Hinamatsuri – Wikipédia, a enciclopédia livre

Os sete degraus na exposição Hina

O Festival de Dia Das Meninas (雛祭り Hinamatsuri?), ou "Dia das Meninas" é uma festa típica japonesa, que ocorre no dia 3 de março - terceiro dia do terceiro mês. Plataformas com panos (緋毛氈 hi-mōsen?) vermelhos em degraus são dispostas para expor bonecas (雛人形 hina-ningyō?), que representam o Imperador, a Imperatriz, serviçais, músicos com as vestimentas tradicionais do período Heian. O certo e a quantidade de degraus normalmente utilizados são 5 degraus porém você também pode fazer com 7. Mas, se você faz isto, você basicamente terá de orar e benzer o local.[1]

Disposição[editar | editar código-fonte]

Primeira plataforma[editar | editar código-fonte]

Um boneco do Imperador com duas servas

A fileira superior apresenta duas bonecas que representam o Imperador (お内裏さま O-Dairi-sama?) e a Imperatriz (お雛さま O-Hina-sama?). (Dairi significa Palácio Imperial, Hina é menina ou princesa). As bonecas são usualmente dispostas diante de uma tela dourada com dobradiças.

Segunda plataforma[editar | editar código-fonte]

O segundo degrau traz três meninas (三人官女 San-nin kanjo?). Entre elas há um recipiente.

Terceira plataforma[editar | editar código-fonte]

No terceiro degrau estão cinco músicos (五人囃し Go-nin bayashi?). Cada segura um instrumento musical, menos o cantor, que segura um leque.

Outras plataformas[editar | editar código-fonte]

Na quarta, quinta e fileiras mais baixas uma variedade de mobílias em miniatura, ferramentas, carruagens, etc. são exibidas. Dois bonecos de ministros (ががく Zuijin?), são dispostos à direita e à esquerda, no quinto degrau.

Origens e Costumes[editar | editar código-fonte]

O costume de exibirem-se boneca começou durante o período Edo. Antigamente as pessoas acreditavam que as bonecas possuíam o poder de afastar os maus espíritos, e assim protegeria o dono.

O Hinamatsuri traz vestígios de um antigo costume japonês chamado (雛流し Hina-nagashi?, lit. balsa da boneca) no qual bonecas feitas de papel eram colocadas num rio, que dirige-se ao mar, levando junto consigo os males ou os maus espíritos para proteger seus donos

Costumeiramente é bebido durante o festival o amazake, uma versão de baixo teor alcoólico do sake feito de arroz fermentado. Algumas das comidas tradicionais servidas na ocasião são:

Hina-arare[2][editar | editar código-fonte]

Docinhos feitos com arroz glutinoso (mochigome) crocante e açucarado. A camada externa de açúcar tem as cores branca que representa a neve do final do inverno, verde que representa a grama nova e rosa, as flores de pessegueiro. Uma superstição popular diz que se a exposição inteira não for desmontada após o período do festival, a meninas de tal família não conseguem se casar futuramente.

Hishimochi[3][editar | editar código-fonte]

O hishimochi também é um doce colorido com as cores verde, branca e rosa, como o hina-arare, mas é feito com a massa do arroz glutinoso. A massa é disposta em três ou cinco camadas. O doce geralmente é colocado nos altares decorativos da festa.

Sakuramochi[3][editar | editar código-fonte]

O sakuramochi é um doce tradicional japonês (wagashi), feito com arroz glutinoso e anko (pasta de feijão azuki). O bolinho é rosado e envolto com uma folha de cerejeira em conserva. Existem duas versões do doce: uma é feita com os grãos de arroz inteiros (estilo Kansai) e outra é feita com a farinha do arroz grelhada como crepe (estilo Tóquio).

Tirashizushi[4][editar | editar código-fonte]

O tirashizushi é um tipo de sushi bem colorido, servido em uma tigela. Sobre a porção de arroz temperado, são colocados peixe cru, cogumelos, omelete em tiras, alga nori e o que mais o chef permitir.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Carece de Fontes
  2. «Pratos típicos do Dia das Meninas». Hashitag.com.br. 3 de março de 2015. Consultado em 3 de março de 2015 
  3. a b «Pratos típicos do Dia das Meninas». hashitag.com.br 
  4. «Pratos típicos do Dia das Meninas». Hashitag 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Hinamatsuri