Hu Jia – Wikipédia, a enciclopédia livre

Hu Jia
Hu Jia
Nascimento 25 de julho de 1973
Pequim
Cidadania China
Cônjuge Zeng Jinyan
Alma mater
  • Capital University of Economics and Business
Ocupação civil rights advocate, ambientalista, cientista de computação, figura pública
Prêmios
Movimento estético Democracy movements of China
Religião budismo tibetano

Hu Jia (em chinês simplificado: 胡佳; pinyin: Hú Jiā; Pequim, República Popular da China, 25 de julho de 1973) é um activista chinês defensor dos direitos humanos e dissidente político. Estudou informática em Pequim. Foi detido em 27 de dezembro de 2007, junta mente com a sua mulher Zeng Jinyan. Ambas as detenções - segundo informações da Amnistia Internacional - foram parte da campanha de repressão que o governo chinês levou a cabo contra os defensores dos direitos humanos antes dos Jogos Olímpicos de 2008. No momento da sua detenção, Hu Jia estava gravemente doente com hepatite.

Segundo destaca o Parlamento Europeu, "Hu Jia e a sua esposa, Zeng Jinyan, manifestaram-se contra as violações dos direitos humanos que cometeram na China nos últimos anos e passaram longo tempo sob prisão domiciliária".[1]

Em 3 de abril de 2008 foi sentenciado a três anos e meio de cárcere. A sentença ainda aumentou a tensão internacional após os distúrbios criados pelos protestos pró-independência do Tibete. O tribunal apresentou como provas "a publicação de artigos dentro e fora da China e a aceitação de entrevistas com a imprensa estrangeira".[2] Foi libertado em 26 de junho de 2011.

Em 2006, a revista Time considerou Zeng Jinyan um dos mil "heróis e pioneiros" do mundo. Em 2007, o casal recebeu o prémio especial "China" da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Em 23 de outubro de 2008 o Parlamento Europeu atribuiu-lhe o prestigiado Prémio Sakharov dos direitos humanos.

Referências

  1. «Resolução do Parlamento Europeu de 17 de janeiro de 2008, sobre a detenção do dissidente chinês Hu Jia.» 
  2. Rodés, Andrea (2008). «China provoca a Occidente con la condena a un disidente». Diario Público (189) 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]