Horace Walpole – Wikipédia, a enciclopédia livre

Horace Walpole
Horace Walpole
Nascimento 24 de setembro de 1717
Londres
Morte 2 de março de 1797 (79 anos)
Londres
Residência Strawberry Hill
Sepultamento Norfolk
Cidadania Reino da Grã-Bretanha
Progenitores
Irmão(ã)(s) Robert Walpole, 2.º Conde de Orford, Edward Walpole, Lady Mary Walpole
Alma mater
Ocupação escritor, romancista, autobiógrafo, político, colecionador de arte
Prêmios
Obras destacadas O Castelo de Otranto
Título Earl of Orford
Assinatura

Horace Walpole, 4.º Conde de Orford (Londres, 24 de setembro de 1717 — Londres, 2 de março de 1797) foi um aristocrata e romancista inglês. Inaugurou um novo gênero literário, o romance gótico, com a publicação da obra O Castelo de Otranto (The Castle of Otranto, 1764).

Vida[editar | editar código-fonte]

Walpole, conde de Orford, filho caçula do primeiro ministro britânico Robert Walpole, formou-se no King´s College, de Cambridge, onde estudou matemática, música e anatomia. Em 1741, ingressou no parlamento inglês, onde permaneceu como deputado após o falecimento de seu pai, em 1745.

A orientação sexual do escritor sempre foi objeto de debate. Ele nunca se casou, embora tenha tido uma série de relacionamentos aparentemente nunca consumados com várias mulheres, incluindo Anne Seymour Damer e Mary Berry , que algumas fontes chamam de lésbica.[1] Muitos de seus contemporâneos o descreveram como efeminado, a tal ponto que um de seus oponentes políticos o chamou de "cavalo hermafrodita".[2] No entanto, outros biógrafos (como Lewis, Fothergill e Robert Wyndham Ketton-Cremer) rotularam Walpole simplesmente como assexual.[3]

Leal ao rei rei Jorge II e à rainha Carolina, Walpole toma o partido deles, contra o filho Frederico, Príncipe de Gales, a quem ele se refere com amargura em suas memórias. A residência de Walpole, Strawberry Hill, perto de Twickenham, é um conjunto fantasioso de estilo neogótico, que cria uma nova tendência arquitetônica.

Em 1757, Walpole passa a imprimir suas obras em Strawberry Hill. As publicações são inúmeras, mas são as suas memórias, registradas nas correspondências com seus amigos, que acabaram por tornar-se para os historiadores, uma fonte detalhada de informações sobre o cenário político e social daquele período.

Em uma destas cartas, escrita em 28 de janeiro de 1754, Walpole cria o termo serendipty, fazendo referência à história persa Os Três Príncipes de Serendip e à capacidade dos protagonistas de realizar descobertas acidentalmente.

Publicações[editar | editar código-fonte]

Não ficção[editar | editar código-fonte]

Ficção[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Norton 2003
  2. Langford 2004
  3. Haggert 2006

Fontes[editar | editar código-fonte]

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Horace Walpole