Humphrey Searle – Wikipédia, a enciclopédia livre

Humphrey Searle (26 de agosto de 1915 - 12 de maio de 1982) foi um compositor britânico, pioneiro na música serial no Reino Unido.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Oxford, onde iniciou os seus estudos musicais, antes de estudar com John Ireland no Royal College of Music em Londres. Depois foi para Viena durante seis meses graças a uma bolsa de estudo, sendo aluno de Anton Webern, que o converteu em decisivo a seguir composição.

Searle é um dos pioneiros da música serial no Reino Unido, e utilizou o seu papel como produtor da BBC para a promover. Trabalhou na estreia da obra Poema para 22 de cordas (1950), estreada em Darmstadt, uma ópera de Gogol, The Diary of a Madman (1958), e cinco sinfonias (a primeira das quais foi gravada comercialmente por Adrian Boult).

É também conhecido pelo desenvolvimento do catálogo das obras de Franz Liszt mais conhecido, e o sistema de numeração que desenvolveu é usado frequentemente para identificar as obras de Liszt.

Searle também compôs partituras para televisão e cinema, incluindo música incidental para a série Doctor Who em 1965. Morreu em Londres.