Hermafrodito – Wikipédia, a enciclopédia livre

Hermafrodito

Mosaico de Hermafrodito
Época Romana, Séculos II-III d.C.
Pais Afrodite e Hermes

Hermafrodito (em grego: Ἑρμαφρόδιτος), na mitologia grega, era filho de Afrodite e de Hermes, equivalente a Afrodito. Este representa a fusão do sexo masculino e feminino. Teria sido um menino extremamente bonito, que se transformou posteriormente num ser intersexo por haver se unido à ninfa Salmacis.[nota 1] Foi a partir deste mito que se batizou os conceitos de hermafrodita e hermafroditismo.

Mito[editar | editar código-fonte]

O nome Hermafrodito deriva da união dos nomes paternos Hermes e Afrodite, respectivamente Mercúrio e Vênus na mitologia romana.[nota 2]

Seu mito mais famoso é encontrado nas Metamorfoses de Ovídio. Foi levado pelas ninfas até o Monte Ida, uma montanha sagrada da Frígia (no atual território da Turquia). Quando atingiu quinze anos, sentindo-se enfadado do lugar, viajou para as cidades da Lícia e de Cária. Estava nos bosques da Cária, perto de Halicarnasso (atual Bodrum, na Turquia, quando encontrou Salmacis, uma náiade, em sua humilde casa amarela que fica situada numa lagoa.

Salmacis e Hermafrodito
Bartholomeus Spranger, c. 1598

Tomada de luxúria ante a beleza do jovem, ela tentou seduzi-lo, mas foi rejeitada. Quando pensou que ela havia ido embora, Hermafrodito despiu-se e entrou nas águas vazias do lago. Salmacis então saiu de trás duma árvore e mergulhou, enlaçando o moço e beijando-o violentamente, tocando em seu peito.

Enquanto ele lutava por desvencilhar-se, ela invocou aos deuses para nunca mais separá-los. Seu desejo foi concedido, e seus corpos se misturaram, formando um ser intersexo. Hermafrodito, aflito e envergonhado, fez então seu próprio voto, amaldiçoando o lago de forma que todo aquele que ali se banhasse seria igualmente transmutado, como ele próprio.

"Esta versão do mito não é certamente a antiga", observou o estudioso Karl Kerenyi, comparando o mito do belo efebo com o de Narciso e de Jacinto, que foram cultos heróicos arcáicos, e de Hymenaios.[1]



Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. O vidente Tirésias passou a vida sob a mutação de gêneros (homem e mulher), mas não as duas formas ao mesmo tempo; Hermafrodito é o único caso em que os dois géneros estão no mesmo mito grego.
  2. Estas três divindades figuram em diversas figurações eróticas ou relacionadas à fertilidade. Às vezes Hermafrodito é referido apenas como "Afrodito". O deus fálico Príapo era também filho de Hermes, nalgumas versões, e o deus do amor, Eros, era filho de Hermes e Afrodite.

Referências

  1. Kerenyi, p. 172.
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Hermafrodito
Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia grega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.