Hans Bunte – Wikipédia, a enciclopédia livre

Hans Bunte
Hans Bunte
Nascimento 25 de dezembro de 1848
Wunsiedel
Morte 17 de agosto de 1925 (76 anos)
Karlsruhe
Sepultamento Hauptfriedhof Karlsruhe
Cidadania Alemanha
Ocupação químico, professor universitário
Prêmios
  • honorary doctor of the Vienna Technical University
Empregador(a) Instituto de Tecnologia de Karlsruhe

Hans Hugo Christian Bunte (Wunsiedel, 25 de dezembro de 1848Karlsruhe, 17 de agosto de 1925) foi um químico alemão.

Estudou química, física e matemática na Polytechnische Schule em Stuttgart, continuando os estudos na Universidade de Heidelberg e na Universidade de Erlangen, onde obteve um doutorado em 1869. Foi assistente privado de Emil Erlenmeyer em Munique.

Obteve a habilitação em 1872 na Universidade Técnica de Munique. Como especialista em gases na área de tecnologia de combustíveis e combustão, apresentou suas primeiras aulas sobre alcatrão, determinação do poder calorífico da combustão, análise de gás de exaustão e gás de iluminação. De 1874 a 1876 trabalhou com Nikolaus Heinrich Schilling na Münchner Gasbeleuchtungsgesellschaft e desenvolveu com ele o Münchner Generatorofen para produção de gás a partir do carvão.

Por iniciativa de Carl Engler tornou-se em 1887 professor ordinário de química tecnológica da Universidade de Karlsruhe. Em 1907 a Deutscher Verein des Gas- und Wasserfaches (DVGW) erigiu por instigação de Bunte a Lehr- und Versuchsgasanstalt, abreviadamente Gasinstitut, da qual foi o diretor (atual Engler-Bunte-Institut).[1] Na década de 1910 Ernst Terres foi seu assistente.[2] Em 1919 tornou-se professor emérito.

Em 1887 inventou a bureta de Bunte, um aparelho para análise de gases. Encontrou o grupo dos sais de Bunte (em alemão: Bunte-Salze).

Seu filho Carl Gustav Bunte (1878–1944) foi mais tarde também químico e professor da Universidade de Karlsruhe.

Está sepultado no Hauptfriedhof Karlsruhe.

Referências

  1. Stiftung Werner-von-Siemens-Ring: Carl ENGLER & Hans BUNTE
  2. dgmk.de: Carl-Engler-Medaille 1953: Prof. Dr.-Ing. Dr. tech. h.c. Ernst Terres Arquivado em 4 de março de 2016, no Wayback Machine. (pdf; 55 kB)

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) químico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.