãe e raramente colocados sob os cuidados de uma governanta. Luísa estava muito interessada no desenvolvimento de seus filhos, então ela lhes impôs uma educação amorosa e não muito autoritária. Ingeborg se tornou uma jovem amigável, despreocupada e perspicaz.[3]

Casamento[editar | editar código-fonte]

Ingeborg e Carlos em 1897

Em 27 de agosto de 1897, com dezenove anos, ela contraiu matrimônio com o príncipe Carlos, Duque da Gotalândia Ocidental, o terceiro filho do rei Óscar II da Suécia da rainha consorte Sofia. Os dois passaram a sua lua-de-mel na Alemanha.

A mãe de Ingeborg era prima em primeiro grau de Carlos. O casal instalou-se na cidade deEstocolmo e teve quatro filhos:

  1. A princesa Margarida da Suécia (1899-1977), esposa do príncipe Axel da Dinamarca.
  2. A princesa Marta da Suécia (1901-1954), esposa de Olavo V da Noruega.
  3. A princesa Astrid da Suécia (1905-1935), esposa de Leopoldo III da Bélgica.
  4. O príncipe Carlos, Duque da Gotalândia Oriental (1911-2003).

Em 1947, quando comemoraram mais um ano de casamento, o marido de Ingeborg admitiu que a união tinha sido completamente arranjada pelos seus pais, ao que Ingeborg acrescentouː "Casei-me com alguém que me era completamente estranhoǃ"[4]

O casamento foi muito bem-recebido porque Ingeborg era neta do rei Carlos XV da Suécia, que tinha sido muito popular no seu tempo, e também porque a princesa se tornou muito querida para os suecos. Foi dito que, de entre todas as princesas estrangeiras que se casaram com membros da família real sueca, ela era talvez a mais adequada para se tornar rainha-consorte,[5] e, ao longo de dez anos, quase que chegava a esse cargoː entre 1897 e 1907, a rainha Sofia raramente aparecia em público e a princesa-herdeira Vitória de Baden passava grande parte do tempo no estrangeiro por motivos de saúde, por isso era a princesa Ingeborg que recebia mais deveres públicos, acabando por desempenhar de forma não-oficial um papel que estava mais associado a uma rainha-consorte da Suécia. A percepção que deixou foi a de que cumpriu os seus deveres representativos com uma combinação de dignidade e simpatia natural, tendo atraído para si um circulo de amizades graças à sua personalidade.[6]

Ingeborg interessava-se por desporto, principalmente patinagem no gelo, e, durante a exposição automóvel de Estocolmo em 1913, Ingeborg e o príncipe-herdeiro, Gustavo, resolveram fazer uma viagem espontânea de carro até Escânia. Em 1908, acompanhou o príncipe Guilherme, Duque de Sudermânia para o seu casamento com a grã-duquesa Maria Pavlovna na Rússia.

Vida familiar e política[editar | editar código-fonte]

Ingeborg com as suas filhas mais velhasː Margarida, Marta e Astrid

Ingeborg vivia uma vida familiar harmoniosa e a sua família era conhecida como a "família feliz".[4] Os seus filhos foram educados de forma simples e aprenderam a realizar tarefas domésticas. Tinham mesmo um fogão verdadeiro na sua cabana de brincar no qual cozinhavam comida verdadeira. Ingeborg e Carlos viviam uma vida íntima de família com os seus filhos.

Ingeborg era admirada pela forma como lidou com as dificuldades económicas que a família viveu quando um banco no qual tinham investido faliu em 1922 e eles foram obrigados a vender a sua casa.[4] A princesa era retratada como um exemplo de esposa e mãe em muitas revistas e, durante vários anos, foi um dos membros mais populares da família real.

Ingeborg em 1921

Em 1905, a Assembleia Nacional da Noruega escolheu o príncipe Carlos, marido de Ingeborg, como o primeiro candidato a ocupar o trono da nação recém-independente. Entretanto, o príncipe recusou a indicação, por causa da oposição do seu pai, Óscar II, que era contra a independência desse país. O escolhido acabou sendo um irmão da princesa, também chamado Carlos, depois Haakon VII. O facto de Ingeborg ser parente das três casas reais da Escandinávia foi útil para ajudar a acalmar a tensão causada pela subida do seu irmão ao trono da Noruega. Em termos políticos, Ingeborg simpatizava mais com os liberais e não gostava dos conservadores, uma opinião que expressou durante uma crise governamental em 1918.[6] Odiava o governo conservador de Hammarsköljd e as suas políticas de 1914, criticou a imprensa conservadora e considerou que a demissão do governo liberal-socialista em 1918 foi um desastre, tendo, aparentemente, comentado o assunto com as palavrasː "Não pode acontecerǃ Não, não, nãoǃ".[4]

Durante a Segunda Guerra Mundial, a princesa manifestou-se contra o partido Nazi tapando a janela da sua casa que tinha vista direta para a embaixada da Alemanha em Estocolmo.[6]

Morte[editar | editar código-fonte]

Ingeborg faleceu em Estocolmo, aos setenta e nove anos, sete anos depois de ter enviuvado. Foi testemunha também da morte de duas filhas: Astrid morreu em 1935, em um acidente de carro na Suíça, e Marta faleceu de câncer em 1954. Foi sepultada no cemitério real do Parque de Haga, na capital sueca.

Genealogia[editar | editar código-fonte]

Os antepassados de Ingeborg da Dinamarca em três gerações[7]
Ingeborg da Dinamarca Pai:
Frederico VIII da Dinamarca
Avô paterno:
Cristiano IX da Dinamarca
Bisavô paterno:
Frederico Guilherme, Duque de Eslésvico-Holsácia-Sonderburgo-Glucksburgo
Bisavó paterna:
Luísa Carolina de Hesse-Cassel
Avó paterna:
Luísa de Hesse-Cassel
Bisavô paterno:
Guilherme de Hesse-Cassel
Bisavó paterna:
Luísa Carlota da Dinamarca
Mãe:
Luísa da Suécia
Avô materno:
Carlos XV da Suécia
Bisavô materno:
Óscar I da Suécia
Bisavó materna:
Josefina de Leuchtenberg
Avó materna:
Luísa dos Países Baixos
Bisavô materno:
Frederico dos Países Baixos
Bisavó materna:
Luísa da Prússia


Referências

  1. Marlene Eilers Koenig: Royal Musings: 4 Kings at Ingeborg's funeral. In: Royal Musings. 19 de março de 2010. Consultado em 3 de setembro de 2018.
  2. Dominique Bonnet, «Il y a 200 ans naissait le futur roi Christian IX de Danemark, "beau-père de l'Europe"», sur parismatch.com. Consultado em 18 de julho de 2020.
  3. Princess Ingeborg of Denmark, Princess of Sweden. In: Unofficial Royalty. 3. de fevereiro de 2015 (unofficialroyalty.com. Consultado em 3 de setembro de 2018.
  4. a b c d Elgklou, Lars. Familjen Bernadotte. En kunglig släktkrönika. [S.l.: s.n.] 
  5. Skott, Staffan (1996). Alla dessa Bernadottar. [S.l.: s.n.] 
  6. a b c Ingeborg C C F L, urn:sbl:11950, Svenskt biografiskt lexikon (art av Ragnar Amenius
  7. «- Person Page 10334». www.thepeerage.com. Consultado em 26 de fevereiro de 2016 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ingeborg da Dinamarca
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.