Haakon I da Noruega – Wikipédia, a enciclopédia livre

Haakon I
Rei da Noruega
Reinado 934 - 961
Antecessor(a) Érico I
Sucessor(a) Haroldo II
Nascimento c. 920
  Hordaland, Noruega
Morte 961
Sepultado em Seim, Hordaland, Noruega
Casa Cabelo Belo
Pai Haroldo I
Mãe Tora Mosterstong
Filha(s) Tora

Haquino I[1] ou Haakon, também conhecido como Haakon, o Bom [2] (em nórdico antigo: Hákon Aðalsteinsfóstri, em norueguês: Håkon Adalsteinsfostre), nascido em cerca de 920 e falecido em 961, foi o terceiro rei da Noruega e o filho mais jovem de Haroldo Cabelo Belo e de Tora Mosterstong.

Haakon era protegido pelo rei Etelstano de Inglaterra, como parte de um acordo de paz feito pelo seu pai. O rei inglês o converteu ao cristianismo e, assim que a notícia da morte de seu pai chegou, forneceu a Haakon homens e navios para uma expedição contra o seu irmão Érico Machado Sangrento, que havia sido proclamado rei.

Na sua chegada à Noruega, Haakon ganhou o apoio dos proprietários de terras e prometeu dar-lhes direitos sobre as taxas, impostas pelo seu pai. Érico I fugiu e, em seguida, concentrou suas forças nas Ilhas Britânicas, onde viria a encontrar um fim violento.

Os filhos de seu irmão se aliaram com os dinamarqueses, mas Haakon viria a derrotá-los, tendo sido bem sucedido em tudo o que fez, com a exceção da sua tentativa de introduzir o Cristianismo, que criou uma oposição muito forte, que ele não tinha como enfrentar. Foi ferido mortalmente na Batalha de Fitjar em 961, após a vitória final sobre os filhos de Érico.

Haroldo II, o terceiro filho de Érico I, o sucedeu no trono norueguês.

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Martín 1999, p. 83.
  2. Muceniecks, André (2010). «Notas sobre o termo viking: usos, abusos, etnia e profissão». Alétheia - Revista de estudos sobre Antigüidade e Medievo (2/2). p. 5. 10 páginas. ISSN 1983-2087. Consultado em 19 de fevereiro de 2019 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Martín, Antonio Pérez (1999). El derecho procesal del "ius commune" en España. [S.l.]: EDITUM. ISBN 8483710870 

Precedido por
Érico I da Noruega
Rei da Noruega
934 - 961
Sucedido por
Haroldo II da Noruega
Ícone de esboço Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.