Igreja de Santa Maria Maior (Chaves) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Igreja de Santa Maria Maior (Chaves)
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

A Igreja de Santa Maria Maior, Igreja Paroquial de Chaves ou Igreja Matriz, é um templo cristão na freguesia de Santa Maria Maior, na cidade e no município de Chaves.[1]

Encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1997.[2][1]

História[editar | editar código-fonte]

Chaves foi durante o período romano um dos mais importantes núcleos urbanos da península, tendo os registos da época das invasões suevas, citado a cidade como sede de um bispado cristão. O templo existente teria sido parcialmente destruído, tendo a época de ocupação árabe ditado a extinção da diocese.

As referências documentais à Igreja de Santa Maria Maior aparecem lavradas nas Inquirições Afonsinas de 1259. O templo românico terá sido construído possivelmente no século XII, sobre outro de origem visigótica. Ainda se mantêm a torre sineira e o seu portal da estrutura medieval.

Foi feita uma grande reforma ao templo no reinado de D. João III, ao integrar, na estrutura românica, dois portais bem ao estilo renascentista.

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

De linhas claramente inspiradas na arquitectura italiana, com um arco de volta perfeita e ladeado por colunelos é inserido no frontão de remate triangular.

O portal lateral, é atribuído ao pedreiro, escultor João Noblé. A decoração é repleta de motivos de grutesco, possuindo esculpidos no extradorso do arco os bustos de São Paulo e São Pedro.

No interior conserva-se a estrutura medieval composto por três naves marcadas por robustos pilares, tecto de madeira (século XIX), Originalmente a cobertura era feita por abóbadas de canhão. Antes da capela-mor, existem duas capelas. A capela do Santíssimo, do séc. XVI e reconstruída em meados de Setecentos. No espaço fronteiro, a capela é dedicada a Santa Maria, atrás da qual se situa a sacristia.

A Capela-mor reedificada na segunda metade do século XVI, (1561), a expensas de Domingos Gonçalves. Abre com um arco triunfal ogival, encimado por um painel de azulejos, alusivo à Assunção de Maria. A abóbada polinervada , apoiada em mísulas.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • "A Igreja de Santa Maria Maior de Chaves" Chaves, 1979 - Francisco Gonçalves Carneiro
  • "As mais belas igrejas de Portugal, vol. I" Lisboa,1988 - Júlio Gil
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Igreja de Santa Maria Maior (Chaves)

Referências

  1. a b Ficha na base de dados SIPA
  2. Decreto n.º 67/97, DR n.º 301, de 31-12-1997