Ilhas Antípodas – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ilhas Antípodas vistas de norte
Posição das Ilhas Antípodas em relação à Nova Zelândia
Pinguim das Ilhas Antípodas

As Ilhas Antípodas são ilhas vulcânicas inóspitas e desabitadas da Nova Zelândia no Oceano Pacífico Sul, a sul do território principal neozelandês e a cerca de 650 km da Ilha Stewart.[1]

O grupo consiste numa ilha principal, a ilha Antípodas de 60 km² de área, a Ilha Bollons com 2 km², e numerosos pequenos ilhéus próximos. O ponto mais elevado é o monte Galloway (402 m).

O seu nome foi obtido pelo termo antípoda, lugar oposto a outro, dado que os ingleses as consideraram as antípodas da Grã-Bretanha, embora na realidade sejam antípodas do norte de França.

História[editar | editar código-fonte]

O capitão Henry Waterhouse da marinha britânica chegou a estas ilhas pela primeira vez em 1800, a bordo do navio HMS Reliance.

  • Tentou-se estabelecer gado nas ilhas, mas logo se abandonou a ideia.
  • Quando o navio Spirit of Dawn encalhou em 1893 na costa de Bollans, onze sobreviventes mantiveram-se quase três meses vivendo com uma dieta de aves cruas. Curiosamente, na outra ponta da ilha havia um depósito para náufragos bem provido de mantimentos. Este depósito foi encontrado e utilizado pela tripulação do Presidente Félix Faure que naufragou na baía em 1908.
  • O último naufrágio nas Antípodas foi o do iate Totorore, com a perda de 2 vidas em 1999.
  • Em 1886 descobriu-se um fragmento de cerâmica antiga polinésia enterrado na ilha principal, o que indica visitas anteriores. O fragmento está exposto no museu Te Papa Tongarewa ("nosso lugar"), o museu nacional da Nova Zelândia em Wellington.

Flora e fauna[editar | editar código-fonte]

Bollans é rica sobretudo em numerosas espécies de aves, algumas endémicas como o albatroz-das-antípodas, o periquito-das-antípodas, e alguns galináceos. Também acolhe cerca de 50% da população mundial de pinguins de crista erecta. A flora das ilhas foi registada em pormenor e inclui algumas espécies de plantas conhecidas como megaervas.

Mapa topográfico das ilhas Antípodas
Mapa topográfico das ilhas Antípodas

Referências

  1. «Ilhas Antípodas». VIAF (em inglês). Consultado em 17 de novembro de 2019