Hereditariedade – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: "Hereditário" redireciona para este artigo. Para o filme com Toni Collette e Gabriel Byrne, veja Hereditário (filme). Para a canção dos Titãs, veja Titanomaquia (álbum).
Ataides Vunge Ndondo
Gráfico sobre hereditariedade de hemofilia.

Em genética, hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução.

A informação genética é transmitida através dos genes, porções de informação contida no DNA dos indivíduos sob a forma de sequências de nucleótidos separadamente verificados.

Existem dois tipos de hereditariedade: específica e individual.

A hereditariedade específica é responsável pela transmissão de agentes genéticos que determinam a herança de características comuns a uma determinada espécie.

A hereditariedade individual designa o conjunto de agentes genéticos que atuam sobre os traços e características próprias do indivíduo que o torna um ser diferente de todos os outros, assim fazendo com que os filhos tenham características de seus pais.

Mecanismos de transmissão hereditária[editar | editar código-fonte]

Muitos aspectos da forma do corpo, do funcionamento dos órgãos e dos comportamentos e pensamentos dos animais e dos seres humanos são transmitidos por hereditariedade. Muitas das nossas características, em termos da nossa constituição física, do nosso comportamento e pensamento, são herdadas, já nascem conosco.

Cromossomos, DNA e genes são os agentes responsáveis pela transmissão das características genéticas de um ser a outro.

Os descendentes de indivíduos de uma espécie pertencem sempre a essa mesma espécie. Contudo, entre indivíduos de uma espécie é possível observar uma vasta gama de variações o que confere à vida uma enorme diversidade. Também na espécie humana existem diversas características que nos diferenciam uns dos outros.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Genética é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Livros da Wikipédia