Henrique de Curitiba – Wikipédia, a enciclopédia livre

Henrique de Curitiba
Informação geral
Nome completo Zbigniew Henrique Morozowicz
Nascimento 29 de agosto de 1934
Curitiba, Paraná
 Brasil
Nacionalidade brasileira,
Ocupação(ões) compositor

Zbigniew Henrique Morozowicz, conhecido como Henrique de Curitiba (Curitiba, 29 de agosto de 1934 - Curitiba, 18 de fevereiro de 2008) foi um compositor brasileiro.

Ele escolheu o pseudônimo de "Henrique de Curitiba" para se tornar conhecido no Brasil e no exterior sob nome mais comum e melhor pronunciável.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Morozowicz nasceu como filho de imigrantes poloneses que foram para Curitiba. Seu pai, Tadeusz Morozowicz, era um coreógrafo e bailarino, conhecido no Scala de Milão, Itália. Veio para o Brasil em 1926,como integrante do elenco da companhia, na qual vieram solistas como Claudia Mussi e Tita Rufo, e o maestro Arthuro Toscanini, tendo se apresentado por various países da America do Sul. No final da tournée, a convite da comunidade polonesa local, veio conhecer o teatro amador e posteriormente para orientar grupos teatrais e fundar a primeira escola de balé da cidade, vinculada à Sociedade Thalia. Sua mãe, Wanda Lachowski era pianista, aluna de René Devrainne Franck e aproximou Henrique um pouco da música. Também era irmão da bailarina e coreógrafa Milena Morozowicz. e do flautista e maestro Norton Morozowicz.

Em 1942 começou a estudar música com a mãe, sua primeira professora de piano. Em 1944 tornou-se aluno de René Devrainne Franck. Em 1946 começou a trabalhar como pianista no Ballet da Sociedade Thalia, a convite de seu pai. Em 1948, com a fundação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), tornou-se aluno do curso fundamental de piano, com a mesma professora. Neste ano, assinou sua primeira composição.

Em 1951 ingressou no Curso Superior de Música da EMBAP. Passou também a estudar harmonia e composição com o maestro húngaro George Kaszas, que regia em Curitiba a orquestra da Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê (SCABI). Desde 1950 estudava órgão com Rodrigo Hermann, e passou a atuar como organista da Catedral Metropolitana de Curitiba. Para o coral feminino da Catedral escreveu peças sacras.

Concluiu o curso superior em 1953, e em 1954 mudou-se para São Paulo para continuar os estudos. Na Escola Livre de Música estudou piano com Henry Jolles e composição com Hans-Joachim Koellreutter na Escola Livre de Música. Ele foi para a Polônia, em 1960, para estudos posteriores.

Em 1955 trabalhou como consultor musical para a firma Whinner, fabricantes pioneiros de orgãos eletrônicos no Brasil.

Nos anos 60 iniciou um trabalho de flauta e piano com seu irmão Norton Morozowicz, formando o Duo Morozowicz, com quem excursionou por todo o Brasil, tendo gravado dois Lps.

Em 1981 Morozowicz recebeu Mestrado na Universidade de Cornell e na Faculdade de Ithaca, em Nova York, sob a orientação de Karel Husa, e tornou-se um reconhecido compositor como "Henrique de Curitiba". Lecionou na UFPR nos anos 80 e na década de 90, e na UFG até 2006. Faleceu em Curitiba em 22 de fevereiro de 2008.

Várias de suas composições nomeiam ruas da cidade de São Paulo, como Borboletas Psicodélicas, Três Episódios e Suíte de Natal.

Foi casado com Ulrike Graf, violista e pianista, neta do pastor luterano e músico Karl Frank, e filha da maestrina e pianista Ester Frank Graf. Ulrike foi aluna da mãe e de Ingrid Seraphim, e com Henrique formou o aplaudido Duo Schubertiano de piano a quatro mãos. Tiveram os filhos Karina, oboísta, e Alexis.[1][2]

Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

Compôs mais de 150 obras,[3] entre elas muitas peças para coral e para voz, gêneros nos quais se destacou.[4] A Capela Santa Maria e o Instituto Cultura e Arte de Curitiba instituíram uma Semana de Canto Coral que leva seu nome.[5] Segundo Gyovana de Castro Carneiro, Henrique compôs "música instrumental, vocal coral e de câmara, muitas editadas, gravadas e apresentadas no Brasil e no exterior, inclusive nas Bienais Brasileiras de Música Contemporânea", sendo um "grande compositor brasileiro, [...] cuja origem européia não o impediu de compor música autenticamente brasileira. [...] A forma parece ser o mais importante na obra desse músico que, com seu extraordinário poder de síntese, apresenta uma produção que funde o compositor brasileiro com suas raízes eslavas; é significativa sua contribuição para o repertório pianístico de uma maneira muito pessoal, já que o piano era o seu instrumento".[3] Para Edino Krieger, "sem apelar para modismo nem vanguardismo, Henrique produz uma obra que assenta sobre os pilotis dos valores musicais permanentes: a solidez da forma, a musicalidade, a qualidade artesanal e a comunicabilidade, dentro de uma linguagem contemporânea e uma linguagem fortemente pessoal".[6] Para Deloise Chagas Lima, "Henrique de Curitiba Morozowicz consolidou-se como compositor de destaque não só no estado do Paraná, onde nasceu, mas também no Brasil. [...] Sua linguagem musical é bastante acessível, impregnada de ritmos brasileiros e da música folclórica de forma notavelmente elegante. [...] Músico que se dedica há mais de cinquenta anos à composição, Morozowicz tem, assim como sua família, enriquecido a vida cultural da cidade de Curitiba, do estado do Paraná e de todo o país".[7]

Referências

  1. Antunes, Glacy. "A música brasileira perde Henrique de Curitiba". Ascom/UFG, 20/02/2008
  2. Prosser, Elisabeth Seraphim. "A prática da Hausmusik em Curitiba: uma perspectiva histórica, identitária e educativa". In: Volpe, Maria Alice (org.). Anais do III Simpósio internacional de musicologia da UFRJ Patrimônio musical na atualidade: tradição, memória, discurso e poder. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013
  3. a b Carneiro, Gyovana de Castro. "In vino veritas: a viagem musical de Henrique de Curitiba". In: Revista Científica da FAP, 2008; 3: 231-244
  4. "Morre o compositor Henrique de Curitiba". Folha de São Paulo, 22/02/2008
  5. "Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba começa nesta terça-feira (7)". Band News, 06/07/2020
  6. Apud Carneiro, op. cit.
  7. Lima, Deloise Chagas. Henrique De Curitiba Morozowicz: A Biography and Discussion of Selected Vocal and Instrumental Works with Piano. Resumo. Florida State University, 2004

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

JUSTUS, Liana Maria; BONK, Miriam Cornélia. "Biografia" in Henrique de Curitiba: catálogo temático 1950-2001. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 2002. p. 25-32.