Igreja Católica na Itália – Wikipédia, a enciclopédia livre

IgrejaCatólica

Itália
Igreja Católica na Itália
Basílica de São João de Latrão em Roma, sede do Papa, o primaz da Itália
Santo padroeiro São Francisco de Assis[1]
Santa Catarina de Sena[1]
Ano 2017
População total 60.795.612
Cristãos 43.433.750
Católicos 40.579.300
Primaz Papa Francisco
Presidente da Conferência Episcopal Matteo Maria Zuppi
Núncio apostólico Emil Paul Tscherrig
Códice IT

A Igreja Católica na Itália é parte da Igreja Católica universal em comunhão com o Papa e com a Cúria Romana, com apoio da Conferência Episcopal Italiana. O papa também serve como Primaz da Itália. Além da Itália, duas outras nações soberanas estão incluídas nas dioceses baseadas na Itália: San Marino e o Vaticano. Existem 225 dioceses na Igreja Católica na Itália.

O Papa reside na Cidade do Vaticano, que é um enclave em Roma. Tendo sido um grande centro de peregrinação cristã desde o Império Romano, Roma é comumente considerada como a "casa" da Igreja Católica, uma vez que é onde São Pedro se estabeleceu, ministrou, serviu como bispo, e morreu.[2] Suas relíquias estão localizadas em Roma, juntamente com as de São Paulo, entre muitos outros santos do cristianismo primitivo.

Devido à Renascença italiana, a arte da igreja na Itália é extraordinária, incluindo obras de Leonardo da Vinci, Michelangelo, Fra Carnevale, Gian Lorenzo Bernini, Sandro Botticelli, Tintoretto, Ticiano, Rafael, Giotto, etc.

A arquitetura da igreja italiana é igualmente espetacular e historicamente importante para toda a cultura ocidental, notavelmente a Basílica de São Pedro em Roma, a Basílica de São Marcos em Veneza e na Catedral de Florença, que inclui os "Portões do Paraíso" no Batistério de Lorenzo Ghiberti.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O cristianismo chegou à Península Italiana no primeiro século, provavelmente por viajantes desconhecidos, comerciantes ou soldados. A Carta aos Romanos, de São Paulo, é dirigida e atesta a presença dos cristãos romanos no primeiro século. Os cristãos em Roma também estavam em contato com São Pedro e São Paulo, e ambos foram para lá em missão e eventualmente lá mesmo martirizados. Um dos primeiros bispos e papas italianos foi Clemente I que escreveu uma carta à comunidade cristã em Corinto (1 Clemente) por volta do ano 96 d.C.

Basílica de São Pedro e Cidade do Vaticano, em Roma

A contribuição italiana para o catolicismo é imensurável. Ao longo dos seus dois mil anos de história, a Igreja da Itália cresceu em tamanho e influência, produzindo e / ou abrigando (algumas vezes antes martírio) alguns dos maiores líderes e impulsionadores do Cristianismo Católico, incluindo Priscila e Áquila; Santo Inácio de Antioquia, martirizado em Roma; São Policarpo, martirizado em Roma e discípulo de São João Evangelista; Santa Inês, mártir romano; São Lourenço, mártir; São Justino, professor e mártir; Santo Hipólito, sacerdote e mártir; Santa Cecília, mártir romano; Santo Ambrósio, bispo e Doutor da Igreja; São Jerônimo, teólogo e doutor da Igreja; São Bento de Núrsia, fundador da ordem beneditina e do monasticismo ocidental; Leão, o Grande, bispo de Roma e doutor da Igreja; Gregório, o Grande, bispo de Roma e doutor da Igreja; Santo Agostinho de Cantuária, monge romano, missionário beneditino na Inglaterra, e depois bispo inglês; Urbano II, papa ou bispo de Roma que convocou a Primeira Cruzada; Anselmo de Cantuária, filósofo italiano, doutor da Igreja e depois bispo inglês; São Francisco de Assis, místico e fundador da ordem dos franciscanos; São Boaventura, teólogo franciscano e doutor da Igreja; Santo Tomás de Aquino, dominicano teólogo, filósofo e doutor da Igreja; Dante, poeta; Santa Catarina de Sena, mística, reformadora e doutora da Igreja; Claudio Monteverdi, compositor; Roberto Bellarmino da Toscana, jesuíta teólogo e doutor da Igreja; Antonio Vivaldi, padre e compositor; Leão XIII, bispo de Roma e reformador social; Pio XII, bispo de Roma; João XXIII, bispo de Roma e iniciador do Concílio Vaticano II, entre muitos outros. Poder-se-ia acrescentar a esta lista os fundadores de vários movimentos eclesiais leigos contemporâneos, com destaque para Luigi Giussani, fundador da Comunhão e Libertação, e Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares. Além disso, Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Santo Egídio, hoje uma das grandes organizações religiosas do mundo.

Atualmente[editar | editar código-fonte]

Cerca de 80% da população italiana é católica, dos quais um terço são membros ativos da igreja.[3] A Itália tem 225 dioceses e arquidioceses, mais do que qualquer outro país do mundo, com exceção do Brasil. O país também tem o maior número de paróquias (25.694), religiosas (102.089) e religiosos(23.719), e sacerdotes (44.906), incluindo seculares (isto é sacerdotes diocesanos).

Os bispos da Itália compõem a Conferência Episcopal Italiana como um órgão colaborativo para executar certas funções conjuntas especificadas pelo Direito Canônico. Diferentemente da maioria das conferências episcopais, o presidente da conferência italiana é nomeado pelo papa, devido à sua função como primaz da Itália. Desde 2017, o presidente da conferência episcopal é o cardeal Gualtiero Bassetti.

Organização[editar | editar código-fonte]

Mapa das províncias eclesiásticas italianas

O Primaz da Itália é o Bispo de Roma, que também é o líder ex officio de toda a Igreja Católica. O núncio apostólico é o representante da Santa Sé na Itália, e também em San Marino.

A Igreja Católica na Itália tem dois ritos:

A Igreja Latina na Itália é organizada em:

Organizações de leigos católicos[editar | editar código-fonte]

Financiamento[editar | editar código-fonte]

A Igreja Católica Italiana é financiada em parte pelas doações dos fiéis e em parte pelo Estado Italiano.

A maior parte do financiamento vem do mecanismo oito por mil, correspondendo a cerca de 940 milhões de euros no ano de 2004.

Todas as denominações religiosas que assinaram acordos com o Estado, porém, a Igreja Católica goza de certos benefícios fiscais: edifícios utilizados para fins religiosos são isentos do imposto sobre o valor acrescentado (IVA) e de impostos territoriais. Além disso, o decreto fiscal, ligado à Lei das Finanças de 2006 a isenção do imposto de propriedade local para todas as propriedades pertencentes a confissões religiosas que firmaram acordos com o Estado, independentemente de natureza comercial (anteriormente a isenção relacionada exclusivamente aos edifícios utilizados para fins religiosos). A quantidade desta isenção foi estimada pela Associação Nacional das Comunidades Italianas em 600 a 700 milhões de euros e pela Conferência Episcopal Italiana (CEI) em mais de 1 bilhão de euros.

Além disso, existem outras fontes de financiamento e isenções fiscais de vários tipos:

  • Dedutibilidade de cerca de 1000 euros (no máximo) por declaração de renda
  • Fundo especial para pagar pensões ao clero[4]
  • Isenção total de impostos, incluindo impostos sobre sucessão e doações, para paróquias e órgãos eclesiásticos
  • Isenção para edifícios religiosos
  • Contribuições de fiéis

Conferência Episcopal[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Conferência Episcopal Italiana

O atual presidente da conferência é o cardeal Matteo Maria Zuppi, arcebispo metropolitano de Bolonha.

Nunciatura apostólica[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Nunciatura Apostólica na Itália

A Santa Sé e o Estado italiano estabeleceram relações diplomáticas em 24 de junho de 1929 após a assinatura do Tratado de Latrão, que pôs fim à Questão Romana e levou ao reconhecimento mútuo dos dois estados.[5]

O núncio apostólico da Itália também é tradicionalmente núncio na Igreja Católica em San Marino.

O atual núncio apostólico é Emil Paul Tscherrig, nomeado pelo Papa Francisco em 12 de setembro de 2017.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b San Francesco, the patron Saint of Italy. L'Italo Americano. Acesso em 23 de maio de 2018.
  2. «CATHOLIC ENCYCLOPEDIA: St. Peter, Prince of the Apostles». newadvent.org. Consultado em 27 de abril de 2015 
  3. «The World Factbook». cia.gov. Consultado em 27 de abril de 2015 
  4. «Fondo clero». Consultado em 29 de janeiro de 2018 
  5. Alberto Guasco, Nunziatura e la Chiesa in Italia, in Dizionario Storico Tematico La Chiesa in Italia, vol. II.