Henrique, Duque da Cornualha (1511) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Henrique Tudor
Duque da Cornualha
Nascimento 1 de janeiro de 1511
  Palácio de Richmond, Surrey, Inglaterra
Morte 22 de fevereiro de 1511 (1 mês)
  Palácio de Richmond, Surrey, Inglaterra
Sepultado em 27 de fevereiro de 1511, Abadia de Westminster, Londres, Inglaterra
Casa Tudor
Pai Henrique VIII de Inglaterra
Mãe Catarina de Aragão

Henrique, Duque da Cornualha (em inglês: Henry, Duke of Cornwall; Palácio de Richmond, 1 de janeiro de 1511 – Palácio de Richmond, 22 de fevereiro de 1511), foi o primeiro filho do rei Henrique VIII de Inglaterra e sua primeira esposa, Catarina de Aragão, e embora seu nascimento fosse comemorado como o do herdeiro aparente, ele morreu em semanas. Sua morte e o fracasso de Henrique VIII em produzir outro herdeiro masculino sobrevivente com Catarina levaram a crises de sucessão e casamento que afetaram o relacionamento entre a igreja inglesa e o catolicismo romano, dando origem à reforma inglesa.

Nascimento e batismo[editar | editar código-fonte]

Henrique nasceu em 1 de janeiro de 1511 no Palácio de Richmond, o primeiro filho vivo do rei Henrique VIII e Catarina de Aragão, nascido dezoito meses após o casamento e a coroação. Catarina já havia dado à luz uma filha natimorta, em 31 de janeiro de 1510.[1] Ele foi batizado em 5 de janeiro em uma cerimônia luxuosa, onde os faróis foram acesos em sua homenagem. Os presentes de batismo incluíam um suporte de sal de ouro fino e um copo com um peso total de 99 onças, dado por Luís XII de França, seu padrinho.[2] Seus outros padrinhos foram William Warham, arcebispo da Cantuária e Margarida de Áustria, Duquesa de Saboia. No batismo, a tia-avó do bebê, Lady Ana Howard, era procuradora de Margarida, e Ricardo Foxe, bispo de Winchester, procurador do rei francês.

Festas e morte[editar | editar código-fonte]

Henrique VIII e sua rainha planejavam celebrações extravagantes que rivalizavam com a coroação conjunta pelo nascimento de seu filho, que automaticamente se tornou duque da Cornualha e herdeiro aparente ao trono inglês, e era esperado que se tornasse príncipe de Gales, rei da Inglaterra e terceiro rei da casa de Tudor. O torneio em Westminster foi o mais luxuoso do reinado de Henrique e é gravado através de um rolo de pergaminho iluminado, conhecido como "o Menino do Ano Novo", o príncipe era considerado com carinho pela corte de Henrique. No entanto, em 22 de fevereiro de 1511, o jovem príncipe morreu repentinamente. A causa de sua morte não foi registrada.

Ele recebeu um funeral estadual na Abadia de Westminster. Passaram mais dois anos até a rainha engravidar novamente. Não há retrato conhecido do príncipe Henrique.

Relatos contemporâneos afirmam que ambos os pais ficaram perturbados com a perda do filho. A profundamente religiosa Catarina passou muitas horas ajoelhada no chão frio de pedra, rezando, para a preocupação dos cortesãos. Henrique se distraiu de sua dor ao fazer guerra contra Luís XII de França com seu sogro, Fernando II de Aragão.

Impacto da morte de Henrique, Duque da Cornualha na história[editar | editar código-fonte]

Os historiadores especularam que curso a história do inglês poderia ter seguido se Henrique, duque da Cornualha ou qualquer outro filho legítimo de Catarina tivesse sobrevivido. Com o fracasso do casal em fornecer um filho vivo, o desejo de Henrique VIII por um herdeiro masculino foi a razão citada que o levou a anular o casamento. Um filho vivo de Catarina poderia ter impedido ou mesmo impedido o casamento com Ana Bolena e colocado a Inglaterra em um relacionamento diferente com o catolicismo romano durante a Reforma Protestante, afetando, e talvez até impedindo, a Reforma Inglesa que surgiu da crise de sucessão anterior ao nascimento do futuro Eduardo VI, filho de Henrique VIII e Joana Seymour nascido em 1537. Este tema também foi explorado em alguma ficção histórica alternativa.

Referências

  1. Loades, David, The six wives of Henry VIII, Amberly, 2009. Pages 25–26. ISBN 978-1-84868-335-8. Retrieved 30 November 2011
  2. Starkey, David "Six wives: The Queens of Henry VIII," Harper Collins Perennial, 2004, Page 121-122. ISBN 0-06-000550-5. Retrieved 30 November 2011