Henrique de Bourbon-Parma – Wikipédia, a enciclopédia livre

Henrique
Príncipe de Parma
Conde de Bardi
Henrique de Bourbon-Parma
Duque Herdeiro de Parma
Período 27 de março de 1854
a 15 de setembro de 1859
Antecessor Roberto
Sucessor Extinto
Nascimento 12 de fevereiro de 1851
  Parma, Ducado de Parma
Morte 14 de abril de 1905 (54 anos)
  Menton, França
Sepultado em Villa Borbone, Viareggio
Nome completo Henrique Carlos Luís Jorge
Esposas Maria Luísa das Duas Sicílias (1873–1874)
Aldegundes de Bragança (1876–1905)
Casa Bourbon-Parma
Pai Carlos III de Parma
Mãe Luísa da França
Religião Catolicismo

Henrique Carlos Luís Jorge (em italiano Enrico Carlo Luigi Giorgio di Borbone-Parma; Parma, 12 de fevereiro de 1851Menton, 14 de abril de 1905), foi Príncipe de Parma e Conde de Bardi. De 1854 à 1859, Henrique foi o Duque Herdeiro de Parma, como o irmão mais novo do duque Roberto I, até então menor de idade.

Tomou parte na Terceira Guerra Carlista - tendo lutado na Batalha de Lacar - e os ferimentos sofridos resultaram numa invalidez permanente.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Família[editar | editar código-fonte]

Henrique era o filho mais novo de Carlos III de Parma e de Luísa de França. Seus avós paternos foram Carlos II de Parma e Maria Teresa de Saboia; enquanto seus avós maternos foram Vítor Emanuel I da Sardenha e Maria Teresa de Áustria-Este. Também foi bisneto de Carlos X de França e sobrinho de Henri d'Artois, conde de Chambord que, discutivelmente, foi rei de França por sete dias (2 a 9 de setembro de 1830), como Henrique V.

Casamentos[editar | editar código-fonte]

Casou-se em Cannes, em 25 de novembro de 1873, com a princesa Maria Luísa de Bourbon-Duas Sicílias, filha do rei Fernando II das Duas Sicílias e de Maria Teresa de Áustria-Teschen. A união, contudo, durou pouco tempo, pois a jovem princesa de dezenove anos faleceu três meses depois, em 23 de fevereiro de 1874.

Henrique voltou a contrair núpcias em 15 de outubro de 1876, em Salzburgo, com Aldegundes de Bragança, Infanta de Portugal e Duquesa de Guimarães, filha do ex-rei Miguel I e de Adelaide de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg. O casamento não gerou nenhum descendente, pois as nove gestações de Aldegundes terminaram em abortos espontâneos.

Morte[editar | editar código-fonte]

O príncipe morreu em Menton, França, em 14 de abril de 1905, aos 54 anos de idade. Seu corpo foi sepultado na Villa Borbone, em Viareggio.

Nota[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.