Ifigênia da Etiópia – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: "Santa Ifigênia" redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Santa Ifigênia (desambiguação).
Santa Ifigênia
Ifigênia da Etiópia
Santa Ifigênia, imagem mineira do século XVIII no Museu Afro Brasil.
Nascimento século I
Morte século I
Veneração por Catolicismo
Ortodoxia
Ortodoxia oriental
Comunhão Anglicana
Festa litúrgica 21 de setembro
Portal dos Santos

Ifigênia ou Ifigénia[nota 1] (em latim: Iphigenia; em grego: Ἰφιγένεια), também conhecida como Ifigênia da Etiópia ou Ifigênia da Abissínia[1], é uma santa católica, e uma das responsáveis pela disseminação do Cristianismo na Etiópia. É festejada no dia 21 de setembro.

Hagiografia[editar | editar código-fonte]

Ifigênia, de acordo com o livro de Jacobo de Vorágine, '"Lenda Dourada", era filha do rei etíope Égipo. Ela foi dedicada a Deus por Mateus, o Evangelista. Quando Hírtaco sucedeu no poder ao pai da santa, o novo soberano prometeu que daria metade de seu reino ao apóstolo caso persuadisse a filha do falecido monarca a se casar com ele. Mateus, então, convidou o rei a acompanhar a missa de domingo. Aproveitando que ele ali se encontrava, explicou-lhe que não poderia permitir que a jovem virgem se casasse com ele, pois ela fora consagrada ao Senhor. Enfurecido, Hírtaco então mandou seus homens matarem Mateus aos pés do altar, o que o transformou num mártir da fé cristã.

Ainda descontente com a morte de Mateus, o rei tentou destruir a casa de Ifigênia, incendiando-a. Entretanto, o apóstolo apareceu e expulsou as chamas do lugar, voltando-as em direção ao palácio real. Completando o castigo divino, o filho de Hírtaco foi possesso pelo demônio e ele próprio contraiu lepra, vindo logo a se matar.

Então, o povo aclamou o irmão da santa como seu rei. Ele reinou por setenta anos e foi sucedido por seu filho, que, por sua vez, mandou construir pela Etiópia muitas igrejas cristãs.

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Ifigênia da Etiópia

Referências

  1. Robert C. Smith Jr. "The Colonial Architecture of Minas Gerais in Brazil." The Art Bulletin, Vol. 21, No. 2 (Jun., 1939), pp. 110–159. p. 115.
Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) santo(a) ou um(a) beato(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Erro de citação: Existem etiquetas <ref> para um grupo chamado "nota", mas não foi encontrada nenhuma etiqueta <references group="nota"/> correspondente