Heinrich Wölfflin – Wikipédia, a enciclopédia livre

Heinrich Wölfflin
Heinrich Wölfflin
Nascimento 21 de junho de 1864
Winterthur
Morte 19 de julho de 1945 (81 anos)
Zurique
Sepultamento Wolfgottesacker
Cidadania Suíça
Progenitores
  • Eduard Wölfflin
Alma mater
Ocupação historiador de arte, historiador, professor universitário
Prêmios
  • Ordem do Mérito para as Artes e Ciência
  • doutor honoris causa da Universidade Humboldt de Berlim
  • doutor honoris causa da Universidade de Zurique
Empregador(a) Universidade de Munique, Universidade de Zurique, Universidade de Basileia, Universidade Humboldt de Berlim

Heirich Wölfflin (Winterthur, Suíça, 21 de junho de 1864 - Zurique, 19 de julho de 1945) foi um escritor, filósofo, crítico e historiador da arte suíço. Wölfflin foi um dos mais influentes historiadores da arte do século XX. Autor de livros consagrados, tais como: A Arte Clássica, Conceitos Fundamentais da História da Arte e Renascença e Barroco. Sua formação se deu em Basileia, Munique e Berlim. Em Basileia foi aluno e discípulo de Jakob Burckhardt. Lecionou na Universidade de Berlim, Universidade de Munique e Universidade de Zurique, além da Universidade de Basileia.

Adotou o que foi chamado de “método formalista”, que parte da teoria da “pura-visualidade” (Argan e Fagiolo,1994). Aplicando pares opositivos, aos quais reduziu a alguns fundamentais: linear e pictórico; unidade e pluralidade; plano e profundidade; forma fechada e forma aberta; e clareza e obscuridade.[1][2][3]

Princípios da História da Arte[editar | editar código-fonte]

Em Principles of Art History, Wölfflin formulou cinco pares de preceitos opostos ou contrários na forma e no estilo da arte dos séculos XVI e XVII, que demonstraram uma mudança na natureza da visão artística entre os dois períodos. Estes foram:

  1. Do linear (desenho, plástico, relacionado ao contorno na ideação projetada de objetos) ao pictórico (malerisch: tátil, observando manchas ou sistemas de luz relativa e de cor não local dentro da sombra, tornando a sombra e a luz integrais e permitindo que elas se substituam ou substituir o domínio dos contornos como limites fixos.)
  2. Do plano à recessão: (da 'Vontade ao plano', que ordena o quadro em estratos paralelos ao plano do quadro, aos planos tornados inaparentes ao enfatizar as relações para frente e para trás e engajar o espectador nas recessões.)
  3. Da forma fechada (tectônica) para a forma aberta (atectônica) (A forma fechada ou tectônica é a composição que é uma entidade independente que em todos os lugares aponta para si mesma, a forma típica do estilo cerimonial como a revelação da lei, geralmente dentro de oposições predominantemente verticais e horizontais; a forma aberta ou atectônica comprime energias e ângulos ou linhas de movimento que vão além da composição e substituem a estrutura horizontal e vertical, embora naturalmente unidos por regras ocultas que permitem que a composição seja auto -contido.)
  4. Da multiplicidade à unidade: ('A arte clássica atinge sua unidade tornando as partes independentes como membros livres, e o barroco abole a independência uniforme das partes em favor de um motivo total mais unificado. No primeiro caso, a coordenação do acentos; no último, subordinação. 'Cada um dos múltiplos detalhes do primeiro é contemplado exclusivamente: a multiplicidade do último serve para diminuir o domínio da linha e para aumentar a unificação do todo multifacetado.)
  5. Da clareza absoluta à clareza relativa do assunto: (isto é, da revelação exaustiva da forma do assunto, a uma representação pictórica que deliberadamente evita a clareza objetiva a fim de fornecer uma representação perfeita da informação ou aparência pictórica obtida por outros meios pictóricos.

Wölfflin estava seguindo os passos de Vasari, entre outros, ao conceber um método para distinguir o desenvolvimento do estilo ao longo do tempo. Ele aplicou esse método à arte do Trecento, Quattrocento e Cinquecento na Arte Clássica (1899), depois o desenvolveu ainda mais em Os Princípios da História da Arte (1915). Os Princípios de História da Arte de Wolfflin tornaram-se recentemente mais influentes entre os historiadores e filósofos da arte. O Journal of Aesthetics and Art Criticism, publicou um número especial comemorando o 100º aniversário da publicação dos Princípios em 2015, editado por Bence Nanay.[4]

Obras traduzidas[editar | editar código-fonte]

  • A Arte Clássica.
  • Conceitos Fundamentais da História da Arte.
  • Renascença e Barroco.

Referências

  1. BARROS, José D'Assunção. Heinrich Wölfflin e sua contribuição para a teoria da visibilidade pura. Revista Existência e Arte. Ano VII, volume 6, São João Del-Rei: UFSJ, 2011, pp. 65-81.
  2. BARROS, José D'Assunção. Por uma historiografia comparada da arte: uma análise das concepções de Riegl, Wölfflin e Didi-Huberman. Revista de História Comparada. volume 4, Rio de Janeiro: UFRJ, 2008, pp. 1-42.
  3. ARGAN, G. Carlo e FAGIOLO, Maurizio. Guia de História da Arte. Lisboa: Estampa, 1994.
  4. Sociedade Americana de Estética

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Heinrich Wölfflin
Ícone de esboço Este artigo sobre arte ou história da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.