Indo-arianos – Wikipédia, a enciclopédia livre

Os povos Indo-arianos ou Indo-áricos são constituídos por uma vasta diversidade de etnias que compartilham entre si o ramo "Índico" das Línguas indo-iranianas, constituído pelas Línguas indo-arianas. Existe, actualmente, cerca de um bilião de falantes destas línguas, sendo a maior parte originária da Ásia meridional, ainda que em tempos recuados se pudessem encontrar na parte oriental do planalto iraniano, no Afeganistão e em áreas tão a oeste como a actual Síria ou o Iraque (o Mitani) e tão a leste quanto o actual Camboja e Vietnã (reinos do Khmer Hindu e Champa). O Povo Rom, vulgarmente conhecido como "cigano", migrou para oeste na Idade Média e, com as modernas migrações, deu origem a uma "vasta minoria" indo-ariana que está representada em todos os continentes.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Edwin Bryant (2001). The Quest for the Origins of Vedic Culture. [S.l.]: Oxford University Press. ISBN 0195137779 
  • Mallory, JP. 1998. "A European Perspective on Indo-Europeans in Asia". In The Bronze Age and Early Iron Age Peoples of Eastern and Central Asia. Ed. Mair. Washington DC: Institute for the Study of Man.
  • Trubachov, Oleg N., 1999: Indoarica, Nauka, Moscow.
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.