Inconfidência Mineira (filme) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Inconfidência Mineira
Inconfidência Mineira (filme)
Cartaz do filme destaca Rodolfo Mayer no papel de Tiradentes
 Brasil
1948 •  pb •  
Direção Carmen Santos
Roteiro Carmen Santos e Humberto Mauro
Idioma português

Inconfidência Mineira é um filme brasileiro clássico, lançado em 1948, que retrata de forma heroica os acontecimentos que levaram à morte do alferes Joaquim José da Silva Xavier na forca, em Vila Rica, no século XVIII, pela sua participação na Inconfidência Mineira (ou Conjuração Mineira).

O filme foi dirigido e escrito por Carmen Santos e Humberto Mauro, baseados na história de Henrique Pongetti. Carmen Santos iniciou o projeto em 1937 e começou a filmar em 1941, levando 11 anos para concluir as gravações e a edição do filme. Durante esse período, ela atuou, dirigiu e escreveu o roteiro do filme.

Embora Carmen estivesse profundamente envolvida no projeto, o filme foi um fracasso de bilheteria. Isso levou à falência de sua produtora, que foi vendida na década seguinte. Apesar do resultado comercial desastroso, o filme tornou-se um marco na história do cinema brasileiro e continua a ser lembrado como um dos melhores filmes nacionais já feitos.

Além disso, a Inconfidência Mineira foi um importante movimento revolucionário que ocorreu em Minas Gerais no final do século XVIII. O movimento era composto por líderes locais que buscavam a independência do Brasil e a liberdade do domínio português. Embora a conspiração tenha sido descoberta e reprimida pelas autoridades coloniais, a Inconfidência Mineira é lembrada como um importante marco na luta pela independência do Brasil.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.