Hamnet Shakespeare – Wikipédia, a enciclopédia livre

Hamnet Shakespeare
Hamnet Shakespeare
Гравюра XIX века, изображающая семейство Шекспира. Хемнет стоит слева, позади отца
Nascimento 1585
Stratford-upon-Avon
Morte agosto de 1596 (10–11 anos)
Stratford-upon-Avon
Batizado 2 de fevereiro de 1585 (no calendário juliano)
Sepultamento Warwickshire
Cidadania Reino da Inglaterra
Progenitores
Irmão(ã)(s) Susanna Hall, Judith Quiney
Ocupação escritor
Causa da morte peste

Hamnet Shakespeare (Stratford-upon-Avon, 2 de fevereiro de 1585 — Stratford-upon-Avon, 11 de agosto de 1596, data do sepultamento) era o único filho homem de William Shakespeare e Anne Hathaway, irmão gêmeo de Judith Quiney.[1][2][3][4]

Morreu aos 11 anos, as causas de sua morte são desconhecidas. Alguns estudiosos dizem que a morte de Hamnet levou seu pai a escrever Hamlet. No entanto, a maioria dos estudiosos desconsideram esse tipo de especulação, pois, apesar de à época os nomes Hamlet e Hamnet serem usados de forma intercambiável, é mais provável que Hamlet seja uma variante de Amleto ou Amleth, personagem de uma lenda escandinava similar à obra de Shakespeare. No entanto, há a ideia de que a dor pela perda do filho permeia a essência de Hamlet e que possa ter influenciado outras obras do “Bardo de Avon”.

Referências

  1. Chambers, Edmund Kerchever (1930). William Shakespeare: A Study of Facts and Problems. Oxford: Clarendon Press. pp. I. p.18. Uma filha chamada Susanna foi batizada em 26 de maio de 1583, seguida pelos gêmeos Hamnet e Judith, em 2 de fevereiro de 1585. Considerações sobre a identidade dos padrinhos é ociosa onde nomes comuns, como o próprio nome de Shakespeare, estão envolvidos. Mas os dos gêmeos, que são incomuns, indicam Hamnet ou Hamlet Sadler, um padeiro de Stratford, e sua esposa Judith. 
  2. Schoenbaum, Samuel (1977). William Shakespeare: A Compact Documentary Life. Oxford: Clarendon Press. 94 páginas. […] os gêmeos foram batizados […] em 2 de fevereiro de 1585. Richard Barton de Coventry […] oficiou[.] 
  3. Chambers, I. p.21. "[…] Hamnet foi sepultado em Stratford em 11 de agosto de 1596."
  4. Schoenbaum, p.224. "[…] o registro da paróquia foi assentado o enterro de […] Hamnet, aos onze anos e meio. Sua morte condenou a linhagem masculina dos Shakespeares à extinção."
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.