Igreja de São Pedro de Ferreira – Wikipédia, a enciclopédia livre

Igreja de São Pedro de Ferreira
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Monumento Nacional (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa
Capela-mor

A Igreja de São Pedro de Ferreira, também referida como Igreja de São Salvador ou Convento de São Pedro de Ferreira, foi um antigo convento de que subsiste a igreja localizada na freguesia de Ferreira, no Município de Paços de Ferreira, no Distrito do Porto, em Portugal.[1]

O Mosteiro de Ferreira forte e seguro mostra a sua firmeza pela sua estrutura. Com uma forte influência, na Idade Média, no povoamento e desenvolvimento agríco­la e cultural da região, a Igreja românica que chegou aos nossos dias é um testemunho impressionante da arquitectura do século XII. Nela se podem encontrar influências tão diversificadas como as da escola de Zamora, patentes no pórtico; da escola de Coimbra, visíveis nos capi­téis e, ainda, de uma escola local, com paralelos a Unhão, na bela cantaria das duas portas laterais.

A Igreja de São Pedro de Ferreira está classificada como Monumento Nacional desde 1928.[1] É um dos 21 monumentos que integram a Rota do Românico do Vale do Sousa.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A Igreja é de grande força e robustez, de uma só nave, com contrafortes adossados no exterior e interior. Possui um nartex exterior com cam­panário que, embora de época posterior, se articula harmoniosamente com a cons­trução do séc. XII. O pórtico de entrada é de cinco arcos com colunas simples e capi­téis profusamente trabalhados.

O interior, dá aces­so a uma capela-mor que tem uma marca de influência galega, com forma poligonal e uma funda arcada em mitra e entrada com arco triunfal. A abóbada da capela-mor apresenta dois tramos muito nítidos nas suas formas e volumetria.

A pia baptismal existente na Igreja, de estilo manuelino e que ostenta as ar­mas de D. Diogo de Sousa, merece também uma referência. Existe ainda no in­terior uma imagem gótica (séc. XVI) de São Pedro, Padroeiro do Mosteiro.

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Igreja de São Pedro de Ferreira

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.