Ignazio Danti – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ignazio Danti
Ignazio Danti
Nascimento abril de 1536
Perúgia
Morte 19 de outubro de 1586 (50 anos)
Alatri, Itália
Nacionalidade italiano

Inácio Danti (em italiano: Ignazio ou Egnatio ou Egnazio Danti; em latim: Ignatius Dantes, Perúgia, abril de 1536 — Alatri, 19 de outubro de 1586)[1] foi um sacerdote dominicano, bispo, matemático, astrónomo e cartógrafo e cosmógrafo italiano do século XVI.

Natural da cidade de Perúgia (então pertencente aos Estados Papais), foi baptizado a 26 de abril de 1536 com o nome de Pellegrino Rainaldi Danti. Em 1555 entrou para a ordem dominicana, mudando o seu nome de Pellegrino para Ignazio. Depois de terminados os estudos de filosofia e teologia, foi pregador durante algum tempo e dedicou-se depois aos estudos de matemática, astronomia e geografia.

Em 1562 pediu a transferência para o Convento de São Marcos, em Florença e foi tutor e professor de matemática e ciências dos filhos de ricos comerciantes da república.

No ano seguinte foi convidado pelo Grão-duque da Toscânia Cosme I para vários projectos, publicou vários trabalhos científicos e foi nomeado professor de matemática da Universidade de Pisa em 1569.

Inácio Danti traduz e comenta a obra sobre Óptica de Euclides em 1573, em Florença.

Em 1575 foi escolhido para professor de matemática na Universidade de Bolonha. Nos anos seguintes encontra-se entre os membros da Comissão escolhida por Gregório XIII para estudar a reforma do calendário que viria a ser conhecido como calendário gregoriano, executada em 1582.

Em 1583 foi nomeado bispo de Alatri, onde morreu em 19 de outubro de 1586.

Referências

  1. «Danti, Egnatio [Egnazio, Ignazio]». The Galileo Project (em inglês). Universidade Rice. Consultado em 25 de fevereiro de 2016 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Danti, Egnatio (2003). Pascal Dubourg-Glatigny, ed. Les deux règles de la perspective pratique de Vignole, 1583 (em francês). Paris: CNRS Éditions. ISBN 2-271-06105-9 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ignazio Danti
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.